MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

FERTILIDADE MASCULINA



FertilidadeMasculina
Shutterstock
Quando uma mulher não consegue engravidar, a saúde do homem deve ser investigada
Engravidar é o sonho de qualquer mulher. Muitos homens compartilham deste mesmo sonho, com o desejo de ser pai. O que acontece é que alguns casais enfrentam dificuldades e a espera por um resultado positivo faz com que este sonho se transforme em pesadelo.
De acordo com o especialista em reprodução humana da clínica IPGO, Dr. Arnaldo Cambiaghi, quando há um problema de fertilidade, tanto a mulher quanto o homem devem passar por exames clínicos. “As chances de algum problema ser detectado é igual para ambos os sexos, 40% para as mulheres e 40% para os homens.”
Ele explica que, o exame pelo qual o homem precisa fazer é muito simples. Trata-se de um espermograma, que avalia a concentração, volume e formato dos espermatozóides, mas sempre há resistência e preconceito. “Este exame resolve grande parte dos casos.”
O médico lembra que a infertilidade masculina não está relacionada à disfunção erétil. “As causas podem ser genéticas; infecciosas; fragmentação do DNA ou varicocele, quando as varizes que envolvem o testículo aumentam a temperatura e prejudicam a formação do espermatozóides.” Quando a varicocele apresenta graus 3 e 4 faz-se necessária uma intervenção cirúrgica. “Cada caso deve ser avaliado individualmente.”
O Dr. Cambiaghi comenta ainda que doenças anteriores, como caxumba, ou câncer, sobretudo quando o paciente já tomou quimioterapia, também podem prejudicar. Além disso, alguns hábitos de vida também podem estar diretamente relacionados, como alimentação (o consumo de carne é um fator determinante, já que contêm muito hormônio e prejudica a capacidade fértil), obesidade e tabagismo.
“O que observamos é que quando o problema de fertilidade é diagnosticado nos homens, eles mentem e dizem que já engravidaram alguma namorada na adolescência. Esse é sempre um assunto muito complexo”.
O médico afirma que os tratamentos apresentam bons resultados. “Só não há tratamento para a causa genética, ou seja, quando o homem não fabrica espermatozóides. Neste caso, é preciso recorrer a um banco de semen”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário