MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ATITUDES SUSTENTÁVEIS-SABER USAR PARA NÃO FALTAR


Sustentabilidade - o que é e como surgiu:



Hoje em dia é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar de sustentabilidade.

Ela foi dita pela primeira vez em uma reunião da comissão mundial sobre o Meio Ambiente da ONU em 1987 onde formularam um relatório intitulado “NOSSO FUTURO COMUM”. Neste relatório definiram sustentabilidade como: ”A CAPACIDADE DE SUPRIR AS NECESSIDADES DAS GERAÇÕES PRESENTES, SEM AFETAR A HABILIDADE DAS GERAÇÕES FUTURAS”.

Vejamos então como se aplica na pratica, de que maneira nos atinge e o que podemos fazer para ajudar. Na verdade não é muito simples se considerarmos que durante gerações não se percebeu a necessidade de se educar as pessoas para esse tipo de atitude, agora cabe a geração presente e as que estão chegando à função de propagar a conscientização da atual situação e as urgentíssimas mudanças que temos que realizar.

Então vai ai algumas dicas simples que podemos fazer no nosso dia a dia: tampe as panelas ao cozinhar. Essa atitude visa o aproveitamento do calor que se perderia no ar, um exemplo prático é a utilização da panela de pressão, onde você pode cozinhar economizando 70% de gás.

Procure não comer tanta carne, são gastos 200 litros de água potável para se produzir 1 kg de carne, enquanto que para 1 kg de frango só são consumidos 10 litros, isso porque ainda temos o peixe como uma opção muito mais saudável e pouco consumida.

Não troque de celular constantemente só porque saiu um modelo novo, para a fabricação de celulares são utilizados derivados de petróleo e materiais pesados em suas baterias.

Use pilhas e baterias recarregáveis, apesar de serem mais caras, sua vida útil é muito maior fazendo valer a pena o custo. Não deixe seus aparelhos em stand by, mesmo nesta posição o aparelho consome de 15% á 40% de energia elétrica.

Utilize menos água quente no banho, além de gastar menos água e energia, faz bem para a pele e hidrata muito mais. Recicle tudo o que puder.

Adquira o hábito de separar os vidros, plásticos, alumínios, papéis e a comida. Isso não lhe custa nada e é de grande contribuição ao meio ambiente e a todos que nele vivem.

Procure em sua cidade local um posto de recolhimento de materiais recicláveis, na maioria das cidades já existem indústrias, instituições particulares ou públicas fazendo este trabalho. As drogarias recolhem baterias, medicamentos vencidos e termômetros quebrados (por causa do mercúrio), dando um destino correto para estes produtos.

Procure saber se na sua cidade existe uma coleta de lixo e um aterro sanitário responsável e sustentável, caso não tenha reivindique perante aos órgãos públicos alguma atitude a respeito. Vamos verificar se nas escolas que nossos filhos estudam existe algum programa de educação ambiental, caso não tenha, vamos também procurar soluções para isso. Enfim, com pequenas atitudes individuais (aqui coloquei apenas algumas delas) podemos aos poucos ir modificando esta situação caótica na qual se encontra nossa casa, nosso planeta. Se cada um fizer um pouco, esse pouco se transformará em muito e esse muito será revertido em grandes benefícios para o nosso planeta e por conseqüência para nós mesmos.

Ou alguém já se imaginou vivendo sem ar, comida, água (o sustentáculo, o néctar da vida)?...

Alguém já parou para analisar o porquê de tantas catástrofes? Tantas tragédias naturais de uns tempos para cá?

Pare por alguns instantes e reflita. Quero deixar bem claro que em nenhum momento estou pedindo para que as pessoas parem de comprar, comer, usar, fazer as coisas que dão prazer, muito menos começar uma revolução contra o poder publico. O que tento colocar é que necessitamos mudar hábitos, atitudes para que pratiquemos responsabilidade e consciência ambiental, bom-senso, união e amor a vida. "A NATUREZA NOS OFERECE TUDO QUE PRECISAMOS PARA VIVERMOS, PEDINDO APENAS O RESPEITO EM TROCA".         

CURIOSIDADE - Certa vez li que estavam (principalmente no verão) encontrando cada vez mais pássaros mortos pela cidade, aparentemente sufocados com chiclete. A conclusão que chegaram foi que atraídos pelo cheiro de frutas eles bicavam achando ser a própria fruta, que fazia o chiclete grudar em seu bico. A dica é quando acabar de mascar o chiclete, embrulhar na própria embalagem antes de jogar fora.



Por: Fernando Lei-  Email: sifer.lei@hotmail.com                    
http://issuu.com/fabioconteudoindependente/docs/ficheiro_jornal_ci-_agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário