MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

domingo, 27 de novembro de 2011

Sucoterapia: sem risco de doenças

Para aproveitar só os benefícios das frutas, verduras e legumes, o cuidado com a procedência deles é fundamental. Prefira os orgânicos, vendidos por empresas certificadas, em que você confie

fotos Danilo Tanaka

AGRIÃO
Ajuda nas terapias de recuperação

Receita antianemia:
bata, no liquidificador a polpa de
2 tangerinas com bagaço
50 ml de água
1 colher (sopa) cheia de agrião fresco
1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "O agrião é uma fonte importante de ferro, assim como outros vegetais verdes-escuro. Também oferece boa quantidade de vitamina C. Em conjunto, esses dois nutrientes atuam na prevenção e tratamento da anemia por carência de ferro e ácido fólico", explica a nutricionista funcional Cristina dos Santos Martins.
Combinação esperta: frutas cítricas, como a tangerina, vão oferecer uma dose extra de vitamina C. E o nutriente é reconhecido justamente por favorecer a absorção do ferro proveniente da alimentação.
MAÇÃ
Restabelece a flora gástrica

Receita anti-inflamatória:
bata, no liquidificador
200 ml de água
3 maçãs com casca
1 colher (chá) de mel
1 lasca de gengibre e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "A fruta é um alimento imprescindível na recuperação da flora intestinal e no tratamento da disbiose, uma alteração gastrointestinal bastante comum, beneficiando inclusive quem toma antibióticos. Contém polifenóis, vitamina C, ácido málico e tartárico, funcionando como antifúngico natural. Além disso, as fibras solúveis provenientes da pectina, que estão na casca da fruta, favorecem o bom funcionamento do intestino", explica Cristina dos Santos Martins.
Combinação esperta: o gengibre também é digestivo e possui ação antiinflamatória. "Ele funciona como um antiemético natural, e ajuda a combater os enjoos e o mal-estar", explica Paula Gandin.
Os vegetais, em geral, são ricos em vitaminas, minerais, fibras e substâncias que chamamos de compostos bioativos, que ajudam o organismo a se manter em equilíbrio
GOIABA
Alivia a dor de cabeça

fotos Danilo Tanaka
Receita anticefaleia:
bata, no liquidificador a polpa de
2 goiabas bem maduras
200 ml de água
1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "A goiaba se destaca como uma das frutas com maior potencial antioxidante. Tem compostos fenólicos, vitamina C e licopeno, substâncias que promovem uma verdadeira faxina no organismo. O resultado dessa limpeza por dentro é a sensação de bem-estar e o alívio da dor", explica a nutricionista Cristina.
Combinação esperta: o mel, quando adicionado a qualquer tipo de suco feito com vegetais, ajuda a tornar a bebida mais atrativa ao paladar. O açúcar que contém é outro trunfo, desde que usado em quantidades moderadas. Ele pode ajudar a acalmar, aplacando o estresse que potencializa as dores, incluindo as cefaleias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário