MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Apenas um quarto da população mundial lava as mãos como deveria

 

Brasil é apontado como país onde as pessoas fazem a higiene com maior frequência: mais de seis vezes ao dia

SÃO PAULO - Pouco mais de 1/4 da população lava as mãos com sabão mais de seis vezes ao dia, segundo uma recente pesquisa com 14 mil pessoas em países como Brasil, Estados Unidos, França, Austrália, Canadá, Alemanha, China e Índia. Ou seja, a maioria não lava as mãos em momentos do dia como após sair do banheiro ou antes das refeições.O estudo "Hygiene Council" revelou que apenas 28% do total das pessoas pesquisadas lavam suas mãos com sabão mais de seis vezes ao dia e que a pressa do dia a dia parece ser um fator que contribui para esta porcentagem ser tão baixa. Entre os países pesquisados, o Brasil foi apontado como o país onde as pessoas lavam as mãos com maior frequência (mais de seis vezes ao dia), com 43%. Apenas pouco mais de 1/4 (28%) das pessoas admitiu que lavaria mais as mãos se não estivesse fazendo outras coisas. Uma em cinco (18%) disse que leva muito tempo para lavar as mãos antes de preparar a comida e 1/4 (24%) admitiu que se estivesse com fome, não higienizaria as mãos antes da refeição.
A pesquisa mostrou ainda que 30% das pessoas na Índia, 22% da China, 13% dos franceses, 7% dos americanos, 8% dos australianos, canadenses, alemães e britânicos admitiram que lavar as mãos não é uma prioridade para eles.
Cansaço, falta de tempo ou a fome são as principais razões apontadas pelas pessoas que não lavam as mãos tanto quanto poderiam. As mulheres que têm filhos praticam uma melhor higiene pessoal, segundo o levantamento.
Os brasileiros também se destacaram no índice de preocupação com a boa higiene das mãos contra infecções, principalmente ao utilizarem o banheiro. A pesquisa apontou que 91% sabem a importância de se lavar as mãos com sabonetes, porém apenas 66% efetivamente o fazem.
Para John Oxford, presidente do Hygiene Council e professor de Virologia no Queen Mary College, na Universidade de Londres, o estudo "mostrou que uma grande parte da população ainda negligencia higiene pessoal".
Segundo o professor Eitan Berezin, presidente do Comitê de Doenças Infecciosas da Sociedade Brasileira de Pediatria e membro do Global Hygiene Council, as pessoas que fazem da higiene pessoal e doméstica um hábito ou rotina contraem menos doenças.
O Global Hygiene Council é uma iniciativa que reúne experts mundiais nos campos de microbiologia, virologia, doenças infecciosas, imunologia e saúde pública para formular recomendações práticas sobre medidas simples para ajudar a elevar os níveis públicos de higiene. Tem apoio da empresa Reckitt Benckiser.

Fonte:InfoGlobo

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Chá de Canela com Gengibre para Emagrecer

 Receita Natural

Quem quer emagrecer com saúde pode lançar mão de uma mistura eficaz: o chá de canela com gengibre. Tanto a canela quanto o gengibre aceleram o funcionamento do metabolismo. Isso acontece porque eles são alimentos termogênicos, ou seja, que elevam a temperatura do corpo. Sendo assim, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corpo e, consequentemente, consome mais calorias.
Por essa razão, o chá de gengibre com canela ajuda a queimar gorduras e reduzir medidas. Além disso, a combinação dos dois ingredientes aumenta a disposição, deixando a pessoa mais animada e ativa. A dica é preparar o chá pela manhã e consumi-lo ao longo do dia. No entanto, não é bom tomar o chá no período da noite, para não perder o sono. Veja como preparar a receita!
Canela e Gengibre
Canela e Gengibre: combinação ideal para perder peso

Você vai precisar de:

  • 1 litro de água
  • 5 rodelas de gengibre
  • 3 paus de canela

Modo de Preparo:

Junte os ingredientes e deixe ferver por um período entre 5 e 10 minutos. Depois desligue o fogo, coe a bebida e conserve em geladeira.

Posologia

Tomar 1 xícara do chá entre as refeições principais. A bebida não deve ser adoçada e pode ser consumida fria ou morna.

Cuidados

O chá não é indicado para mulheres gestantes. O consumo excessivo do gengibre pode agredir as paredes do estômago. Evite tomar o chá à noite.

Chá de Canela para Descer a Menstruação




Chá de Canela
Alguns fatores podem interferir no ciclo menstrual, fazendo com que as regras se atrasem. Quem sofre com a menstruação desregulada sabe o quanto o problema é incômodo, pois as mulheres costumam ficar inchadas, irritadiças e com outros sintomas desagradáveis durante mais tempo. Nesses casos, o chá de canela pode ser bastante eficiente. Ele ajuda no processo circulatório, fazendo com que a menstruação desça.
Isso acontece devido às propriedades da canela. Ela contém substâncias que ativam a circulação, aumentam a pressão a sanguínea e provoca a contração dos músculos. No entanto, o chá deve ser tomado com muita cautela, pois a menstruação atrasada pode ser sinônima de gravidez e o consumo do chá de canela não é recomendado a gestantes. Se você tem certeza de que não está grávida, veja como preparar o chá para descer a menstruação!
Receita para descer a menstruação atrasada

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de água
  • 5 paus de canela

Modo de Preparo:

Junte a água e a canela e deixe ferver por 10 minutos. Depois coe e tome quente ou frio.

Posologia

O chá de canela é indicada para adiantar o ciclo menstrual em 1 ou 2 dias ou para fazer a menstruação descer quando o atraso for menor que 1 mês. Nesses casos, sugere-se o consumo de 1 xícara do chá por dia.

Cuidados

Em nenhuma hipótese tome o chá de canela se houver suspeita de gravidez.