MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Tratamento Caseiro para Azia

A azia, também conhecida como pirose, se caracteriza pela sensação de queimação que se inicia no estômago e vai até a faringe. Essa sensação é causada pela produção excessiva de ácido gástrico durante o processo de digestão. O problema é bastante comum, como podemos observar nos números: cerca de 7% da população tem azia todos os dias e 50% sente a queimação pelo menos uma vez ao mês.
Ainda assim, muitas pessoas ignoram que a principal causa da azia está na má alimentação. O consumo excessivo de alimentos gordurosos, temperados demais ou muito ácidos é o grande responsável por esse problema. Por isso, uma boa forma de evitar a queimação é seguir uma dieta equilibrada.
Para aliviar a azia, algumas plantas medicinais são indicadas, como é o caso da camomila, do boldo do chile e do alcaçuz. A batata também pode ser utilizada para combater a azia. Veja como preparar esse tratamento caseiro.
Batata Ralada
Veja como usar a batata ralada para acabar com a azia

Você vai precisar de:

Modo de Preparo:

Use um ralador para ralar as batata anda cruas e previamente lavadas. Depois pegue um pano bem limpo para espremer a batata e obter o seu sumo.

Posologia

Você deverá tomar 1 xícara (chá) do sumo das batatas 30 minutos antes das refeições principais ou quando começar a sentir queimação. O alívio é imediato.
Fonte:Receita Natural

Xarope de Cebola e Agrião

A sinusite é uma inflamação que causa o acúmulo muco nos seios da face. Os principais sintomas dessa doença são: dor de cabeça, tosse, coriza, febre e mau hálito. Alguns medicamentos caseiros atuam no tratamento desses sintomas, como é o caso do xarope de cebola e agrião.
O agrião é um excelente expectorante, ou seja, ajuda na eliminação de catarro. Já a cebola tem ação anti-inflamatória e antibacteriana, atacando diretamente as causas da sinusite. Se você sofre com esse problema veja como preparar o xarope de cebola e agrião em sua casa.
Xarope de Agrião e Cebola
Receita de xarope caseiro

Você vai precisar de:

  • 1 maço de agrião
  • 3 cabeças de cebola roxa
  • 1 kg de açúcar mascavo
  • 2 xícara (chá) de água filtrada

Modo de Preparo:

Primeiramente, lave nem o agrião. Depois pique as folhas, os talos e as cebolas roxas. Junte esses ingredientes em uma panela e acrescente o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 1 hora. Use um pano limpo para espremer o melado. Guarde o xarope em uma recipiente com tampa, em local fresco e seco.

Posologia

Tomar 1 colher (sopa) do xarope 4 vezes ao dia pelo período de 1 mês.

Cuidados

Assim como outros xaropes, essa receita não deve ser consumida por diabéticos, devido ao alto teor de açúcar.
Fonte:Receita Natural

Benefícios da Beterraba

Os usos medicinais da beterraba percorrem quase toda a história da humanidade. Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, acreditava que as folhas da beterraba poderiam auxiliar na cicatrização de feridas. Os antigos romanos também utilizavam as folhas da planta, tanto para tratar a febre quanto para melhorar a prisão de ventre. Durante o período medieval, o consumo da raiz passou a ser indicado para combater a má digestão.
Beterraba
Beterraba faz bem à saúde!

Propriedades Medicinais da Beterraba

Hoje em dia, com os avanços científicos, podemos conhecer ainda mais sobre os benefícios da beterraba. Estudos mostram que ela contém diversos nutrientes essenciais, como: proteína, vitaminas A, B1, B2 e B5, potássio, zinco, magnésio, fósforo e ferro. Devido a essas substâncias, o consumo regular da beterraba pode prevenir várias doenças, além de fortificar o sistema imunológico e purificar o organismo.
As mulheres grávidas podem reduzir o risco de má formação do feto ingerindo a beterraba diariamente. Esse efeito se deve ao alto teor de ácido fólico, que auxilia no desenvolvimento do bebê. Além disso, o ferro contido na beterraba evita o aparecimento da anemia durante a gravidez.
Pesquisas mostram ainda que a beterraba diminui a pressão arterial. Um estudo publicado em uma revista científica americana revelou que ingerir 500 ml de suco de beterraba reduz a pressão em cerca de 1 hora. Assim, a hortaliça previne as doenças do coração e melhora a circulação sanguínea.

Consumo da Beterraba

A beterraba é bastante consumida em saladas, crua ou cozida. É interessante observar que essa raiz não perde suas proteínas quando é fervida, mas alguns de seus nutrientes se perdem durante o cozimento. Uma boa forma de aproveitar todas as propriedades da beterraba é por meio do suco. A dica é combinar a beterraba com laranja, limão ou outras frutas.
Fonte:Receita Natural

Ouvir histórias e brincar torna seu filho mais inteligente na vida adulta

Ao ler uma história para o seu filho, duas novas possibilidades se abrem. A primeira é a do conhecimento. E ela acontece quando vocês descobrem, juntos, como as formigas vivem, por exemplo. A segunda é a da imaginação, que se desenrola a cada cena do texto contado por você. Cada um pode imaginar e criar do jeito que quiser o palácio do rei ou o guarda-roupa de uma princesa.

Oferecendo essas duas possibilidades por meio dos livros e dos brinquedos – afinal, brincar também é criar uma história - você garante que seu filho seja mais inteligente no futuro. Essa foi a conclusão de um estudo feito pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, feito com 64 crianças, que foram acompanhadas desde o nascimento até completarem 20 anos.

Durante esse tempo, os especialistas avaliaram os estímulos que elas recebiam em casa. E, então, quando completaram 20 anos, foi realizada uma ressonância magnética cerebral. Pelo exame, os cientistas comprovaram que aquelas crianças que, aos 4 anos, viviam em um ambiente com mais livros e brinquedos - e pais que interagiam com elas - tinham o córtex cerebral mais fino, o que está relacionado com mais inteligência, ou seja, QI mais alto na vida adulta. Essa parte do cérebro desempenha um papel fundamental em funções complexas, como a memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento.

A espessura do córtex cerebral sofre alterações ao longo da vida. As crianças mais novas têm o córtex mais grosso, mas, à medida que vão crescendo, as células que não são tão importantes são podadas, o que permite que o cérebro fique mais ágil.

Para o neuropediatra Mauro Muszkat, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, o cérebro pode sofrer mudanças de acordo com as experiências que vivemos durante a vida. “Por isso, quanto mais – e melhor - estímulos a criança recebe, mais conexões e sinapses cerebrais desenvolve”, diz Muszkat. E quanto mais estimulado, mais fino fica o córtex, e melhor o desempenho do cérebro do seu filho.

        Em entrevista à Crescer, o bioengenheiro Brian Avants, um dos autores da pesquisa, conta que o estudo mostrou que os estímulos no ambiente doméstico durante a primeira infância, em especial aos 4 anos, enriquece o desenvolvimento do cérebro na idade adulta. “A psicologia já havia levantado essa questão, mas agora nossa pesquisa reafirma a longevidade do efeito, que altera até mesmo a estrutura do cérebro. Dessa forma, ter livros e brinquedos ao redor das crianças, além de pais que interagem e estimulam, são pontos importantes para o desenvolvimento”, completa Avants.

“É durante os primeiros cinco anos de vida que a criança tem mais facilidade para aprender e se familiarizar com novos hábitos. Por isso, quando os pais apresentam uma nova história, eles estão criando uma nova janela de oportunidade para que a criança goste de ler, de ouvir histórias, de aprender e imaginar”, diz a neuropediatra Saada Ellovitch, do Hospital Samaritano (SP).

Para aproveitar essa capacidade, é ainda melhor oferecer diferentes tipos de livros, porque cada um estimula um novo olhar. “Os de imagens ajudam a criança a construir uma nova história, aqueles com texturas e sons desenvolvem o tato e a audição. Há também os livros de mistério, suspense, contos de fadas, engraçados, de receitas, artesanato. Tudo conta e oferece um tipo diferente de estímulo”, diz Maria José Nóbrega, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Abaixo, você confere 10 dicas de como estimular a leitura aí na sua casa:
- Leia para o seu filho desde bebê - e junto com ele depois!

- Escolha os livros preferidos dele (e os que você mais gosta) ou procure ideias por temas. Pode ser uma seleção com contos de fadas, de dar medo, com animais...

- Permita que a criança manuseie livros. Se forem pequenos, eles vão amar os livros-brinquedos

- Monte uma estante de livros no quarto do seu filho. É importante que eles estejam sempre ao alcance das crianças - isso vai aproximá-los

- Converse sobre os livros, mas não explique a história. É preciso que a criança tire suas conclusões, crie, imagine....

- Invente suas próprias histórias. E permita que seu filho faça o mesmo. Uma dica: você pode começar uma e a criança continua

- A história que vocês inventaram também pode se transformar em um roteiro para teatro. Basta montar um palco improvisado, roupas diferentes e está pronto!

- Leve seu filho para passear em livrarias e permita que escolha os próprios livros

- Em um fim de semana qualquer, chame seu filho para arrumar o acervo de livros em casa. E aproveite a arrumação para descobrir aqueles que não eram lidos há tempos

- Dê o exemplo, leia e mostre a eles o quanto isso é bacana!

Fonte: Fernanda Gimenes, diretora pedagógica da escola Cidade Jardim Playpen

8 motivos para criar uma rotina na sua casa

Se para você ter um roteiro diário de tarefas é sinônimo de monotonia, saiba que, para as crianças, ela é fundamental


Cíntia Marcucci


 Shutterstock
Ter rotina é uma das coisas que ajudam você a não enlouquecer, permite que a família tenha uma vida mais equilibrada e ainda contribui para o desenvolvimento, mental e físico, das crianças.
Mas é preciso equilíbrio, para não deixar a vida de ninguém chata aí na sua casa. Afinal, pouca flexibilidade pode ser tão ruim quanto a falta de rotina. Confira abaixo por que ter um dia a dia mais definido é tão importante assim

1. Ter horários é importante desde o nascimento do bebê. Quando você espera ele acordar sozinho de noite, mas interrompe as sonecas do dia, ele aprende que deve dormir mais quando está escuro e comer e brincar quando está claro. Após os 6 meses, regras para dormir, comer e brincar ajudam o corpo a regular o ciclo circadiano, que corresponde ao que ocorre no corpo humano no período de 24 horas, como a produção de hormônios. Um dos mais conhecidos e importantes para seu filho é o do crescimento, produzido durante a noite, na fase do sono profundo.

2. Diabetes, hipertensão, infarto e obesidade. Todos problemas que podem começar na infância. Se a criança não tem hora certa para comer, ingere muitos alimentos industrializadas e guloseimas e amplia os riscos de desenvolver essas doenças. Ainda na infância, ela pode sentir dificuldade para ir ao banheiro se nunca souber o horário em que irá comer ou o que fará na hora seguinte. O organismo também precisa de tranquilidade para funcionar bem.

3. As crianças precisam de segurança e a rotina traz isso. Desde o bebê que conhece um mundo novo e fica mais tranquilo quando começa a aprender o que vai acontecer até os mais velhos, que não sentem medo por saberem que serão buscados na escola todos os dias.

4. Quando existe um ritmo esperado para as atividades do dia, fica mais fácil notar algo estranho. Se seu filho costuma comer bem no café da manhã ou tem um pique incrível para brincar no fim da tarde e não agir assim, você desconfiará que algo não vai bem. Aí poderá ligar logo para o pediatra ou conversar para ver se ele está chateado com alguma coisa.

5. Aprender fica mais fácil. A repetição de eventos e tarefas cria no cérebro as conexões mentais necessárias para memorização e retenção do conhecimento.

6. Facilita lidar com imprevistos. Claro, isso se a sua rotina não for daquelas rígidas demais em que todos se perdem caso algo saia errado. Não há planejamento perfeito e pais precisam ter um plano B (ou C) e deixar os filhos tranquilos quando precisarem usá-los. Isso ajuda ainda a desenvolver os conceitos de flexibilidade e de adaptação.

7. Rotina ensina as crianças o que é responsabilidade, pois há um esforço de todos, inclusive dela própria, para cumprir o estabelecido. Além disso, elas aprendem que há consequências quando alguém não faz sua parte. Todo grupo fica mais harmônico quando pode se organizar para os compromissos.

8. Por último, mais legal e não menos importante, não tem nada tão gostoso quanto sair do ritmo cotidiano. Fazer algo inesperado, novo, fora do padrão é capaz de criar os melhores momentos da nossa vida e aqueles que adoramos lembrar e compartilhar com os outros. Mas, para quebrar a rotina, primeiro é preciso ter uma, certo?

Fontes: Blenda Oliveira, psicóloga da Casa Movimento (SP), Nilton Kiesel Filho, pediatra do Hospital Pequeno Príncipe (SP), Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo (SP)

Ômega 3 melhora capacidade de leitura das crianças

De acordo com estudo realizado pela Universidade de Oxford, a substância pode melhorar o desempenho escolar. Saiba em quais alimentos você pode encontrá-la


Nádia Mariano


“Tem que comer peixe pra ficar inteligente.” Você já deve ter ouvido essas palavras da boca de sua avó. E ao que parece, ela tinha mesmo razão. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostra que o consumo diário de ômega 3, gordura benéfica à saúde encontrada principalmente em peixes de água fria, como atum, salmão, sardinha e bacalhau, pode melhorar a capacidade de leitura de crianças com baixo desempenho escolar.

Os pesquisadores reuniram 362 crianças saudáveis, com idades entre 7 e 9 anos, que não alcançavam bons resultados nos testes de leitura, e deram a elas cápsulas com 600 mg de ômega 3, diariamente, durante quatro meses. Todos que tomaram suplementação diária obtiveram significativa melhora nos testes. Sendo que parte deles conseguiu se equiparar aos colegas que tinham bom desempenho.

Peixe na infância: por que é tão importante

De acordo com o pediatra e nutrólogo Rubens Feferbaum, do Hospital Infantil Sabará (SP) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o ômega 3 é uma gordura essencial para o organismo e pode, sim, contribuir para o melhor desempenho escolar das crianças. “O ômega 3 tem um papel importantíssimo no desenvolvimento do sistema nervoso, da retina e do cérebro. E estudos sugerem que ele pode contribuir com a performance intelectual”, afirma o especialista.

No Brasil, a suplementação por meio de cápsulas não é comumente indicada por pediatras. “Não é necessário porque a necessidade de ômega 3 pode ser suprida de diferentes formas”, diz Feferbaum. O primeiro contato das crianças com a substância ocorre ainda na barriga da mãe. Se a mulher consumir alimentos ricos em ômega 3 durante a gestação, o bebê também absorverá a substância.

8 dicas para você e seu filho se apaixonarem por livros com poemas e de imagens
Essa transferência mãe-filho continua após o nascimento por meio da amamentação. “A mulher deve comer peixe, pelo menos, duas vezes por semana durante esse período”, sugere a nutricionista Marisa Resende Coutinho, do Hospital São Camilo (SP). Se a mãe não pode amamentar por algum motivo, o ideal é optar por fórmulas infantis que tenham ômega 3 em sua composição.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, você pode dar peixe ao seu filho a partir do sexto mês de vida. A recomendação dos especialistas é que você ofereça o alimento aos poucos, para observar se a criança vai apresentar alguma reação alérgica. Além dos peixes, há outros alimentos ricos em ômega 3, como folhas escuras, óleos vegetais (de oliva, canola e soja), castanhas, sementes de linhaça e nozes.

Além do ômega 3
Existem outras formas de melhorar a capacidade de leitura de seus filhos. Veja 10 dicas
- Leia para o seu filho desde bebê - e junto com ele depois sempre!
- Escolha os livros preferidos dele (e os que você mais gosta) ou então, procure ideias por temas. Pode ser uma seleção com contos de fadas, de dar medo, com animais...
- Permita que a criança manuseie livros. Se forem pequenos, eles vão amar os livros-brinquedos
- Monte uma estante de livros no quarto do seu filho. É importante que eles estejam sempre ao alcance das crianças - isso vai aproximá-los
- Converse sobre os livros, mas não explique a história. É preciso que a criança tire suas conclusões, crie, imagine....
- Invente suas próprias histórias. E permita que seu filho faça o mesmo. Uma dica: você pode começar uma e a criança continua
- A história que vocês inventaram também pode se transformar em um roteiro para teatro. Basta montar um palco improvisado, roupas diferentes e está pronto!
- Leve seu filho para passear em livrarias e permita que escolha os próprios livros
- Num fim de semana qualquer, chame seu filho para arrumar o acervo de livros em casa. E aproveite a arrumação para descobrir aqueles que não eram lidos há tempos
- Dê o exemplo, leia e mostre a eles o quanto isso é bacana!


Fonte: Fernanda Gimenes, diretora pedagógica da escola Cidade Jardim Playpen

Crianças que comem muito fast-food têm QI mais baixo

Pesquisa revelou que a alimentação nos primeiros anos de vida tem impacto direto no desenvolvimento da capacidade cognitiva


Thais Paiva


  shutterstock
Deixar seu filho pequeno trocar uma refeição por hambúrguer e batata frita pode significar mais do que sobrepeso. Um novo estudo realizado pelo Goldsmiths College, da Universidade de Londres, revelou o impacto da alimentação no desenvolvimento do cérebro infantil e chegou à seguinte conclusão: crianças que comem muito fast-food desenvolvem QI (quoeficiente de inteligência) menor do que as que se alimentam regularmente com alimentos frescos.

A pesquisa analisou a alimentação diária de 4 mil crianças escocesas com idades entre 3 e 5 anos e considerou também a classe social das famílias. Os resultados evidenciaram o papel da nutrição para o desenvolvimento cognitivo da criança. Segundo Sophie Von Stumm, uma das autoras do estudo, crianças que comem sanduíches, pizzas e doces com frequência apresentam QI dois pontos abaixo daquelas que mantêm uma alimentação saudável.

        A nutricionista Maria Fernanda Elias, de São Paulo, reforça: “A carência de nutrientes pode trazer sérios prejuízo cognitivos. Para dar um exemplo, o ômega-3, encontrado nos óleos de peixes marinhos, como atum, pescada e sardinha, participa da formação dos neurônios e transmissão de impulsos nervosos. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda o consumo de peixe fresco pelo menos duas vezes por semana”.

Outra conclusão do estudo foi a de que famílias com melhores níveis socioeconômicos preparam com mais frequência refeições frescas, auxiliando o desempenho cognitivo de suas crianças.

“Comer bem é um hábito que deve ser aprendido e incentivado dentro de casa, com o exemplo dado pelos próprios pais”, diz Saada Ellovitch, neuropediatra do Hospital Samaritano (SP). “Não há problema em deixar seu filho comer um lanche fast-food uma vez ou outra, desde que tenha uma rotina alimentar saudável nos outros dias. É uma questão de equilíbrio e, principalmente, de educação alimentar”. E na sua casa, como é a alimentação da família?

domingo, 14 de outubro de 2012

Artes marciais podem ser úteis na profissão

 
 
  • Técnica ensina a ter mais foco, habilidade e capacidade estratégica

Artes marciais podem ser úteis na profissão
O tratado "A Arte da Guerra", escrito por Sun Tzu há 2.500 anos, tornou-se referência em estratégias de combate por toda a história, chegando aos nossos tempos como um ícone em estratégias de negócios e administração. Sun Tzu é atemporal, pois trata de pessoas que geram organizações, analisa as motivações por trás delas, assim como seus pontos fortes e fracos, seus medos e motivações. Por ser um profundo estudioso de relações humanas e de suas organizações, ele sistematizou o que acontece em qualquer tipo de batalha, seja ela em uma guerra, entre corporações ou entre pessoas e grupos, construindo um padrão de comportamento a ser aplicado em qualquer ramo.
Da mesma forma que Sun Tzu trata da guerra, as artes marciais (que foram forjadas na guerra) tratam do desenvolvimento do ser humano, do treinamento de suas habilidades, de seu foco, superação, perseverança, capacidade estratégica, ausência de julgamento, silenciamento da mente racional, criação de hábitos fortalecedores, dentro vários outros parâmetros. Mas todos seguem uma visão holística de controle físico, mental e emocional.
Absolutamente todos os valores treinados e desenvolvidos por um artista marcial podem ser aplicados no mundo dos negócios. A ideia é aumentar o desempenho de cada pessoa e, por consequência, o desempenho de toda a organização. Muita gente procura as artes marciais para praticar um esporte, para emagrecer, para reduzir o estresse ou para melhorar a concentração. Tudo isto pode ser obtido com o treino, mas o praticando que persevera e continua no caminho ganha muito mais.
O que a pessoa espera ser um exercício que dura somente no espaço de tempo em que ela está no tatame, passa a afetá-la positivamente em todas as áreas de sua vida. O praticante de artes marciais passa a ter a consciência de que é um ser único desenvolvendo papeis em sua vida. E que melhorar este ser é melhorar o desempenho em todos os papeis, incluindo o seu papel em sua empresa, seja como colaborador ou como empresário.
Os sete valores das artes marciais
O treino de uma arte marcial tradicional baseia o aprendizado das técnicas e ensinamentos no desenvolvimento de comportamentos pautados por valores tradicionais chamados WuTes, que são:
  • Compaixão
  • Fidelidade
  • Lealdade
  • Honra
  • Honestidade
  • Justiça
  • Coragem

A compaixão cria um círculo de apoio no desenvolvimento de um indivíduo. Em toda empresa existem pessoas que geram atritos com outros membros da equipe. Ter compaixão por este profissionalsignifica impedir que o seu pessimismo, seu desânimo ou outras características contaminem o restante do grupo. Ao mesmo, ainda o ajudaa mudar o seu comportamento, tornando-o melhor como pessoa e profissional.
A fidelidade, aprendida nas artes marciais, é principalmente voltada aos próprios valores. Uma empresa fiel aos seus valores não se deixa levar por resultados rápidos que comprometem os conceitos sobre os quais está fundamentada. E isso se reflete pelo comportamento de seus empresários e de seus colaboradores. O desenvolvimento deste valor pela arte marcial faz com que o aluno aplique em sua vida pessoal e profissional a fidelidade ao que acredita, tornando-o uma pessoa mais satisfeita em todas as suas atividades, produzindo e rendendo sempre mais.
Já a lealdade aos companheiros de equipe - ou de tatame - fortalece o sentimento de grupo, de confiança nas habilidades de todos e na sua empresa. Essa qualidade ajuda a pessoa a confiar que, na eventualidade de uma falha sua, terá apoio para corrigir o erro, de forma que possa melhorar o seu desempenho na próxima oportunidade.
A honra garante a palavra e a manutenção dos compromissos firmados, dando credibilidade às ações de todos dentro de uma organização. Quando bem fundamentada, acaba com os sentimentos de desconfiança entre membros de uma equipe, que em médio prazo minam os resultados da organização. Uma empresa formada por profissionais que honram os seus compromissos é uma empresa em que todos no mercado confiam, e com a qual gostariam de fazer negócios.
Outro valor aprendido nas artes marcais - e que pode ser aplicado na profissão - é a honestidade. Por meio de um comportamento íntegro, a pessoa estabelece um compromisso com a verdade, mesmo que isso signifique um resultado ou condição não desejada. Quando a verdade é estabelecida com antecedência, é possível minimizar ou até eliminar por completo um problema que surgiria no futuro. A honestidade gera confiança nas informações prestadas e segurança na tomada de decisões por um líder, aumentando os resultados de todos.
A justiça, por sua vez, garante que todas as regras estabelecidas sejam cumpridas por todos. Assim, é possível ter confiança tanto em premiações quanto em punições. A justiça também estabelece a mínima ordem necessária para manter a convivência produtiva e pacífica de um grupo ou de uma comunidade. Quando acreditamos que o que foi estabelecido como regra será cumprido, existe a confiança nos resultados, positivos e negativos, o que gera ação para melhorar os aspectos bons e minimizar os desafiadores. Existe a confiança no sistema.
A coragem, desenvolvida nos treinos de artes marciais, ajuda a ultrapassar barreiras, a enfrentar situações novas e inesperadas, a correr riscos calculados e a se tornar um diferencial no mercado - mesmo que isto signifique se esforçar mais para criar novos modelos no setor de trabalho envolvido. Coragem significa fazer coisas novas para obter resultados diferentes e encarar o resultado de frente, seja ele qual for, tendo a atitude de usá-lo como referência para obter algo cada vez melhor em seguida.
Somente o entendimento e o desenvolvimento destes valores - desenvolvidos em uma arte marcial tradicional - são capazes de revolucionar a forma como as pessoas trabalham em uma empresa. Isso faz com que resultados fabulosos sejam apresentados, ao longo do tempo. O treino de artes marciais faz com que o aluno assimile estes valores de uma forma mais produtiva, juntamente com exercícios, dinâmicas, sequências de movimento e combates simulados, nos quais são testados seu controle físico, mental e emocional. Estes valores vão sendo aprendidos ao longo da vida de treinos do artista marcial, fazendo parte de seu caráter, que desempenhará seus demais papeis na vida de forma excepcional, obtendo resultados espetaculares para si e para a sua organização.

Aromaterapia para acalmar crianças

A tecnologia presente na vida moderna nos deixa agitados e acelerados. As pessoas andam nas ruas com celulares na mão, mandando torpedos, falando ou acessando a internet. Quem já não atendeu o celular ou mandou mensagem de texto dirigindo? Apesar de ser proibido e existir uma penalização, isso é uma realidade nas grandes cidades.
E os bebês e as crianças seguem pelo mesmo caminho. Observam tudo, querem aprender, tem curiosidade, são antenados. A partir de 1 ou 2 anos, as crianças já se viram bem com os aparelhos, brincam com o touch screen, abrem as fotos utilizando os dedinhos e mostram tudo que sabem fazer. E o computador? Esse nem se fala... É como se eles já nascessem sabendo manipular a tecnologia. Incrível, não?
Mas será que essas questões da vida moderna podem afetar o dia-a-dia dos pequenos? Alguns especialistas acreditam que sim. É muito comum ver crianças inquietas, que não conseguem se concentrar em uma única brincadeira ou não conseguem fazer seus deveres, esse último já na fase escolar.
O cigarro também pode ser responsável por problemas de comportamento dos pequenos. Uma pesquisa recente - publicada no periódico Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine - feita em crianças entre 8 e 15 anos de idade, mostrou que as expostas ao fumo passivo tinham mais risco de sofrer com depressão e problemas comportamentais, incluindo o transtorno de ansiedade e de atenção. As crianças cujas mães fumaram durante a gravidez também tiveram efeitos colaterais graves, ligados a problemas cardíacos e respiratórios, e foram mais propensas a ter problemas de comportamento.
Identifique problemas no comportamento
Em muitos casos a agitação infantil é comum no dia-a-dia, pelos motivos já citados. No entanto, em alguns casos pode estar relacionada a algum tipo de distúrbio envolvendo comportamento. Para saber se é este o caso, observe se nos últimos seis meses seu pequeno vem apresentando com frequência pelo menos três dos sintomas listados abaixo:
  • Agita as mãos ou os pés
  • Abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado
  • Corre ou escala paredes e objetos em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado
  • Tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer
  • Age como se estivesse "a todo vapor"
  • Fala em demasia
  • Dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas
  • Tem dificuldade para aguardar sua vez
  • Interrompe ou se mete em assuntos de outros, como conversas ou brincadeiras alheias

Aromaterapia no combate à ansiedade infantil
Se você identificou essas características em sua criança, é importante buscar ajuda de um especialista, que pode ser um pediatra ou um psicólogo especialista em crianças e adolescentes. Uma opção complementar para amenizar esse tipo de problema é fazer uso de terapias naturais, como a Aromaterapia, que trabalha as emoções através dos óleos essenciais.
Aprenda abaixo uma sinergia para diminuir a agitação e a ansiedade dos pequenos:
  • 7 gotas do óleo essencial de tangerina
  • 12 gotas do óleo essencial de lavanda
  • 5 gotas do óleo essencial de capim limão ou lemongrass

Misture as quantidades de gotas acima em um recipiente de vidro âmbar, pingue de 4 a 5 gotas diluídas em um pouco de água em um difusor elétrico ou um aromatizador com vela.
Misture os óleos e pingue de 4 a 5 gotas em água em um difusor elétrico ou potpourri. Deixe no ambiente que as crianças se encontram, para deixá-las mais calmas. Para que durmam melhor, pode deixar somente o óleo essencial de lavanda no difusor elétrico ou pingar 2 gotinhas no travesseiro antes de dormir.
Outra alternativa é pingar algumas gotas de lavanda na água do banho do bebê ou no box do banheiro. Depois ligue o chuveiro e deixe a água cair, já que o próprio vapor vai ajudar a relaxar e diminuir a agitação das crianças.
Lembre-se: nunca utilize os óleos essenciais diretamente sobre a pele, consulte sempre um aromaterapeuta para orientação e utilização dos óleos essenciais.

Fonte:Solange Lima

Geobiologia no quarto de dormir

É incrível a quantidade de pessoas que não dorme bem hoje em dia. E um sono de qualidade é o maior segredo de uma vida saudável, feliz, cheia de energia e vitalidade. Afinal, ter um sono bom é sinônimo de uma vida ótima. Inúmeras coisas entram em jogo quando falamos de qualidade do sono, como alimentação, preocupações diárias e fases da vida. Mas, sem sombra de dúvidas, um dos maiores aliados da qualidade do sono é o nosso quarto de dormir. Nosso quarto é o ninho através do qual restauramos nossas energias e revitalizamos o corpo durante a noite. É no quarto que consertamos os danos feitos ao corpo durante o dia e nos preparamos para uma vida melhor no dia seguinte. É fundamental, então, que preparemos A presença de muita luz pode diminuir nossa capacidade de produção de melatonina, um hormônio fundamental para a regulação das glândulas do organismo, do sistema imunológico e dos ciclos internos do corpo, como dia e noite. Se houver muita luz da rua entrando em seu quarto, coloque uma persiana ou cortina do tipo 'blackout' em sua janela, que deixa o lugar mais escuro. Outra alternativa é cobrir as pequenas lâmpadas de modo espera, presentes em aparelhos eletrônicos, como TV e computador, caso você os tenha em seu quarto. Isso pode ser feito com fita adesiva, fita crepe ou um pedaço de fita isolante. Antes de dormir, mantenha luzes calmas e tranquilas, usando lâmpadas comuns de 40 ou 60 watts, pois elas ajudam a preparar seu corpo para uma boa noite de sono.E por falar em aparelhos, a segunda dica é: livre seu quarto deles! Se você quer ter um sono realmente reparador, experimente retirar de seu quarto a televisão, o computador, o aparelho de som e dvd, o computador ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos. O excesso de campos magnéticos (conhecidos como poluição eletromagnética) no local onde você dorme pode ser responsável por alterações nas fases do sono, inquietação e insônia. Um estudo recente feito pelo Centro de Investigação em Pediatria (Ciped), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, mostrou que a qualidade de vida e do sono diminui para aqueles que ficam vidrados no computador até tarde. Se não puder (mas sempre podemos) tirar os aparelhos do quarto, temos que retirá-los da tomada, pelo menos. Quando estão conectados, o campo elétrico dos aparelhos continua operando e atrapalhando nosso sono. Deixe o ar circular no seu quarto, pela manhã. Durante a noite nosso corpo libera toxinas, que podem deixar a energia do lugar estagnada. Ao abrir as janelas, você renova o ar e, além de eliminar toxinas e germes, ainda ajuda a transmutar e movimentar a energia do seu quarto, deixando-o sempre pronto para o seu descanso.o maior carinho e cuidado. Se você já não troca o seu colchão há mais de cinco anos, vale a pena checar se ele não está deformado. Na hora da compra, opte pelos materiais naturais como o futon japonês ou aqueles feitos de látex. Se possível, evite os colchões de mola, pois eles atraem mais campos elétricos para a cama. Além disso, as molas são feitas em formato espiral, que estimula a circulação da energia vital. No entanto, como o quarto é um local de descanso, o ideal é que esta energia fique mais quieta e calma, nos ajudando a restaurar o corpo ao invés de estimulá-lo em consequência da movimentação da energia provocada pelas molas. Não use, em hipótese alguma, os colchões terapêuticos feitos com magnetos e ondas infravermelhas. Esses materiais não servem para uso constante. Após um tempo, eles deixam de trazer o beneficio terapêutico, devido ao excesso de estímulo.Por fim, mas não menos importante, trate seu quarto como um templo de regeneração de seu corpo, emoções, mente e espírito. Procure não levar assuntos do dia-a-dia para dentro deste local, como preocupações, contas a pagar, discussões ou brigas. Trate dessas questões na sala ou em outras áreas da casa, para que seu corpo sempre associe o quarto com o local de verdadeiro descanso, de ampla regeneração e saúde e de prazeres inigualáveis. Desejo sonos maravilhosos e que você seja feliz em sua vida!
Allan Lopes