Diante de uma crítica do seu chefe, você se sente abatido e fracassado? Quando está a fim de alguém, mas o interesse não é correspondido, você acha que a culpa é sua? Péssima sensação, não é? Mas virar esse jogo é possível. A saída é investir na sua segurança, para se sentir mais confiante e conseguir dar a volta por cima!
Os passos para ser mais seguro e confiante
– Procure não depender da aprovação, reconhecimento e amor do outro, como se fosse o principal alimento de subsistência.
– Mude seu comportamento diante de um erro ou crítica. Evite entregar-se à angústia. Em vez de pensar “Por que fiz tanta besteira?”, pergunte-se: “O que aprendi com as minhas experiências?”, “Como posso aproveitar essa lição para fortalecer a minha autoconfiança?”.
– “Faça algo que deixe você feliz, independentemente de ter uma companhia ou não. Vá ao cinema, ao massagista... Aprenda a ser seu melhor amigo e trate-se com carinho e respeito”, aconselha a psicóloga Rosemeire Zago.
– Cuide-se mais! Para se sentir confiante, é essencial que você se goste. Invista em um lindo corte de cabelo, uma roupa nova, sinta-se satisfeito com sua imagem.
– Concentre-se em algo que você admira no seu corpo e valorize-o. Tem braços bonitos? Deixe-os à mostra. Seu cabelo é sedoso e brilhante? Use-o solto! Assim, você se sentirá mais atraente e poderoso no jogo da sedução.
– Lembre-se de que o sorriso é seu cartão de visitas – e deve estar impecável! Por isso, capriche nos cuidados com seus dentes. Com o creme dental Close up, você mantém a boca saudável, dentes brancos e hálito refrescante. E aí, vai se sentir seguro para chegar perto de quem gosta!
– Valorize e celebre cada uma de suas conquistas.
– “Faça uma lista de suas qualidades e recorra a ela toda vez que se sentir enfraquecido”, ensina a psicóloga.
– Pare de se preocupar com o que as outras pessoas irão pensar a seu respeito. Aceite o fato de que não existe unanimidade! Sempre haverá aqueles que gostam e que não gostam de você.
– Lembre-se de que você não é o centro do mundo. Em vez de se preocupar com o que estão pensando a seu respeito, invista nos seus projetos pessoais.
– Seja menos rigoroso consigo mesmo, respeite-se. Frases e pensamentos como “Sou um fracassado” e “Nunca acerto” não ajudam a construir a autoconfiança.
– Conviva com seus amigos! Cerque-se de pessoas que lhe querem bem. Isso pode influenciar no funcionamento do seu corpo. Não acredita? Então, leia o texto: “Os amigos fazem bem à saúde!”
Autoconfiança é fator principal das grandes conquistas
“Quando uma pessoa tem alta autoestima, o seu relacionamento com os demais é mais seguro, já que ela reconhece sua importância e tem noção de seu valor diante do grupo. Por isso, é capaz de contribuir efetivamente na empresa, apresentar propostas relevantes e, por consequência, ganha destaque aos olhos da chefia”, explica Larissa Meiglin, consultora de RH da Catho Online.
Vale a pena ressaltar que um profissional autoconfiante não precisa ser ótimo em exatamente tudo nem ser melhor do que os demais, pois todos possuem suas qualidades e pontos a superar. É apenas uma pessoa capaz de reconhecer suas potencialidades e fraquezas e sair em busca de sua especialização. “Essa postura é a chave para se obter êxito no mundo corporativo”, alerta Larissa.
Mas não é apenas na carreira que essas pessoas se destacam, não. Também na vida pessoal, elas conquistam a admiração dos outros e se tornam sociáveis e queridas.
“Quem é seguro não depende de aprovação e reconhecimento constante, pois acredita, acima de tudo, em si mesmo. E só somos respeitados quando aprendemos a nos respeitar e nos valorizar. Esse pensamento faz toda a diferença no relacionamento interpessoal e até mesmo na vida amorosa”, explica Rosemeire.
FONTE:PORTAL VITAL