MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

8 motivos para criar uma rotina na sua casa

Se para você ter um roteiro diário de tarefas é sinônimo de monotonia, saiba que, para as crianças, ela é fundamental


Cíntia Marcucci


 Shutterstock
Ter rotina é uma das coisas que ajudam você a não enlouquecer, permite que a família tenha uma vida mais equilibrada e ainda contribui para o desenvolvimento, mental e físico, das crianças.
Mas é preciso equilíbrio, para não deixar a vida de ninguém chata aí na sua casa. Afinal, pouca flexibilidade pode ser tão ruim quanto a falta de rotina. Confira abaixo por que ter um dia a dia mais definido é tão importante assim

1. Ter horários é importante desde o nascimento do bebê. Quando você espera ele acordar sozinho de noite, mas interrompe as sonecas do dia, ele aprende que deve dormir mais quando está escuro e comer e brincar quando está claro. Após os 6 meses, regras para dormir, comer e brincar ajudam o corpo a regular o ciclo circadiano, que corresponde ao que ocorre no corpo humano no período de 24 horas, como a produção de hormônios. Um dos mais conhecidos e importantes para seu filho é o do crescimento, produzido durante a noite, na fase do sono profundo.

2. Diabetes, hipertensão, infarto e obesidade. Todos problemas que podem começar na infância. Se a criança não tem hora certa para comer, ingere muitos alimentos industrializadas e guloseimas e amplia os riscos de desenvolver essas doenças. Ainda na infância, ela pode sentir dificuldade para ir ao banheiro se nunca souber o horário em que irá comer ou o que fará na hora seguinte. O organismo também precisa de tranquilidade para funcionar bem.

3. As crianças precisam de segurança e a rotina traz isso. Desde o bebê que conhece um mundo novo e fica mais tranquilo quando começa a aprender o que vai acontecer até os mais velhos, que não sentem medo por saberem que serão buscados na escola todos os dias.

4. Quando existe um ritmo esperado para as atividades do dia, fica mais fácil notar algo estranho. Se seu filho costuma comer bem no café da manhã ou tem um pique incrível para brincar no fim da tarde e não agir assim, você desconfiará que algo não vai bem. Aí poderá ligar logo para o pediatra ou conversar para ver se ele está chateado com alguma coisa.

5. Aprender fica mais fácil. A repetição de eventos e tarefas cria no cérebro as conexões mentais necessárias para memorização e retenção do conhecimento.

6. Facilita lidar com imprevistos. Claro, isso se a sua rotina não for daquelas rígidas demais em que todos se perdem caso algo saia errado. Não há planejamento perfeito e pais precisam ter um plano B (ou C) e deixar os filhos tranquilos quando precisarem usá-los. Isso ajuda ainda a desenvolver os conceitos de flexibilidade e de adaptação.

7. Rotina ensina as crianças o que é responsabilidade, pois há um esforço de todos, inclusive dela própria, para cumprir o estabelecido. Além disso, elas aprendem que há consequências quando alguém não faz sua parte. Todo grupo fica mais harmônico quando pode se organizar para os compromissos.

8. Por último, mais legal e não menos importante, não tem nada tão gostoso quanto sair do ritmo cotidiano. Fazer algo inesperado, novo, fora do padrão é capaz de criar os melhores momentos da nossa vida e aqueles que adoramos lembrar e compartilhar com os outros. Mas, para quebrar a rotina, primeiro é preciso ter uma, certo?

Fontes: Blenda Oliveira, psicóloga da Casa Movimento (SP), Nilton Kiesel Filho, pediatra do Hospital Pequeno Príncipe (SP), Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário