MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DEZ PASSOS SIMPLES PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL


Para celebrar o décimo aniversário do Dia Mundial do Coração, neste domingo (26), a Federação Mundial do Coração criou uma campanha em grandes multinacionais para incentivar os cuidados com o órgão, com o tema "Eu trabalho com o coração". A ideia é estimular empresas a promover um estilo de vida saudável no ambiente profissional.

A Federação Mundial do Coração é uma organização não governamental que apoia a luta contra doenças cardíacas e derrames, com foco nos países em desenvolvimento. Atualmente, ela reúne cerca de 200 membros, entre sociedades médicas e fundações de mais de cem nações.

Para implementar mudanças comportamentais de longo prazo no ambiente de trabalho, a organização propõe dez passos para melhorar a saúde cardíaca dos funcionários.

1. Consuma cinco porções de frutas e vegetais ao dia, e evite gordura saturada. Tome cuidado também com alimentos processados, que geralmente contêm altos níveis de sal.

2. Exercite-se. Meia hora de atividades pode prevenir ataques cardíacos e derrames.

3. Dê adeus ao cigarro. Parar de fumar reduz à metade, em um ano, o risco de doenças cardíacas coronarianas.

4. Procure manter um peso saudável. Aliado ao menor consumo de sal, esse cuidado ajuda a combater a pressão alta.

5. Visite regularmente um profissional para medir pressão sanguínea, colesterol e glicose, o raio de sua cintura e o índice de massa corporal.

6. Restrinja o consumo de álcool. Exagerar no consumo de bebidas alcoolicas pode elevar a pressão sanguínea e causar aumento de peso.

 

No trabalho



1. As empresas devem proibir o fumo em suas dependências e auxiliar os funcionários que querem largar o vício.

2. Inclua exercícios físicos no dia a dia profissional. Opte pelas escadas quando puder e caminhe após o almoço.

3. Preste atenção ao que você consome no almoço: escolha sempre alimentos saudáveis.

4. Encontre uma forma de aliviar o estresse, já que ele pode levar a comportamentos de risco para o coração, como o fumo, a bebida e a alimentos pobres em nutrientes e vitaminas.

 

Mudar estilo de vida é o primeiro passo para prevenir doenças cardiovasculares

FONTE:PORTAL VITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário