MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Reflexoterapia : Relaxe e recarregue as energias



A reflexoterapia é baseada em estímulos nocceptivos. Esses estímulos, apesar do nome estranho, são os movimentos feitos na pele do cliente e que fazem com que o corpo responda através da pele, vísceras e cérebro, fazendo com que o próprio organismo reverta esses estímulos em forma de tratamento para o próprio corpo, sem remédio. Isto ocorre porque esses estímulos, através da massagem ou do toque, além de proporcionarem uma sensação muito boa de relaxamento, liberam as energias estagnadas contidas nos meridianos, estimulam a produção de hormônios, tais como endorfina, serotonina etc, trazendo benefícios imensos a diversos tipos de tratamentos.

A reflexoterapia pode inclusive tratar um problema velho conhecido da maioria das pessoas: a prisão de ventre. E o que é melhor sem dor nem remédio, muito pelo contrário; com muito prazer! Na Reflexoterapia Podal temos diversos pontos onde todos os órgãos do corpo são representados nos pés. E que para problemas pontuais como prisão de ventre, basta estimular o ponto onde está representado o intestino que o órgão passa a funcionar normalmente.

Com tantos benefícios a Reflexoterapia não tem contra-indicações, contudo é sempre bom procurar um profissional qualificado e antes de começar o tratamento passar para o terapeuta todas as informações importantes sobre seu estado de saúde para que o resultado seja satisfatório. E nunca deixar de avisar ao profissional caso esteja grávida. Isso porque em gestantes os movimentos devem ser mais suaves para não afetar negativamente o bebê.

Como funciona uma sessão de Reflexologia Podal ?
O cliente é acomodado de maneira confortável e com a luz bem baixa inicia o tratamento. São aplicados cremes e hidratantes específicos para os pés , que facilita a penetração dos cremes nos poros e ao mesmo tempo tem efeito relaxante. Durante a aplicação dos cremes o profissional faz vários estímulos através de movimentos giratórios, fricção e deslizamento em todo o pé, inclusive tornozelos. É bastante relaxante e revigorante.

Quais os benefícios que a Reflexoterapia pode proporcionar?
São inúmeros os benefícios. Todos que saem de uma sessão de Reflexoterapia só têm elogios. Não há quem saia da terapia sem dizer que “está pisando em nuvens”. E é esta a sensação. Isso ocorre porque quando a pessoa é tocada, o estímulo que é agradável, proporciona um bem estar total na pessoa. E como a Reflexologia está agindo no equilíbrio de energias do organismo, quando se tem um problema a energia fica estagnada e quando o corpo é estimulado e manipulado se tem um desbloqueio da energia o que traz uma sensação muito boa. Por isso os benefícios são imensos.

Quantos são os pontos estimados pela Reflexologia e quais os principais?
São centenas os pontos estimulados na Reflexologia Podal. Os estímulos começam pelos dedinhos e percorre toda a sola dos pés e também os tornozelos. Nos pés temos a representação de todos os órgãos do nosso corpo por isso os pés são trabalhados como um todo na Reflexoterapia.

Com que freqüência podemos recorrer a esse procedimento?
A Reflexoterapia Podal pode ser feita toda semana.


Quais os tipos de problemas em que há indicação para Reflexoterapia?

Todas as deficiências orgânicas de um modo geral, pressão alta, problemas de circulação sanguínea, insônia, estresse e principalmente para relaxamento do corpo.


Existe alguma contra-indicação na Reflexoterapia?
Não. Mas é importante que seja exposto ao profissional qualquer tipo de problema de saúde e avisar em caso de suspeita ou confirmação de gravidez, porque nesse caso os movimentos devem ser mais suaves para não afetar de forma negativa o bebê. Por outro lado, se o ponto nos pés que representa os rins for bem estimulado, pode trazer muita energia boa para a futura mamãe e para o bebê. Os rins são responsáveis pela nossa energia vital.

A Reflexoterapia é indicada como tratamento complementar em alguma patologia? Quais?
Sim. Muitos angiologistas indicam a Reflexoterapia a seus pacientes porque ela auxilia na circulação de retorno. Também é indicada para pessoas diabéticas que também apresentam problemas de circulação sanguínea. E por geriatras, principalmente no atendimento de Home Care, para idosos que estão acamados e impossibilitados de se locomover.

Benefícios ,Indicações terapeuticas e Contra-indicações da Reflexologia



Segundo Gillanders (1999), a Reflexologia é conhecida há mais de 4.000 anos. Pinturas descobertas no Egito, feitas por volta de 2.300 a. C. mostram a sequencia de um tratamento. Na China, por volta do século IV d. C. , a Reflexologia era aliada a Acupuntura nos tratamentos.

No Ocidente, no inicio do século XIX, a Reflexologia foi divulgada pelo médico americano William Fitzgerald. Em suas experiências, ele descobriu que, aplicando pressão sobre determinados pontos nas extremidades do corpo, principalmente nos pés, era possível normalizar funções fisiológicas em outras partes, por mais distantes que fossem do local da aplicação.

Benefícios da Reflexologia, segundo Nappi (2003):

•Induz ao relaxamento;
•Tratamento preventivo;
•Melhora da circulação;
•Desintoxica o corpo;
•Revitaliza a energia;
•Melhora a função mental;
•Estimula liberação emocional.

Indicações terapeuticas

Segundo Marquardt (2005), algumas possíveis indicações:

•Cargas estático-musculares e formas erradas (danos de postura, síndrome cervical ou lombar, tensões musculares, limitações de movimentos de articulações);
•Dificuldades digestivas (síndrome de epigástrio, meteorismo, hepatopatias, obstipação, hemorroidas);
•Dismenorreia e outros distúrbios funcionais do ciclo;
•Sinusite ou resfriado crônico;
•Dores de cabeça de diferentes tipos e etiologia

Contra-indicações

Segundo Marquardt (2005) e Nappi (2003):

•Pacientes com inflamações agudas no sistema linfático e/ou venoso;
•Presença de machucados (ferimentos) nos pés;
•Presença de corpos estranhos nas proximidades de órgãos e sistemas de interesse vital (ex: estilhaços de ferimentos, presença de bala, entre outros);
•Presença de melanomas, em especial nos pés e nas pernas;
•Leucemia, septicemia, hanseníase com comprometimento dos membros (pés e mãos), câncer em metástase, logo após uma cirurgia (depois de um mês), febre, trombose, micose ou fissuras (local);
•Condição infecciosa da pele (ex.: sarna);
•1º, 2º, 3º e 9º mês de gestação.

A Reflexologia, assim como outras terapias complementares, não precisam, e nem devem, ser procuradas somente num momento de dor. Aproveite todos os benefícios que ela proporciona. Pratique o cuidado, a prevenção e o carinho por ti. Fica a dica!

Bibliografia consultada:

GILLANDERS, A. Reflexologia – um guia passo a passo. São Paulo: Manole, 1999.
MARQUARDT, H. Reflexoterapia pelos pés. São Paulo: Manole, 2005.
NAPPI, A.P. C. C. B. Apostilas da cadeira de REFLEXOLOGIA – material não publicado – curso de Naturologia Aplicada – Unisul: 2003.