MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Novo Código Florestal ainda possui problemas graves, apontam cientistas

 

Um dos itens que mais preocupam é o relacionado às áreas de preservação permanente (APP), que foram reduzidas em 50% no texto atual. l Foto: Mayra Rosa/CicloVivo
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) entregaram nesta segunda-feira (27) ao relator da proposta do novo Código Florestal, o deputado Paulo Piau (PMDB-MG), um documento que apresenta os pontos que ainda precisam e podem ser alterados pelos parlamentares antes de o projeto ser votado pela Câmara e ir a sansão ou veto presidencial.
No documento, as entidades científicas reconhecem os avanços da proposta apresentada pelo Senado, mas ressaltam que ainda permanecem problemas graves, que trarão prejuízos desastrosos ao meio ambiente e comprometerão a própria sustentabilidade da agricultura.
Para cada item as entidades mostram como o problema é regulado pelo Código Florestal em vigor, qual a proposta encaminhada pelo Senado e as suas consequências. “Ou seja, fornecemos os parâmetros necessários para os deputados fazerem as alterações que ainda são possíveis”, ressaltou o prof. Ricardo Rodrigues, da Esalq/USP, um dos integrantes do grupo de trabalho da SBPC e ABC que foi instituído com o objetivo de fornecer dados técnico-científicos para subsidiar as discussões dos parlamentares sobre este assunto.
Segundo Rodrigues, um dos itens que mais preocupam a comunidade científica é o relacionado às áreas de preservação permanente (APP). A área das APPs foi reduzida em 50% no texto atual. As APPs de margens de cursos d’água devem continuar a ser demarcadas, como foram até hoje, a partir do nível mais alto da cheia do rio. A substituição do leito maior do rio pelo leito regular para a definição das APPs torna vulneráveis amplas áreas úmidas em todo o país, particularmente, na Amazônia e no Pantanal.
De acordo com o documento, “essas áreas são importantes provedoras de serviços ecossistêmicos, principalmente, a proteção de nossos recursos hídricos e por isso, objeto de tratados internacionais de que o Brasil é signatário, como a Convenção de Ramsar – Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional.”
O texto do documento, bem como a tabela com apontamento dos principais problemas encontrados pelos cientistas, pode ser acessado pelo site da SBPC.

5 novas utilidades para as laranjas

A laranja pode ser apenas uma fruta, mas é possível que ela se torne útil para diversos usos ao invés de ser simplesmente um alimento. | Image: The Daily Green
A laranja pode ser apenas uma fruta, mas é possível que ela se torne útil para diversos usos ao invés de ser simplesmente um alimento. O CicloVivo separou cinco dicas de aproveitamento da laranja.
1. Use para acender churrasqueiras ou lareiras
Cascas de laranja e limão secos são ótimas escolhas para substituir o jornal. Eles cheiram melhor e produzem menos creosoto (composto químico), além do que, os óleos inflamáveis encontrados no interior das cascas capacitam-nas a queimar por muito mais tempo do que papel.
2. Faça um Sachê
Os sachês têm sido usados ​​há séculos para preencher espaços pequenos com uma fragrância agradável, bem como para combater traças. Eles também são incrivelmente fáceis de fazer. Pegue um punhado de cravo e finque-os em uma laranja, cubrindo toda a superfície. Feito isso, suspenda o sachê usando um pedaço de barbante ou linha de pesca dentro de um guarda-roupa ou armário. Isso manterá o espaço cheiroso e fresco durante anos.
3. Mantenha os gatos do vizinho longe do seu gramado
Se os gatos do vizinho andam confundindo seu gramado com sua caixa de areia, gentilmente aponte-os outro lugar, fazendo uma mistura de cascas de laranja e grãos de café e distribuindo-os em torno das “antigas” fezes dos gatos. Se eles não entenderem a dica, derrame um segundo lote e tente umedecê-los com um pouco de água.
4. Remover Formigas
Livre seu jardim das formigas, em seu pátio e ao longo dos alicerces de sua casa. Em um liquidificador, faça um purê de cascas de laranja em uma xícara de água morna. Despeje lentamente a solução sobre os formigueiros. Repita o processo se elas retornarem.
5. Comedouro para pássaros biodegradável
Este comedouro é o melhor para as aves. Depois de terem comido todas as sementes, você pode recarregá-lo quantas vezes quiser. Eventualmente, a casca de laranja irá degradar e cair na terra. O fio ainda poderá ser usado por algum pássaro, quando fizer seu ninho.
Para fazer o comedouro serão necessários: uma laranja de casca grossa; faca afiada; semente de pássaros; colher; fio e agulha (para picar através da pele de laranja).
Corte a laranja ao meio e retire toda a polpa com o auxílio da colher até deixá-la com uma concha vazia. Passe a agulha com um fio de 60 cm de comprimento através da casca e do lado oposto como mostrado na galeria. Faça o mesmo do outro lado (formará uma cruz ao centro).
Puxe as extremidades dos fios e dê um nó na ponta. Isso permite que ele seja pendurado em um galho, sem oscilar. Depois, basta encher o reservatório com as sementes. Com informações do Readers Digest e Rhythm of the Home.
Redação CicloVivo

10 maneiras de reutilizar garrafas PET

As garrafas PET estão presentes no nosso dia a dia e são responsáveis por grande volume nos lixões e aterros sanitários, bem como a contaminação do solo. Encaminhar estes resíduos para reciclagem é de extrema importância.
Apesar disso, infelizmente a reciclagem não consegue dar conta de todo o material produzido pelas indústrias. Por isso, os trabalhos artesanais também são ótimas alternativas para diminuir a quantidade de plástico descartada e dar vida nova aos materiais.
O CicloVivo separou dez ideias de como você pode reutilizar as garrafas PET usando muita criatividade.
1. Vaso de “Cristal”
A dica é fazer um vaso de garrafa plástica, com um acabamento que lembra um vaso de cristal, mas com a vantagem de ser inquebrável, sem custo algum e que ainda pode ser reciclado posteriormente. Clique aqui para aprender como fazer.

2. Luminária Oriental
Usando a criatividade é possível criar peças úteis e personalizadas. A luminária oriental pode ser facilmente produzida, mas com o toque criativo dos ideogramas ela fica muito mais bonita. Clique aqui para ver como fazer uma.

3. Quadro de Tampinhas
Apesar de grande parte das garrafas PET serem recicladas ou reutilizadas, muitas pessoas não sabem o que fazer com as suas tampinhas. Pensando nisso, ensinamos como fazer um quadro com estes objetos, o resultado é uma ótima peça de decoração, que pode ser feito por adultos e crianças. Veja como fazer clicando aqui.

4. Horta Vertical do “Lar Doce Lar”
O arquiteto Marcelo Rosenbaum, que comanda o quadro “Lar Doce Lar”, no programa Caldeirão do Huck, embarcou de vez na onda da sustentabilidade. Um de seus projetos incluiu a Horta Vertical feita com garrafas PET. A ideia foi tão apreciada pelos internautas que ele explicou passo a passo como fazer um modelo parecido. Clique aqui para ver as instruções.

5. Jardineira
A jardineira de garrafa PET é muito simples e pode ser feita em poucos minutos. Além disso, sua praticidade estimula o plantio de hortas em casa. Clique aqui e aprenda como fazer.

6. Cofrinho
A norte-americana Martha Stewart ensinou uma técnica simples para transformar a garrafa PET em um cofrinho em formato de porco. O artesanato aplica a técnica de Upcycle e também serve para ensinar as crianças, como cuidar adequadamente das finanças. Veja o passo a passo clicando aqui.

7. Horta Caseira
Demos a dica de como se construir uma horta caseira suspensa, reutilizando garrafas PET. A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças. Além disso, a horta caseira é decorativa e deixa um aroma agradável no ambiente. Clique aqui e aprenda a fazer uma.

8. Porta-lápis
Nesta matéria o ensinamos a reutilizar garrafas de refrigerante para fazer um porta-lápis sustentável. Ele é muito prático e ainda por cima tem um design muito criativo. Clique aqui para ver como fazer.

9. Vasos Decorativos
As flores são sempre ótimas opções para decoração doméstica. Por isso, separamos uma dica diferente: um vaso plantado de cabeça para baixo, criado a partir de materiais reciclados, como as garrafas plásticas. Clique aqui para ver como fazer um.

10. Caixinha “Porta-treco”
Uma sugestão muito criativa de artesanato com este material é transformá-lo em pequenas caixas “porta-treco” ou apenas decorativas. O efeito fica muito legal. Clique aqui e veja como fazer.

Redação CicloVivo

Incidência de gripe A H1N1 continua no verão .


LF_-_gripe_verao
Medidas preventivas devem permanecer o ano inteiroFontes: Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia e Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

Após o auge da epidemia da gripe A H1N1, também conhecida por gripe suína, em 2009, responsável por mais de 46 mil casos e duas mil mortes, a população passou a adotar medidas de higiene simples, porém importantes, que previnem o contágio, além da vacinação que também passou a fazer parte do calendário nacional, priorizando grupos de risco, que incluem crianças, idosos, gestantes, obesos e imunodeprimidos.
Com a chegada do verão, no entanto, a atenção geral da população caiu, mas não deveria. “Embora mais prevalente no inverno, a gripe pode acometer a população em qualquer época do ano”, afirma o Dr. Igor Bastos Polonio, membro da diretoria da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
O médico diz que mesmo os indivíduos que recebem a dose da imunização podem contrair a doença, mas as chances de complicação ficam muito reduzidas. “A vacina é, portanto, indicada não apenas para as pessoas dos chamados grupos de risco, mas para toda população”.
Em 2010, cerca de 90 milhões de doses de vacina foram aplicadas no país, ocasionando uma grande queda tanto no número de casos, quanto nas mortes por H1N1, que totalizaram 104.

Prevenção

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, ao surgirem sinais e sintomas de gripe ou resfriado, como febre, tosse e dor de garganta, é importante que os farmacêuticos ou balconistas de farmácias e drogarias orientam a população a não tomar medicamentos por conta própria, uma vez que os sinais e sintomas podem ser mascarados, dificultando o diagnóstico.
Nestes casos, é importante procurar o serviço de saúde mais próximo para assistência médica, esclarecimento diagnóstico e tratamento adequado.rão

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Doenças Sexualmente Transmissíveis

 

Doenças Sexualmente Transmissíveis

O que são as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)?

São doenças infecciosas transmitidas pelo contato sexual. Vários são os agentes que podem causar essas doenças, como bactérias, fungos ou vírus, o que determina uma apresentação diferente para cada uma delas.

Quais são os principais sintomas dessas doenças?

De maneira geral, as DSTs aparecem como corrimentos vaginais ou uretrais, úlceras genitais, tumorações na virilha, pequenas vesículas (bolhas de conteúdo líquido) ou verrugas em região genital. Muitas vezes os principais sintomas são a coceira e a dor no local da lesão. Em alguns casos, como nas hepatites e AIDS, a parte genital serve apenas como porta de entrada, não tendo sinais especiais nesses locais. O surgimento de qualquer um desses sinais ou sintomas indica a necessidade de procurar um médico. Não procure resolver a situação apenas com amigos ou profi ssionais de áreas paramédicas. Essas doenças podem ter consequências quando não diagnosticadas e tratadas corretamente.

Como diagnosticar essas doenças?

A consulta ao médico é indispensável para se diagnosticar uma doença sexualmente transmissível. Esse profissional tem o conhecimento para diferenciar as diversas formas de apresentação das doenças e indicar qual o exame laboratorial mais adequado para comprovar, definitivamente, a presença da DST. Os testes podem ser realizados com material da lesão genital ou pela pesquisa de marcadores da doença no sangue (sorologias). Como algumas lesões podem ser semelhantes, mesmo em doenças diferentes, o médico pode solicitar mais de um teste laboratorial para ter certeza do tipo de DST.

Existe tratamento para as DSTs?

Existe tratamento para todas as doenças sexualmente transmissíveis e, para aquelas ocasionadas por bactérias ou fungos, existe cura após o tratamento. Para aquelas cujo agente causal é um vírus existe controle medicamentoso.

Existe alguma forma de prevenir essas doenças?

A prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis baseia-se no uso de camisinhas durante toda a relação sexual. A limitação da quantidade de parceiros sexuais diminui a chance de contato com os agentes dessas doenças. A presença de qualquer lesão em genitália ou secreção vaginal/uretral deve servir como sinal de alarme. Nesses casos, até que se consulte um médico, o contato sexual deverá ser evitado.

As DSTs podem ocasionar complicações?

Sim. As pessoas com DSTs, por apresentarem lesões em genitália, têm até 18 vezes mais chances de contaminação pelo vírus do HIV. As infecções pelo papilomavírus ou pelo vírus da hepatite B estão relacionadas com o aparecimento de câncer. Os fetos de pacientes infectadas por sífi lis podem nascer com malformações. A infertilidade é uma das complicações das pessoas infectadas pela gonorréia.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

De Olho na Saúde

 

De Olho na Saúde

Cuidar da saúde é sinônimo de qualidade de vida.


Asma

 

Asma

O que é Asma?

É também chamada de asma brônquica ou bronquite e é caracterizada por uma reação exagerada do sistema respiratório (traqueia e brônquios) a determinadas substâncias e partículas denominadas de alérgenos.
Os principais sintomas são cansaço, falta de ar, chiado, aperto no peito e tosse, reversíveis espontaneamente ou com tratamento.

O que são alérgenos?

São substâncias capazes de provocar alergias. Os principais alérgenos inaláveis são os fungos (mofo), os pelos de animais (gato e cão, principalmente), os ácaros, a poeira domiciliar, os pólens, a lã e até fragmentos de insetos. Os alérgenos alimentares incluem frutas, frutos do mar, proteínas de vários tipos de carne e ovos, entre outros.

O que é atopia?

Atopia é a propensão que um indivíduo tem de apresentar uma resposta do sistema imunológico a substâncias e partículas comuns, como os alérgenos inaláveis ou alimentares. Essa resposta imunológica é promovida pela produção de um anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE), e algumas pessoas nascem com predisposição genética a apresentar reações em função do aumento desse anticorpo.

Por que algumas pessoas apresentam Asma?

Cerca de 50% dos pacientes asmáticos é atópico ou alérgico. Nesses casos, os primeiros sintomas ocorrem na infância e tendem a regredir na adolescência.
A Asma conhecida como não alérgica ou idiopática, é caracterizada por aparecer na vida adulta. Esses pacientes dificilmente apresentam histórico de familiares com a doença.
Porém, todos os pacientes com Asma, alérgicos, atópicos ou não, apresentarão os mesmos sintomas. Nos asmáticos atópicos, os ataques podem ser desencadeados tanto por fatores alérgicos como não alérgicos.

O que provoca os ataques de Asma?

As crises de Asma podem ser desencadeadas após contato com alérgenos inalantes ou ingeridos nos alimentos. Outros fatores são infecções do trato respiratório, exercícios físicos, exposição a cheiros fortes, substâncias químicas, fumo, sensibilidade a algumas medicações e fatores de ordem psicológica.

Como é feito o diagnóstico da doença?

O diagnóstico clínico é feito pela análise da história clínica e do exame físico realizado pelo seu médico.
Existem vários exames complementares, que poderão ser indicados, conforme o caso de cada paciente.

A Asma tem cura?

Ainda não podemos afi rmar que a cura exista, pois trata-se de uma doença com um mecanismo complexo e múltiplos fatores envolvidos. Mas é uma doença que pode ser controlada.
Entretanto, medidas preventivas são fundamentais para o controle da doença e incluem controle ambiental (evitar exposição aos alérgenos inalatórios) e outras medidas relacionadas aos fatores envolvidos no desencadeamento da Asma. Existem vários produtos disponíveis para o tratamento de crises, assim como medicações para a prevenção dessas, que serão selecionados pelo seu médico.
Fonte:Lavoisier

Alergias

Alergias

O que é alergia?

A Alergia consiste em reações exageradas que o organismo sofre quando entra em contato com determinadas substâncias (alérgenos), mesmo que em quantidades pequenas. Cerca de 20% da população sofre de alguma forma de Alergia. As formas alérgicas mais comuns são a asma (bronquite alérgica ou bronquite asmática), a rinite alérgica e as alergias cutâneas.

Alergia é uma doença?

Trata-se mais de uma característica individual do que propriamente de uma doença. O indivíduo alérgico é aquele que reage de forma exacerbada a determinado estímulo, considerado normal para outro indivíduo não alérgico. Digamos que os indivíduos alérgicos possuem um limiar de tolerância inferior a certos estímulos.

Como ficamos alérgicos?

A Alergia não aparece da noite para o dia. Cada vez que nosso organismo tem contato com uma substância estranha (antígeno), ele produz uma substância chamada de anticorpo. Esse anticorpo liga-se a determinadas células do nosso organismo e faz com que essas liberem substâncias responsáveis pelos sintomas clínicos das reações alérgicas.

O que é alérgeno?

O Alérgeno é o termo usado para a substância que causa reação alérgica. Alguns estão no ar, como o pólen ou os fungos; outros são encontrados em alimentos, por exemplo, no leite, nos frutos do mar ou nos ovos. Alguns insetos têm alérgenos em seu veneno, assim como certas plantas que também possuem substâncias alergênicas. No ambiente doméstico, os alérgenos encontrados mais frequentemente são os tão conhecidos ácaros.

Existe uma predisposição para a alergia?

Sabemos que crianças de pais alérgicos têm maior probabilidade de serem alérgicas. Crianças que possuem um de seus pais alérgicos têm 20 a 30% de chances de serem alérgicas, enquanto fi lhos de ambos os pais alérgicos já têm uma probabilidade de 60%. Por outro lado, a Alergia pode se desenvolver em qualquer fase da vida e até mesmo em pessoas sem histórico familiar; basta, para isso, que a exposição desse indivíduo a determinado alérgeno ultrapasse o seu limiar de tolerância.

Quais são os diferentes tipos de Alergias ?

Quando a reação alérgica ocorre no sistema respiratório, podemos ter desde uma rinite alérgica até crises asmáticas de intensidades variáveis. Quando o órgão acometido é a pele, podemos ter desde pequenas manchas avermelhadas, como reações alérgicas a picadas de insetos, até reações urticariformes gigantes.

Como evitar as alergias?

Quando se conhece o responsável pela Alergia, por exemplo em uma alergia alimentar, basta evitar o alimento na dieta. Quando o agente está presente no ar, como a poeira ou os fungos, podemos tentar reduzir o seu contato por meio do que chamamos de controle ambiental. Esse consiste em cuidados diversos para diminuir o contato com os alérgenos no ambiente domiciliar, por exemplo com o uso de protetores plásticos de colchão e travesseiros, de pano úmido diariamente nos pisos da casa, a troca das cortinas por persianas, etc. É possível também diminuir aos poucos a sensibilidade do indivíduo ao(s) alérgeno(s) pela imunoterapia (vacinas específicas) realizada com supervisão médica.

É possível identificar os agentes responsáveis pelas Alergias?

Além dos testes clínicos de provocação oral (exclusão e reintrodução do alimento “suspeito” da dieta), existe hoje uma série de métodos para avaliação diagnóstica das Alergias, entre eles:
  • Testes alérgicos que podem ser de leitura imediata (de 15 a 20 minutos), intradérmicos de provocação ou de contato (resultado em 72 horas);
  • Exame de sangue (dosagem de IgE total e específica) - nesse teste são dosados anticorpos específicos contra uma grande variedade de alérgenos, como frutas, grãos, peixes e frutos do mar, proteínas de porco e vaca, ovos e laticínios, alérgenos inalantes, como pelos de animais, insetos, poeira e gramíneas, drogas, fungos e alérgenos ocupacionais.
  • Fonte:Lavoisier

Hipoglicemia: Saiba Como Evitar

 

Hipoglicemia: Saiba Como Evitar
“Não saia de casa sem tomar café da manhã”. Esse conselho de mãe que todos já ouviram alguma vez na vida não é apenas excesso de zelo. Permanecer muitas horas sem comer pode ocasionar uma baixa na concentração de glicose no sangue, distúrbio conhecido como hipoglicemia, que pode afetar portadores de diabetes e indivíduos sadios. Os sintomas mais comuns são tontura, desmaios, mal estar, visão turva, sudorese e taquicardia. A hipoglicemia é diagnosticada quando os níveis de glicose no sangue atingem valores menores que 60 mg/dl (o ideal é estar entre 70 mg/dl e 99 mg/dl).
Os quadros de hipoglicemia se configuram por meio do aumento da concentração de insulina no sangue ou pela diminuição da quantidade dos hormônios contra reguladores, como glucagon, adrenalina e cortisol. Estes últimos são produzidos quando o estoque disponível de glicose no sangue diminui e são responsáveis pela liberação do glicogênio armazenado no fígado.
Entretanto, nem todos os casos de hipoglicemia estão relacionados com o jejum. Quando esta ocorre após as refeições, é conhecida como pós-prandial ou reativa. Nesse caso, ela se manifesta de 3 a 5 horas após as refeições e é resultado do desequilíbrio entre os níveis de glicose e insulina no sangue. Em geral, afeta os indivíduos com predisposição a esse distúrbio após a ingestão de alimentos ricos em açúcar e pacientes submetidos à cirurgia do estômago. Nos casos de hipoglicemia de jejum, como principais causas destacam-se produção exagerada de insulina pelo pâncreas, uso de medicamentos para diabetes, tumores pancreáticos, consumo de álcool, deficiência dos hormônios que ajudam a liberar glicogênio, entre outras.

Como tratar

O tratamento desse problema está diretamente associado à causa do distúrbio. Retirar cirurgicamente o tumor, evitar o consumo de álcool em jejum e ajustar regularmente os medicamentos para o diabetes são algumas formas de tratamento. Já no caso da hipoglicemia reativa, o ideal é prevenir as crises, restringindo a ingestão de açúcares.
No entanto, diante de uma pessoa em crise hipoglicêmica, a ingestão de um copo de suco de laranja, refrigerante ou água adoçada com uma colher de açúcar ajuda a repor os níveis de glicose. O paciente deve sempre procurar o seu médico.

Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039RJ)
Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ)

Insônia – Ataques Cardíacos

 

Insônia – Ataques Cardíacos
Além de ser ruim para os que sofrem com ela, a insônia também está relacionada com problemas do coração – é o que afirma um estudo norueguês publicado recentemente pelo jornal Circulation, da Associação Americana de Cardiologia. Segundo a pesquisa, indivíduos com problemas de sono apresentam risco de 27% a 45% maior de sofrer um ataque cardíaco. A apneia do sono não foi considerada nessa análise, uma vez que já foi associada a doenças cardiovasculares.
O estudo, que foi desenvolvido ao longo de 11 anos, é um alerta para aqueles que costumam tratar a insônia com desleixo. Segundo Lars Laugsand, principal autor do trabalho e pesquisador do Departamento de Saúde Pública da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, problemas com sono são bem frequentes, mas possuem tratamento, e diante da relação da insônia com ataques cardíacos é importante informar ao médico a existência desta.
Para a realização do estudo foram coletados dados de 52.610 adultos que responderam a uma pesquisa nacional sobre sintomas de insônia realizada entre 1995 e 1997. Nos 11 anos que se seguiram, com base nos informes hospitalares e no registro nacional de óbito, foram identificados 2.368 indivíduos que tiveram seu primeiro ataque cardíaco. Após a avaliação de fatores como idade, sexo, pressão arterial, colesterol, diabetes, peso, atividade física, turno de trabalho, entre outros, os cientistas identificaram risco maior nos indivíduos que relataram problemas para dormir.
A pesquisa avaliou diferentes graus de risco de acordo com o problema relatado. Entre os indivíduos que conseguem conciliar o sono, mas não dormir a noite inteira, o risco é 30% maior do que no grupo que afirmou dormir bem. Já entre os que relataram não acordar revitalizados, o aumento foi de 27%.
Dr. Laugsand acrescentou, no entanto, que, por se tratar de um único estudo, os mecanismos responsáveis por essas associações ainda não estão claros e para poder explicá-los será necessário realizar novas pesquisas.

Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039RJ)
Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ)

Cuidados com a Alimentação no Carnaval

 

Cuidados com a Alimentação no Carnaval
O Carnaval no Brasil é quase uma maratona. Curtir os blocos de rua, correr atrás do trio elétrico ou desfilar nas escolas de samba – a verdade é que sobra pouco ou nenhum tempo para os foliões se preocuparem com a alimentação. Muitas vezes eles acabam fazendo apenas uma refeição por dia, optando por comidas em barracas de rua ou até “desabando na cama” sem comer ao final do dia. O problema é que esse descuido pode gerar um grande desgaste físico e baixar a imunidade, debilitando o organismo. Você não deve encarar o momento da refeição como “perda de tempo”, e sim como forma de recarregar as energias para continuar aproveitando a festa.
Algumas dicas valiosas
  • Tome um café da manhã reforçado. Aproveite sucos naturais, iogurtes, pão integral e frutas e se prepare bem para começar o dia de uma maneira saudável.
  • Leve com você alimentos que podem ser consumidos no meio da folia quando a “fome bater”. Maçã, barrinhas de cereal e biscoito (de preferência os integrais) são ótimas opções.
  • Se a opção for comer na rua, opte pelos lanches mais leves e evite frituras. Sanduiches naturais podem ser bem nutritivos, mas é importante observar se são feitos na hora e se os alimentos estão armazenados em boas condições.
  • Evite consumir itens que estragam com facilidade, como maionese, por exemplo. Uma intoxicação alimentar pode prejudicar totalmente a sua programação carnavalesca.
  • O calor está forte? Sorvetes de fruta alimentam e ajudam a refrescar.
  • Mantenha-se hidratado e não abuse do álcool.

Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039RJ)
Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

ÁLCOOL,DROGAS,LANÇA-PERFUME

ÁLCOOL

Qual droga é o maior vilão do Carnaval?


Bem, eu diria que o álcool é o maior e mais conhecido vilão pois seus prejuízos são conhecidos e aumentam muito no carnaval. Este aumento é diretamente ligado ao fato de que na cultura brasileira tanto como outras, a comemoração envolve prazer e \"estados alterados\"; o que o álcool possibilita. E como carnaval, eu diria, é nossa maior festividade nacional, estão estritamente ligados. Mas vale lembrar que o álcool é o 2º vilão o ano todo, só perde para o cigarro.

Quais são os maiores problemas associados a ela?

São os problemas mais conhecidos como acidentes de carro, gravidez indesejadas e/ou DSTs devido ao sexo desprotegido pois o indivíduo alcoolizado não \"decide\" com sã consciência. Como diria uma colega minha, existe a miopia alcoólica, ou seja, não se enxerga longe (a longo prazo) as consequências dos atos no presente.

Mas, posso enumerar outras como brigas, violência doméstica, vandalismo e o aumento do risco de indivíduos abusadores de álcool (quase alcoolatras) tornarem-se dependentes e a lista de prejuízos físicos, sociais, familiares e psicológicos não caberia aqui.

O que se deve fazer pra passar a bebedeira ou não ficar tão bêbado?

Se a pessoa decidiu que vai beber, deve beber devagar, alternar bebidas álcoolicas com água, sucos ou isotônicos (Ex: Gatorade) e alimentar-se bem, antes, durante e depois. Eu elegeria como a mais importante, beber água.

LANÇA-PERFUME

E lança-perfume, ainda rola muito? Quais os seus perigos

O lança-perfume ainda rola muito e sempre vai rolar. Seus efeitos agem com muita rapidez - de segundos a minutos, no máximo - e desaparecem rapidamente, entre 15 e 40 minutos.

Considero que o maior risco da inalação do lança-perfume é uma parada cardíaca ou respiratória. Acredito que, como o efeito é rápido, usa-se mais vezes e fica-se cada vez mais alterado e menos ciente do perigo. Até o momento em que não se tira mais o pano embebido com a substância da boca e só se respira isso. É aí que mora o perigo pois também pode-se desmaiar e só inalar.

E o ecstasy, também rola no Carnaval?

No que diz respeito ao ecstasy, o uso tem aumentado e como não recebe atenção, as pessoas consomem como se não houvesse problema e ainda mais no carnaval. Na verdade, existem muitos problemas, como diminuição rápida e grave da capacidade cognitiva, principalmente, memória e aprendizado.

OUTRAS DROGAS

Que outras drogas rolam no Carnaval?

Todas, afinal Carnaval é festa e \"pode tudo\", então, cada um usa a sua droga de preferência.

Infelizmente, tenho notado que o uso de ecstasy tem aumentado bastante e atingiu todas as classes sociais, festas e \"tribos\". Então, os indivíduos usam também no carnaval, porém, ainda não recebe tanta atenção e importância.

Você acha que rola um trabalho de prevenção e informação legal por parte das autoridades?

Considero que as autoridades deveriam investir na prevenção tanto como existe para álcool e direcão e AIDS/DSTs. Considero que este trabalho deveria, cada vez mais, ampliar e abordar o uso de todas as drogas. Por exemplo, já que se distribui cartilhas de beber e dirigir e camisinha, deveria se distribuir uma cartilha sobre drogas.

LEI NOVA PARA PORTE DE DROGAS

Segundo a nova legislação, a pessoa portando droga para uso pessoal não pode mais ser presa. Você acha que isso vai funcionar na prática ou a tendência, pelo menos nesse começo, é a polícia ignorar isso?

Olha, este tipo de informação corre rápido entre usuários, então, eles sabem muito bem o que podem, não podem e/ou correm riscos e onde. A polícia sabe disto e também sabe que para tráfico “o juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente” (Lei nº 11.343/2006, art. 28, § 2º).

Portanto, o problema está em diferenciar uso próprio e tráfico em pequena quantidade. Na prática, não sei, vai depender do usuário, policial, advogado do usuário e juiz.

Marcelo Alvares, psicólogo formado pela USP-SP e especialista em dependência química pelo GREA

Mulheres abusam da "pílula do dia seguinte" e colocam saúde em risco

 


Redação Folha Vitória



Foto: R7
A chamada "pílula do dia seguinte", método emergencial de anticoncepção, vem sendo incorporada pelas mulheres, principalmente as adolescentes, como método de prevenção à gravidez, de forma perigosa. Não há estatísticas oficiais, mas relatos que saem de dentro dos consultórios ginecológicos e de hebiatras (médicos especializados em adolescentes) alertam para o problema.


Especialistas tentam alertar os pacientes quanto à importância do uso de preservativos. A pílula, que pode evitar em 95% a gravidez se tomada 24 horas após a relação sexual, não previne DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O presidente do Departamento da Saúde do Adolescente da Associação Médica, Paulo César Ribeiro, alerta sobre o uso indiscriminado do medicamento, que deve ser tomado somente em casos de emergência, como quando há violência sexual, rompimento da camisinha ou a mulher esquece de tomar o anticoncepcional.

– Já atendi adolescente que em três meses tomou a pílula do dia seguinte quatro vezes.

Aguinaldo Lopes, ginecologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), diz que os efeitos colaterais que o medicamento provoca são desequilíbrio hormonal, náuseas, cefaleias e até mesmo AVC (Acidente Vascular Cerebral).

– É um medicamento que deve ser administrado somente em urgência ou esporadicamente. A concentração hormonal nele é muito alta.

Por isso a exigência da receita médica. Pessoas com riscos de AVC, que tomam psicotrópicos ou que estejam usando antibióticos não devem tomar o medicamento.

O psicanalista Valdeci Fernandes Buzon, presidente do Grupo Vhiver, referência no atendimento aos portadores do HIV, diz que, "indiretamente, a pílula do dia seguinte estimula a relação sem o uso do preservativo".

A facilidade em comprar o medicamento é também fato agravante: apesar de ser necessária, a receita raramente é exigida pelos vendedores nas farmácias. Ao chegar em uma drogaria, basta fazer o pedido ao atendente, que imediatamente localiza o medicamento na prateleira e explica ao cliente como tomar. Foi o que constatou o Hoje em Dia nesta segunda-feira (20), ao percorrer três drogarias na região hospitalar da capital. Em nenhuma delas a receita médica foi solicitada, conforme recomendação das autoridades de saúde.

A fiscalização cabe aos municípios por meio das secretarias de saúde. A farmácia que for flagrada vendendo as pílulas sem receita poderá ser autuada e, depois de investigação, pode receber de uma notificação e até uma interdição. A multa varia de R$ 1.200 a R$ 900 mil. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, o Ministério repassa, por mês, 112 mil caixinhas das pílulas para 853 municípios mineiros.

Adolescente tem problema de saúde com medicamento

Uma adolescente de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), teve sérios problemas decorrentes do uso indevido das pílulas. A garota, que não quis se identificar, relatou que tomava o medicamento com frequência. Na época, ela tinha 15 anos e o namorado, 20.

A menina não conversava com os pais sobre sexualidade e não recebeu informações sobre métodos contraceptivos. Ela conta que hoje se arrepende por ter seguido as orientações do namorado, que dizia não gostar de usar preservativos, e tomado as pílulas quase todas as vezes em que tinha relações sexuais.

– Tive dores fortes e meu ciclo menstrual ficou completamente desregulado. Como minha mãe não podia saber que eu tinha transado, e sem camisinha, fui escondida a um médico.

A adolescente foi medicada e recebeu informações sobre uso de preservativos e métodos contraceptivos. Ela afirma que agora conversa com a mãe sobre o assunto e que não aceita fazer sexo sem camisinha.

Muitos usuários, mesmo conscientes dos riscos à saúde, não veem problemas em tomar a pílula do dia seguinte. A balconista Elisângela Conceição, 32 anos, já recorreu ao medicamento por duas vezes num intervalo de quatro meses.

– Se precisar, eu tomo mais. Até hoje nunca senti reação, nem dor de cabeça nem inchaço.

Ela conta que não se adaptou ao anticoncepcional normal e diz que o aumento de peso que teve foi provocado pela ingestão do medicamento. Isso não aconteceu com a do dia seguinte.

O gerente comercial Jaider Queiróz, 55 anos, diz que não gosta de comprar o remédio para a esposa. Nos últimos seis meses, ele já adquiriu o medicamento três vezes, depois que a mulher retirou o DIU. Como o casal não usa preservativo nas relações, e não querem ter filhos, a alternativa é a pílula do dia seguinte.

– Compro na mão de um conhecido. Ele já me falou dos riscos, da alta concentração de hormônios. Mesmo assim ela não quer tomar o anticoncepcional, pois diz que engorda.

O hebiatra Paulo César Ribeiro, presidente do Departamento de Adolescência da Associação Médica de Minas Gerais, alerta que, além dos riscos em função da alta dosagem de hormônios do medicamento (que provoca efeitos colaterais como alterações hormonais, náuseas, inchaços das mamas e sangramentos vaginais), o uso contínuo da pílula do dia seguinte faz com que sua eficácia caia 50%.

– O uso deve ser somente emergencial. É o que ressaltamos. Para evitar gravidez, as pacientes devem utilizar métodos contraceptivos como camisinha, pílulas anticoncepcionais. Além disso, a pílula não previne doenças sexualmente transmissíveis. O jovem deve tomar consciência do perigo. A camisinha nunca deve ser dispensada.

Dicas de saúde para o carnaval

 

Uma coleção de dicas para aproveitar ao máximo o carnaval e prevenir as doenças que rondam a folia.
A maratona do carnaval exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir doenças as quais os foliões estão mais expostos.
No carnaval é necessária atenção especial com a alimentação, reposição de líquidos, comportamentos sexuais de risco, uso de bebidas alcoólicas, dentre outros riscos típicos do feriado mais famoso do país.

Dicas de saúde para o carnaval: Alimentação

Dicas de saúde: massa O carnaval pode ser considerado uma maratona e por isso exige alimentação reforçada. Na véspera da folia, recomenda-se consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia. De preferência as versões integrais, que sustentam por mais tempo.
Imediatamente antes da folia, são recomendadas as frutas, pois são ricas em água e sais minerais.
Depois da maratona, além de consumir carboidratos, proteínas também são importantes, e podem ser encontradas em carnes magras, ovo e feijão.

Dicas de saúde para o carnaval: Hidratação

Dicas de saúde aguaEsse é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que entre três e quatro horas antes da maratona o folião consuma de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco. Durante a folia, o ideal é beber de 150 a 200 ml a cada 15 minutos a meia hora, dependendo da intensidade.
Bebidas energéticas e esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro.

Dicas de saúde para o carnaval: Lesões musculares

Dicas de saúde: alongamentosO carnaval é uma época do ano em que as lesões de músculo se tornam mais comuns, segundo Marcelo Petrilli, médico do departamento de ortopedia e traumatologia da Universidade Federal de São Paulo, especialista em cirurgia de joelho. De acordo com Petrilli, essas lesões podem ser divididas em dois grandes grupos: lesões traumáticas decorrentes de acidentes e as lesões traumáticas ou por sobrecarga, decorrentes da maior atividade física sem o preparo adequado.
Pessoas com sobrepeso, sedentárias e que já apresentam problemas musculares são o grupo de maior risco para lesões, e, portanto, devem ter mais cuidado. Além disso, o especialista explica que sambar na avenida com sapatos de salto alto exige das passistas um preparo extra, pois os saltos aumentam a carga nas articulações, principalmente dos joelhos.
Outra dica importante é utilizar um calçado adequado, de preferência um tênis confortável, fazer exercícios de alongamento e um aquecimento antes do desfile.
Como realizar alongamento da maneira correta

Dicas de saúde para o carnaval: bebidas alcoólicas

Dicas de saúde: ressacaO uso de bebidas alcoólicas no carnaval é muitas vezes excessivo, sendo uma das maiores causas para interromper a folia, ou pior, ser causa de acidentes de trânsito, quando o folião esquece a regra principal: Se beber, não dirija.
Sobre a associação de álcool e atividades físicas, é importante lembrar que o álcool também aumenta a perda de líquido. O ideal seria o consumo moderado e beber mais.
Para prevenir-se contra os perigos do álcool no carnaval o Banco de Saúde recomenda:
As dicas de saúde para o carnaval sem ressaca.
As dicas de saúde de carnaval: os perigos do álcool.

Dicas de saúde para o carnaval: DST e AIDS

Dicas de saúde: camisinhaA sensação de liberdade típica do carnaval, associada ao consumo excessivo de álcool, também aumenta as chances contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis, dentre elas a AIDS.
A informação também é uma grande aliada na hora da prevenção, então é fundamental se informar sobre as doenças e os modos de preveni-las.
Se você tem dúvidas em relação à camisinha, AIDS e DST o Banco de Saúde recomenda:
A camisinha é realmente segura? Confira!
AIDS: Quais as formas de contato?

Por fim

Dicas de saude da madrinhaÉ fundamental ter limites e não exagerar a ponto de ficar tão mal e deixar de curtir o carnaval. Pode beber comer, se divertir, dançar, mas com uma dose moderação. O carnaval é uma data do ano que proporciona alegria, festa, farra, dança, samba, momentos de soltar todos os bichos, mas para que isso aconteça e não traga nenhuma conseqüência negativa temos que nos cuidar. Palavras da madrinha de bateria da Vai-Vai.

Faz mal misturar remédios com álcool?

Texto Nina Weingrill


O assunto é polêmico até entre os médicos. Isso porque as conseqüências dessas interações dependem de vários fatores, como a composição do medicamento, o organismo de cada pessoa e o número de copos que ela está acostumada a entornar. “A definição de consumo moderado de álcool é complicada – e, muitas vezes, o paciente estabelece um padrão acima daquele que seria razoável para ele”, afirma o farmacólogo João Ernesto Carvalho, da Unicamp. Assim, a maioria dos médicos aconselha a evitar totalmente o ál­cool. Na dúvida, é melhor obedecer.
Quando uma pessoa bebe, ela metaboliza o etanol usando enzimas que o fígado produz. Só que essas enzimas também servem para metabolizar algumas drogas. Se entrar um remédio no meio da história, o organismo vai ser sobrecarregado e pode não dar conta do serviço. Assim, o efeito da droga é reduzido ou até anulado. Para piorar, isso também maltrata em dobro o pobre do fígado.
Muitos medicamentos também são eliminados pela urina. O álcool e o excesso de líquidos – dois elementos-chave de uma cervejada, por exemplo – têm efeito diurético e, portanto, podem acelerar a excreção dessas substâncias.
O risco maior é quando goró e remédio interagem no paciente-bebum. O grande perigo mora naquelas drogas usadas para tratar problemas neurológicos e psiquiátricos. O álcool potencializa o efeito delas, em vez de anulá-lo.

Antibióticos: Usados para tratar doenças infecciosas.
Mistura: O álcool diminui a atividade do remédio e pode piorar a doença infecciosa. Em alguns casos, a bactéria se torna resistente ao antibiótico. Além disso, a mistura pode causar náusea, vômito, dor de cabeça e, em casos graves, convulsão.

Antidepressivos: Usados no tratamento de depressão.
Mistura: Com o álcool, o efeito do sedativo é maior, deixando a pessoa inabilitada para conduzir um veículo, por exemplo. Em alguns casos, a mistura pode aumentar a pressão sanguínea.

Insulina: Ajuda a diminuir o nível de açúcar em pacientes com diabetes.
Mistura: Produz hipoglicemia, podendo cortar por completo o efeito da insulina e causar náusea e dores de cabeça.

Tylenol (paracetamol): Analgésico, usado para aliviar dores, principalmente dor de cabeça.
Mistura: Pode, nos casos mais graves, danificar o fígado (tanto a droga quanto o álcool são metabolizados lá). A mistura com a Aspirina (ácido acetilsalicílico), outro analgésico bastante popular, pode causar gastrites e, em casos extremos, hemorragia estomacal.
Fonte: Revista Superinteressante, 2007
Advertisement

Saiba como ter um Carnaval mais sustentável

 

 
 
Feriado prolongado é sinônimo de viagens, excesso de carros nas estradas, consumo de combustível, gasto com eletricidade, bebidas, entre outros itens. O carnaval é um período de diversão, que acaba resultando em uma quantidade imensa de resíduos e impactos locais e ambientais.
Porém, existem maneiras alternativas de minimizar os impactos causados durante o período de festas. Por exemplo, se a opção for um carnaval longe dos foliões o feriado pode ser um bom momento para fazer passeios simples, como caminhadas, visitas a museus, centros culturais e parques. Estas atividades são gratuitas e oferecem cultura e contato com o meio ambiente.
Se o objetivo é sair fantasiado, uma opção é reaproveitar a fantasia do outro ano, trocando entre os amigos ou customizando a velha. Uma importante observação é que antes de viajar, os aparelhos eletrônicos sejam retirados da tomada ao sair de casa, pois o modo “stand-by” consome energia mesmo estando desligado.
Ao cair na estrada, prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil ou ônibus. Na cidade destino faça passeios e atividades a pé ou de bicicleta, curta o ar livre e evite engarrafamentos desnecessários para ir ao centro, à praia ou a locais próximos.
Respeite os costumes dos lugares visitados, prestigie a cultura e a economia local e minimize ao máximo os impactos ambientais de sua viagem. Para isso produza menos lixo e evite o desperdício. Geralmente quando as pessoas viajam de carro, acabam comprando comida em sua própria cidade pela facilidade e custo. Mas esta forma de consumo sai mais cara para o meio ambiente e para a cidade visitada.
Jogue o lixo exclusivamente no lixo. Detritos lançados nas ruas entopem bueiros, aumentam o número de enchentes, principalmente com as chuvas de verão que são intensas, e consequentemente aumentam o risco de contaminação e proliferação de doenças. Detritos lançados na estrada aumentam o risco de acidentes além de agredir o meio ambiente e colocar em risco também os animais.
Cidades turísticas, nessas épocas de grande procura, acabam sofrendo com problemas de abastecimento de água em função do aumento do consumo, então a sugestão é diminuir o tempo de banho e desligar o chuveiro na hora de se ensaboar. Você pode também praticar, disseminar essas ideias e incentivar a consciência ambiental. Oriente e dê exemplos, quando tiver oportunidade.
Beba bastante água, consuma bebidas alcoólicas e alimentos com moderação e evite acidentes. Proteja sua saúde e a integridade física de todos e contribua para que esta época seja sempre de paz e alegria favorecendo o equilíbrio do planeta.
Fernanda D'Addezio - Redação CicloVivo

Como preparar fantasias de carnaval com materiais reaproveitados

 

 
O carnaval está aí, e se você quiser preparar as fantasias de seus filhos, basta aproveitar os materiais que estão disponíveis em casa. | Imagem: Abril
O carnaval está aí, e se você quiser preparar as fantasias de seus filhos, basta aproveitar os materiais que estão disponíveis em casa. Meninos normalmente gostam de fantasias de super-heróis e meninas, gostam de estar lindas como uma fada, por isso o CicloVivo separou duas dicas de como fazê-las utilizando materiais reaproveitados.
Fantasia de Batman
Para criar uma fantasia de Batman, serão necessários: 1 calça de agasalho preta; 1 camiseta preta e 1 camiseta amarela que não usa mais, tinta para tecido, cartolina preta, retalhos de curvin preto; 1 bucha de cozinha; 1 guarda-chuva preto; tesoura e cola quente.
Como fazer:
Risque o símbolo do Batman na cartolina preta. Recorte o desenho. Feito isso, cole-o com cola quente sobre a camiseta amarela e recorte-a em formato oval. A seguir, cole este tecido customizado sobre a camiseta preta. Você também pode aproveitar uma bucha (de cozinha) para fazer o símbolo. Basta retirar a parte verde e, em seguida, desenhar na parte amarela o símbolo, utilizando tinta preta, e colá-la diretamente na camiseta. Desta forma o símbolo vai ficar bem menor do que o anterior, mas terá destaque por estar em auto-relevo.
Com a cartolina, você também poderá fazer a máscara. Para isso, desenhe com um lápis e recorte com uma tesoura. A seguir, faça dois pequenos furos (um de cada lado da máscara) para passar um elástico. Sua máscara está pronta.
Com o curvin faça as munhequeiras e polainas. Recorte os retalhos de acordo com o tamanho da criança e cole-os com cola quente.
Para fazer a capa, a parte mais interessante da fantasia, tire as varetas do guarda-chuva para não machucar e desfaça uma das costuras para “abrir”. Em seguida, corte um círculo na parte superior, um pouco maior do que o diâmetro do pescoço da criança, para fazer uma abertura que encaixe sem machucar. A fantasia de homem-morcego está completa e pronta para ser usada.
Fantasia de fada
Para a fantasia de fada serão necessários: 1 camiseta de mangas compridas, de preferência na cor preta; 1 papelão; tesoura; tinta; giz de cera ou lápis de cor; elástico; faixa para cabelos; 2 canudinhos; cola, lantejoula, purpurina e fita adesiva.
Como fazer:
Para fazer a asa, pegue o papelão, desenhe o contorno de um par de asas e recorte-as com a tesoura. A seguir, faça dois furos (pode ser com furador de papel), ou com a pontinha da tesoura, conforme mostra na galeria. Feito isso, pinte as asas na cor que desejar. Chame sua filha para ajudar na decoração. Os desenhos podem ser feitos com canetinhas, lápis de cor, tinta, recortes de revista ou apenas cola, lantejoulas e purpurina. Depois de seca, passe o elástico pelos furos para que as asas possam ser vestidas.
Nada precisa ser feito no corpo da borboleta, basta vestir a camiseta preta, de mangas compridas. Faça uma maquiagem leve no rosto da criança e que combine com a cor das asas. Para finalizar, cole com fita adesiva ou cola quente, o canudinho na faixa de cabelo e faça trancinhas. Sua fadinha está pronta para desfilar. Com informações Abril e Brincando na Rede.
Redação CicloVivo

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Empresa brasileira aposta em frutas para elevar qualidade de vida de funcionários

 

Dezenas de pesquisas já comprovaram que quem consome frutas diariamente têm mais disposição, dorme melhor e por consequência rende mais no trabalho. | Imagem: North Hill Produce
Não é de hoje que se ouve falar nos benefícios que as frutas proporcionam à saúde. Dezenas de pesquisas já comprovaram que quem consome frutas diariamente têm mais disposição, dorme melhor e por consequência rende mais no trabalho.
No Brasil, algumas empresas já se atentaram para tal fato e começam a descobrir que investir nas frutas é uma solução prática, efetiva e de baixo investimento para melhorar a saúde e a produtividade dos seus funcionários.
De olho nesse mercado e baseada nos pilares: qualidade de vida/saúde, empreendedorismo e sustentabilidade, que surgiu a empresa brasileira Maná Frutas, com o objetivo de levar qualidade de vida ao trabalho, melhorando assim a saúde das pessoas e a produtividade das empresas.
Atuando há oito meses em soft opening, a empresa teve seu lançamento oficial recentemente no "Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida no Trabalho”, que aconteceu no começo de outubro.
A ideia surgiu quando os sócios e empreendedores Adriano Ferrari, Ruy Mendonça e Guilherme Mendonça tiveram a ideia de montar um restaurante e vender frutas para seus clientes consumirem no lanche da tarde.
“Nosso projeto inicial era montar um restaurante de alimentação saudável para atender o público corporativo. Para se diferenciar da concorrência, o Adriano teve a ideia de vender frutas e outros produtos saudáveis nos lanches da manhã e da tarde. Foi aí que descobrimos que no mundo todo, existem diversas empresas especializadas em fornecer frutas como benefício de qualidade de vida”, afirma o diretor administrativo da empresa, Ruy Mendonça.
Apesar do breve período em atividade, a empresa já atende a grandes companhias, como Omint Assistência Médica, Liberty Seguros, Oracle, AlmapBBDO, Deloitte, Porto Seguro, Terra, Valor Econômico, CESP, Imovelweb, entre outras.
“Alguns de nossos clientes estão descobrindo que investir na saúde dos seus colaboradores deve ser encarado como investimento e não como custo. Em pouco tempo de fornecimento, alguns clientes trocaram o dia do bolo ou do pão de queijo pelo Dia da Fruta”, finaliza Adriano Ferrari, diretor de marketing e sócio da empresa.
Comprometidos com a qualidade de vida das pessoas e preocupados com o meio ambiente, o objetivo dos sócios é praticar o consumo consciente, pensando nisso foi criado o Programa Troca Sustentável Maná de reutilização das suas caixas de frutas.
As frutas são entregues em caixas retornáveis e recicláveis, com uma variedade de até quatro frutas da estação frescas, higienizadas e prontas para comer. Existem três planos de adesão sendo eles corporativo, grupos ou em casa.
Ciclo Vivo

Rede de fast food natural dá receitas de sucos saudáveis

 

 
 
Xô TPM - Efeito calmante. Combina com pratos com salmão ou pressatas. (Imagem:Divulgação)
A DNA Natural, rede de fast food saudável, tem em seu cardápio sucos terapêuticos com frutas, hortaliças e ervas que são uma boa pedida para o verão.
Segundo especialistas, o suco terapêutico é um recurso fácil e rápido para quem precisa aumentar o consumo de nutrientes e, de quebra, ajudar na prevenção e no tratamento de vários tipos de doenças. Além disso, os sucos frescos e naturais são bem diferentes dos industrializados, com valor nutritivo mais elevado. Estes sucos podem atuar na desintoxicação do sangue, ativação do sistema imunológico, estímulo do trânsito intestinal entre outras coisas.
A lanchonete elegeu os quatro sucos mais pedidos pelos clientes e o CicloVivo aproveitou para divulgar as receitas e os benefícios de cada um deles.
Alto Astral - Suco para espantar o mau humor
Ingredientes: laranja, manga e banana.
Bem encorpado, não vai água, nem açúcar, as frutas dão conta do sabor irresistível. Combina com pratos leves como a salada ou um sanduíche natural de peru.

Cura Ressaca – Suco para revigorar as energias
Ingredientes: água de coco, limão e hortelã.
Super hidratante, esse suco repõe os nutrientes é azedinho e refrescante. Combina com wraps, principalmente recheados com carne.

Xô TPM – Suco essencial para as mulheres
Ingredientes: acerola, melancia, morango e mel (opcional).
Efeito calmante. Preferido dos maridos ou das empresárias que estão com reunião marcada naquela data do mês. Combina com pratos com salmão ou pressatas.

Coração Forte – Suco para fortalecer o corpo
Ingredientes: abacaxi, laranja e mamão.
Dose extra de nutrientes para todas as idades. Combina com qualquer prato.