MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

combate ao colesterol infantil!

Publicado por: Adriana Beletato dos Santos Balancieri
Dia 08 de agosto é o dia nacional de combate ao colesterol. Muitas pessoas ainda pensam que colesterol alto é doença de adulto ou idoso, mas isso é um grande engano. Crianças muito pequenas e adolescentes já podem ter colesterol e triglicerídeos aumentados. Atualmente este problema vem crescendo de modo alarmante, especialmente nas crianças que apresentam excesso de peso, pois na maioria das vezes, o aumento do colesterol está ligado à alimentação inadequada.
É importante salientar que existem várias frações do colesterol, sendo que as mais importantes são: colesterol total, colesterol LDL (ruim), colesterol HDL (bom) e os triglicerídeos. O colesterol LDL é considerado ruim, pois é aquele que mais se deposita na parede dos vasos, produzindo as placas de ateroma (gordura). Já o colesterol HDL é considerado bom, pois é um protetor cardiovascular. Os valores do colesterol e triglicerídeos são diferentes para crianças e adultos, dessa forma é importante que os exames sejam avaliados por um especialista da área.
Em crianças e adolescentes, dentre as possíveis causas para o colesterol e triglicerídeos altos, pode ser de origem genética, que geralmente são as crianças magras que apresentam o distúrbio; ou de origem exógena, ou seja, pela alimentação com excesso de lipídeos, encontrada especialmente nas crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade.
Dentre os alimentos ricos em colesterol ruim temos: frituras em geral, carnes gordurosas, manteiga, queijo amarelo, leite integral, biscoitos, bolachas, lanches, ketchup e mostarda, entre outros. Já para melhorar o colesterol bom é fundamental fazer atividade física e também ingerir azeite de oliva extra-virgem, castanhas em geral e abacate em pequenas porções. Os triglicerídeos estão em muitos dos alimentos que contém colesterol (citados acima), vale ressaltar apenas que são abundantes dentre os alimentos que contém mais carboidratos tais como: arroz, batata, massas (macarrão, pizza, pães, etc.) e ainda os refrigerantes.
Se levarmos em consideração que a primeira causa de morte em todo o mundo são as doenças cardiovasculares, tais como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), que ocorrem cada vez mais cedo e que estão intimamente relacionadas ao aumento desses lipídeos (gorduras), então temos sim que nos preocupar com as crianças e os adolescentes. Isto porque o início de todo este processo começa na infância e pode ser revertido com o tratamento precoce.
Tendo em vista o aumento crescente das dislipidemias, tanto de causa alimentar como genética, vale o alerta aos pais para que façam avaliações periódicas de seus filhos, com especialista da área, visto que é um problema que se inicia na infância e que se tratado corretamente pode prevenir as complicações futuras.
Drª Adriana Beletato dos Santos Balancieri
Endocrinologista Pediátrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário