MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MEIO-AMBIENTE SUSTENTABILIDADE




A SAÚDE DO NOSSO PLANETA                 



No dia sete de abril comemora-se o dia mundial da saúde, apesar de todos os problemas que enfrentamos, muito esta sendo feito para amenizar os desconfortos que as doenças nos trazem em conseqüência do cuidado (ou descuidado) para com o planeta.



Muitas doenças foram erradicadas e outras controladas, medicamentos sendo descobertos, pesquisas, informações para a população. Mas e a saúde de nosso planeta, como está? Infelizmente, não muito bem.



Certamente, encontramos muitas ações visando à melhoria do meio ambiente. O poder público, a indústria e o comercio começam a entender a importância de se preservar o meio ambiente, estão entendendo que investir em sustentabilidade e em mudança de atitude, não irá causar prejuízo capital, que estas atitudes estão em pleno crescimento e que o retorno é garantido, proporcionando ganhos maiores e mais saudáveis.



Governos municipais e estaduais estabelecem união com setores da indústria, agricultura e comercio. Isto é feito, para que cada setor trabalhe de uma maneira ambientalmente responsável.



A proibição da fabricação das lâmpadas incandescentes, a utilização de embalagens biodegradáveis e das chamadas jerribox (utilizada na Europa), a utilização do sistema de gotejamento na lavoura, o melhor aproveitamento do solo, o reflorestamento, a troca do sistema hidráulico antigo por um novo, economizando até seis vezes mais água.



Centros comerciais já estão sendo construídos com tecnologia sustentável, até na área da moda estão utilizando material reciclado e tintas naturais em seus produtos. Produtores de papel e papelão ajustados ás causas ambientais, recebem o selo FSC (um dos maiores certificados verdes do mundo). Usinas de reciclagem, indústrias com sistemas de energia solar, incentivos como a da FIESP que premia as indústrias engajadas nas mudanças ambientais, entre tantas outras ações, contribuem muito para a melhoria da atual situação.



Mas ainda é pouco. Devemos tomar atitudes bem mais enérgicas. Sete milhões de toneladas de lixo são jogadas nos oceanos anualmente, substancias  como o mercúrio são jogadas nos rios pelas indústrias atingindo toda uma cadeia alimentar até chegar ao homem.  Cerca de 100 espécies biológicas desaparecem por dia por causa do desmatamento. São produzidas no mundo entre 500 bilhões e um trilhão de sacolas plásticas por ano, só no Brasil são 1,5 milhões. Calcula-se que a cada segundo nasçam no mundo três novos habitantes. Hoje somos 6 bilhões e até 2150 seremos cerca de  12 bilhões. Como conseqüência, haverá maior consumo de energia, (hidrelétricas), maior consumo de alimentos (mais desmatamentos para se plantar), maior produção de bens de consumo (latas, pets, sacolas plásticas, papel, etc).



Tenho certeza, que se começarmos um processo educativo de mudança de habito pelas bases, ou seja, dentro de nossas casas, com nossos filhos, nas escolas... Certamente, estaremos plantando sementes responsáveis que serão capazes de germinar e viver em um mundo ambientalmente e sustentavelmente saudável.



Então cabe a nós, neste momento, lutarmos para que estas sementes tenham o direito de germinar, exigindo daqueles que estão no poder que tenham atitudes realmente concebidas em beneficio de um todo, que parem com os discursos hipócritas, baseado em interesses financeiros.

Cabe a nós, mudarmos nosso padrão de atitudes que muitas vezes são meros, inúteis tabus, que trazemos arquivados em nossas mentes e colocamos em pratica automaticamente, sem analisarmos a sua real utilidade.  

O planeta Terra esta doente e pede socorro. “A mãe terra” esta passando por um ciclo de profundas mudanças e pede aos teus filhos que a entendam e a ajudem nessas mudanças, dando a ela o que ela sempre nos deu, amor e respeito. “A SAÚDE DE NOSSO PLANETA DEPENDE DO EQUILIBRIO DE NOSSA SAÚDE FISICA, MENTAL, E ESPIRITUAL”.



CURIOSIDADES:



A cada 28 toneladas de papel reciclado, evita-se o corte de 1 hectare de floresta.



No Brasil, 96% das latas de alumínio é reciclada, superando países como Japão e Itália.



Todos os plásticos são derivados do petróleo, um recurso natural não renovável, a sua reciclagem economiza até 90% de energia.



100 toneladas de plástico reciclado, evita a extração de uma tonelada de petróleo.



Sete milhões de toneladas de lixo são jogadas dentro dos oceanos anualmente.


http://issuu.com/fabioconteudoindependente/docs/ficheiro_jornal_ci-_agosto



Sifer.lei@hotmail.com                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário