MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Brincadeiras ao ar livre são fundamentais ao desenvolvimento

 
As crianças mais novinhas passam a maior parte do tempo brincando, o que é indispensável para o seu desenvolvimento pleno. Entretanto, ao longo do crescimento, elas passam a assumir obrigações na escola e o tempo reservado ao lazer é reduzido.

Com um tempo menor para as brincadeiras e com a introdução cada vez mais cedo das telinhas, como a TV, o computador e o vídeo game, os pequenos acabam desestimulados a experimentar outros tipos de atividades que envolvam o contato com o mundo real, ou seja, a partir de brincadeiras ao ar livre e da natureza.

Para Marilena Flores, presidente da Associação Brasileira pelo Direito da Criança (IPA Brasil), esse contato beneficia o desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional das crianças. Além disso, ela aponta que é importante que os pais controlem o tempo de uso de aparelhos eletrônicos.

“Não podemos ignorar que a tecnologia está bastante presente em nossas vidas, o que exige de nós uma adaptação nas maneiras de ver, de ler, de pensar e de aprender. Os conteúdos precisam ser selecionados pelos adultos, uma vez que podem criar dependência nas crianças”, salienta.

Ainda de acordo com a especialista, brincar ao ar livre é uma atividade viável para quem mora em grandes metrópoles, já que a natureza pode ser encontrada em diversos lugares na cidade: nos quintais das casas, nos espaços comuns das escolas, nos playgrounds, nos condomínios, além das praças, clubes e outros espaços públicos. E os pequenos podem andar de bicicleta, brincar de esconde-esconde no parque e também subir em árvores!

Seria muito legal se os pais entrassem na brincadeira! Vai ser super divertido relembrar as brincadeiras da infância, como o chicotinho queimado, a corrida de cadarços e o carrinho de mão, não acha? Olha quantas ideias boas achamos no blog Espaço Compartilhado: são 50 dicas de atividades para você e seu filho brincarem juntos, bem legal, né?

É muito importante que os pais estimulem o aprendizado a partir da experiência, pois é que o que fortalece a criança e a torna apta para enfrentar os desafios do futuro. Olha que bacana que encontramos: no site Educar Para Crescer, há uma lista de atividades que priorizam o contato com a natureza, de acordo com cada idade. Confira!
FONTE:VITAL

 

Brincadeiras de praia

 
Brincadeiras de praiaQualquer lugar pode se transformar em um enorme parque de diversões para os pequenos, não é? Na praia, por exemplo, a areia é o território perfeito para as crianças inventarem brincadeiras e aventuras. Que tal se unir a elas neste verão e participar de jogos superdivertidos?

Castelinho de areia: construí-lo é ótimo para desenvolver a coordenação motora dos pequenos e estimular a criatividade deles! Vocês podem montá-lo com baldinhoscheios de areia úmida ou com gotinhas de areia molhada!

Cavar um poço na areia até encontrar água: depois de cavar bastante, o primeiro sinal de água é uma areia mais pastosa. Em seguida, basta cavar mais um pouquinho para encontrar água transbordando bem embaixo da areia! Os pequenos vão amar a descoberta!

Forca: todo mundo sabe brincar de forca, não é mesmo? Então, que tal usar a areia da praia como papel e galhos e palitinhos como caneta? Para refrescar a memória, este site ensina o passo a passo da brincadeira!

Personagens na areia: esta é uma das brincadeiras mais criativas – e simples – para ensinar aos pequenos! Fale para as crianças deitarem na areia e desenhe seus contornos com um palitinho de sorvete ou galho de árvore, depois, todos podem inventar caretas engraçadas e rostos criativos para cada um dos contornos!

Caça ao tesouro: um dos pequenos será encarregado de fazer vários montinhos de areia de tamanhos semelhantes, depois, escolher algum brinquedo ou objeto e escondê-lo dentro de um dos montinhos sem que as outras crianças vejam. O restante da brincadeira fica fácil de adivinhar, não é mesmo? A primeira criança que encontrar o tesouro escondido vence o jogo!

Futebol: esse é o esporte mais comum para praticar na praia! Na hora de jogar, basta improvisar um gol usando os próprios chinelos! Simples, não é mesmo?

Por último, não se esqueçam: é importantíssimo ficar de olho nas crianças enquanto elas brincam! No verão, as praias ficam cheias e, infelizmente, é muito fácil perder os pequenos de vista. Então, garanta seu lugar na areia e se divirta com eles!
FONTE:VITAL

Alimentação saudável começa dentro de casa

 
A primeira lição que as crianças recebem sobre alimentação saudável começa em casa, com os costumes da família. As preferências, o tamanho das porções e os horários das refeições são definidos com o cotidiano familiar. Porém, a rotina agitada nem sempre permite que pais e filhos estejam juntos à mesa e que a escolha dos alimentos seja equilibrada.
Ao mesmo tempo em que o acesso às diversas opções de alimentos no mercado facilita uma alimentação completa e balanceada, há também opções atrativas para o consumo, como refrigerantes, salgadinhos industrializados e doces, mas pouco ou nada saudáveis. Com alto teor de açúcar, sódio e gorduras, tornam a dieta infanto-juvenil pobre em nutrientes. O consumo exagerado e prolongado destes alimentos pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, pressão alta e, até mesmo, obesidade.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma alimentação equilibrada precisa ter entre 55% e 75% de carboidratos (presentes principalmente nos grãos e cereais), de 15% a 30% de gorduras (priorizando as insaturadas) e até 15% de proteínas (encontradas em alimentos de origem animal e em leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja). Portanto, é preciso atenção no momento da montagem do prato e do cardápio do dia.
O comportamento alimentar deve ser cultivado desde os primeiros anos de vida. Neste sentido, é importante observar a saciedade da criança e não impor mais alimento do que ela necessita. Desta maneira, a criança aprende a identificar quando está com fome e quando está satisfeita. Outra boa prática é apresentar opções saudáveis e também saborosas, como sucos de frutas naturais, bebidas à base de soja, legumes no vapor, arroz colorido, feijão e saladas que podem levar molhos prontos para dar sabor aos alimentos. Em uma época de refeições rápidas e padronizadas, como os alimentos que encontramos nos restaurantes e lanchonetes fast food, os costumes adquiridos dentro do lar são uma forma eficaz de combater a obesidade infantil.
fonte:vital

Chá de Tanchagem

 

A tanchagem (Plantago major) é uma erva bastante conhecida e apreciada na Índia. As propriedades curativas da planta são muito diversas. Todas as partes da tanchagem (folhas, flores, talos e raiz) podem ser utilizadas para fins medicinais. O chá preparado com a erva é depurativo, diurético e bactericida. Além disso, seu consumo melhora o funcionamento do intestino, ameniza as dores de estômago e combate a diarreia. A infusão da tanchagem ainda é utilizada em gargarejos para tratar a tosse e as dores de garganta.
Para aproveitar todos esses benefícios, o ideal é usar uma erva de boa qualidade. Veja como preparar o chá e qual é a quantidade de erva correta a ser utilizada.
Tanchagem
Receita do Chá de Tanchagem

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de tanchagem seca
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Em uma panela de vidro, misture a erva e a água. Leve ao fogo e quando levantar fervura desligue. Abafe a infusão e deixe descansar por 1m minutos. Depois coe e guarde em uma garrafa com tampa.

Posologia

Tomar de 2 a 3 xícaras do chá ao longo do dia.

Outras Dicas

As folhas da tanchagem também possuem efeito cicatrizante. Para amenizar as irritações na pele, pequenos cortes e queimaduras leves, aplique um pouco das folhas frescas e esmagadas sobre o local lesionado.
FONTE:RECEITA NATURAL