MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

SAÚDE E SUCESSO PROFICIONAL


Gostar do que faz e ser bem remunerado: atingir esse patamar na carreira não é nada fácil. O dia a dia no trabalho é repleto de frustrações e tensões e, para piorar, tudo acontece com a pressão de ser observado de perto pelos seus superiores.

O Portal Vital convidou a psicóloga Fernanda de Abreu Figueiredo Franco para mostrar quais são e como atravessar os obstáculos mais comuns que surgem no caminho rumo à satisfação profissional.

1. Não sei o que quero

Se você perdeu o foco da sua profissão, está na hora de dar um tempo e decidir o que quer "Para superar as dificuldades, é preciso ter metas e saber o que está buscando para a sua vida", define Fernanda.

Pode ser que não consiga, de imediato, traçar todos os seus planos de longo prazo. Então, a dica para retomar as rédeas da carreira é criar objetivos simples para as próximas semanas, como terminar um projeto inacabado ou voltar a fazer aulas de inglês.

2. Não consigo separar minha vida pessoal da profissional

Você é movido por vários setores, e todos eles precisam coexistir sem que um atrapalhe o outro. Enquanto estiver no trabalho, não se preocupe com o que está acontecendo na sua casa nem se perca nas interações em redes sociais. Do mesmo modo, quando estiver com a família, dedique-se aos momentos de diversão. Desvencilhar-se um pouco do telefone celular e e-mails ajuda nesse exercício.

Isso não significa que você vai deixar o filho doente sozinho ou vai parar de se relacionar com os amigos, mas sempre use o bom senso.

3. Tenho medo do meu chefe

Conforme-se: você depende dos seus superiores para se dar bem na profissão. No entanto, não olhe para eles como se fossem seres distantes. Se há muitas questões que te incomodam, sua missão é chamá-los, com cuidado, para trocar impressões sobre esses pontos.

A partir daí, não deixe mais nada acumulado. "Caso apareça algum problema, resolva com seu superior sem adiar. Se deixar um assunto de lado, logo surgirão novos, e você não resolverá nenhum", alerta Fernanda.

4. Meus colegas de trabalho me dão nos nervos

Conviver diariamente com pessoas diferentes sob uma tremenda pressão é causa natural de conflitos. Mas o ambiente pode ficar mais leve se você passar a ver os seus colegas como contribuidores para o seu sucesso, e não oponentes.

Outra solução importante é enumerar quais atitudes deixam você irritado e descobrir formas de neutralizá-las. Mas seja bem honesto: reflita também sobre o que você está fazendo de errado.

"Jamais pense que vai conseguir mudar alguém. É pela minha mudança que mudo os outros", afirma a especialista.

5. Tenho um cargo de destaque, mas não sei liderar

Para algumas pessoas, a capacidade de liderança é nata. "Se esse não for o seu caso, busque ajuda para perceber quais são suas dificuldades", sugere a psicóloga.

Cuidado para não tentar camuflar sua insegurança por meio de comportamentos extremos. Lembre-se de que tão ruim quanto a timidez é a agressividade, pois ela demonstra que você está tentando esconder suas deficiências.

Se após a autoavaliação você concluir que não é um bom líder, não tenha vergonha de abdicar do cargo. Assumir os pontos fracos faz parte do crescimento profissional.

6. Mereço ser mais reconhecido

Quanto mais desvalorizado e desrespeitado se sentir, menor será sua vontade de se dedicar ao trabalho. Portanto, tome coragem para procurar as pessoas certas e perguntar sobre as possibilidades em relação ao cargo que você ocupa.

O que fazer se a resposta encontrada não estiver de acordo com os seus objetivos? "Ou a pessoa se submete, ou vai à luta. O que move um profissional é a concretização de seus desejos", revela Fernanda.

7. Não estou realizado financeiramente

Você fica chateado ao perceber que amigos de outras áreas ganham mais? Então, pense um pouco: será que vale a pena buscar um emprego considerando apenas o salário?

A especialista aconselha a “desmaterializar-se”: "É preciso aceitar que não existe a felicidade perfeita".

8. Passei por um constrangimento e não consigo superá-lo

Tudo pode estar às mil maravilhas, mas a gente perde o rumo quando acontece uma situação como cometer um erro grave, levar uma bronca do chefe em público ou receber uma “resposta atravessada” de um colega do serviço.

Ao passar por um grande constrangimento, o primeiro desejo pode ser sair correndo e nunca mais voltar ao trabalho. Mas se não quiser colocar o seu sucesso em xeque, enfrente qualquer dificuldade. "Desistir nunca é a melhor opção", determina Fernanda.

9. Sinto-me cansado

Às vezes, a pessoa não tem doença alguma, mas já acorda sem pique para nada. Para a psicóloga, isso é um acúmulo de insatisfações pessoais.

"Cansaço físico pode ser um reflexo de que a mente não está bem", afirma. Portanto, a chave é voltar para as dicas anteriores e descobrir quais são “as pedras” que você precisa tirar do seu caminho.

10. Errei de profissão

Pergunte-se sempre se você possui os mesmos sonhos. Não há problema algum em mudar de opinião, pois não existe um só caminho para a conquista do sucesso.

Se você se formou em odontologia, mas agora resolveu que quer ser dançarina, vá em frente! "As pessoas são dinâmicas. Tenho que olhar e aceitar minhas mudanças de direção", ameniza Fernanda.


Para finalizar, a equipe do Portal Vital separou um texto para quem resolveu escolher outros rumos à procura da realização profissional:

FONTE:PORTAL VITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário