MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

domingo, 15 de janeiro de 2012

Secretaria da Saúde amplia faixa etária de vacinação da hepatite B

 

Secretaria da Saúde amplia faixa etária de vacinação da hepatite B
Em 1996, a OMS- Organização Mundial de Saúde fez a indicação universal da vacina contra Hepatite B. Já, no ano de 1998, o Brasil implantou em todo o território nacional a imunização contra a Hepatite B em seu calendário de vacinação. Desde sua implantação a vacina contra hepatite B tem ampliado sua faixa etária de abrangência no intuito de garantir a prevenção do maior número possível de pessoas.
A partir de janeiro de 2012, a faixa etária atendida que compreendia de 19 a 24 anos foi ampliada para pessoas com até 29 anos, 11 meses e 29 dias. Cabe, no entanto, ressaltar que para os grupos mais vulneráveis, a vacina está disponível independente da idade. Entre outros, a OMS considera como grupo de risco as gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.
No que se refere às crianças, atualmente a vacina é administrada na maternidade durante as primeiras doze horas de vida do recém-nascido. A segunda dose com 30 dias e 180 dias da primeira para a terceira.
Em Cotia, a Secretaria da Saúde realiza a imunização da hepatite B durante o ano inteiro. Para se imunizar basta comparecer a uma das UBS`s (Unidades Básicas de Saúde) portando a carteira de vacinação ou documento de identidade. A vacina não é administrada nas unidades de Pronto Atendimento- (unidades específicas para atendimentos de urgência e emergência).
Para mais informações, entre em contato com o departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde pelo telefone: 4616-9115.
Previna -se contra a hepatite!
O processo de imunização contra o vírus da hepatite tem três etapas. O paciente toma a primeira dose, com 30 dias toma a segunda e, cinco meses depois, recebe a terceira.
A hepatite atinge o fígado e pode ser transmitida através de relação sexual e do compartilhamento de objetos pessoais, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente e alicates de unha.
Pode ser transmitida também por meio da mãe portadora da hepatite B para o bebê no parto (nascimento).
Fonte:Site da Prefeitura de Cotia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário