MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira (10) Grávidas, mulheres no puerpério (que deram à luz há menos de 45 dias) e crianças de 6 meses a 2 anos estão entre os grupos de r


campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira (10). Este ano, pertencem ao grupo prioritário as gestantes, mulheres no puerpério (período até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a menores de 2 anos, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos. Essas pessoas devem receber sua dose da vacina gratuitamente.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. As crianças que nunca tomaram a vacina para Influenza deverão receber duas doses – a segunda 30 dias após a primeira. As crianças que já foram vacinadas no ano passado precisam de apenas uma dose.
Até o meio-dia desta terça-feira (7), mais de 26,3 milhões de integrantes do grupo prioritário haviam sido vacinados, o que representa 84% da meta do Ministério da Saúde.
Além da vacina, outras medidas simples de higiene pessoal são fundamentais para evitar a contaminação por gripe. Entre elas estão higienizar as mãos com água e sabão, usar lenço descartável, proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados. De acordo com o Minsitério da Saúde, também é importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar. Abaixo, tiramos as principais dúvidas de quem pretende tomar a vacina:
Essa vacina pode dar gripe? 
Não. O vírus influenza presente na vacina da gripe é inativado. Se a pessoa ficar gripada alguns dias após ser vacinada, ela provavelmente já estava infectada antes de receber a dose. Outra possibilidade é que ela tenha sido infectada por outro tipo de vírus, que resulta em quadro clínico semelhante.
Vacina na gravidez faz mal? 
A resposta é não! Tanto que, após o baixo número de gestantes vacinadas na campanha de 2012, o Ministério da Saúde afirmou que entrou em contato com as sociedades de ginecologia e obstetrícia do Brasil para conscientizar os profissionais de saúde da importância da vacina durante a gravidez.
Qualquer um pode tomar essa vacina? 
Todas as pessoas podem tomar a vacina, exceto aquelas que têm alergia a ovo (o alimento é usado na fabricação da vacina).
Quanto custa?
Para as pessoas que estão dentro dos grupos de risco, sim, é de graça. Para as demais, é possível tomar a vacina na rede privada. Uma dose custa cerca de R$ 90.
Por Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário