MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ALEITAMENTO MATERNO

Secretaria da Saúde de Cotia lança Campanha de Aleitamento Materno


 A Prefeitura de Cotia, através da Secretaria Municipal da Saúde, lançou na manhã de segunda-feira (1/8) a Campanha de Aleitamento Materno. O evento contou com a presença da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Camargo, de funcionários, enfermeiros e médicos que atuam  na rede municipal.
O secretário da Saúde – Antonio Melo, abriu a solenidade enfatizando os esforços do município no apoio às mães e aos bebês. “A Semana do Aleitamento é um dos pilares da Campanha de Combate à Mortalidade Materno-Infantil, lançada em maio pela Secretaria. Mobilizamos todos os profissionais dos postos de saúde da família e das unidades básicas para que sensibilizem as mães sobre a importância da amamentação”, afirmou.
Segundo Melo, os profissionais da saúde estão trabalhando para reduzir os índices de mortalidade materno-infantil. “Em 2010, tivemos 10,63 mortos por 1.000 nascidos vivos. Pretendemos encerrar este ano com índices bem menores”.
A coordenadora de enfermagem do Programa de Saúde da Família (PSF) – Paola Mareska Kertesz, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes que atuam nos PSFs da cidade. “Capacitamos os enfermeiros para que eles apoiem as mães nos primeiros 15 dias após a saída da maternidade”, disse. Paola enfatizou que o trabalho das equipes que atuam nos bairros muitas vezes é desfazer mitos que rondam o aleitamento materno. 
A médica coordenadora da saúde da Criança, Dra. Liamara D’Angelis Bozzi, falou sobre os benefícios do aleitamento para o desenvolvimento saudável das crianças, destacando que a iniciativa estreita o vínculo de afeto e confiança entre a mãe e o bebê.. “O leite é o alimento mais completo e tem que ser exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê”.
A presidente do Fundo Social, Mara Camargo, deu um depoimento sobre amamentação e entregou um kit enxoval a uma das gestantes participantes do evento. Em seguida, os organizadores foram ao Hospital Regional de Cotia entregar kits às mães que estavam na maternidade.
A campanha prossegue até sexta-feira, 5 de agosto, em todas as unidades de saúde do município.

BENEFÍCIOS 
O aleitamento materno é a mais antiga estratégia natural de vínculo, proteção e nutrição para a criança. Constitui a mais econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. 
O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão. Funciona como uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.
Para as mães, o ato de amamentar ajuda na perda peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Também reduz o risco de diabetes, de câncer de mama e de ovário.ALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário