MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MENOPAUSA E CLIMATÉRIO



A mulher entra na menopausa quando para de menstruar. Depois dessa última menstruação, dizemos que a mulher está na menopausa.

Climatério, é o período que corresponde da pré-menopausa até a pós menopausa, ou seja, é toda a transição entre o período fértil e período não fértil.

Nesta fase, a mulher sofre uma mudança drástica nos níveis hormonais, há uma baixa nos hormônios por causa do esgotamento dos folículos nos ovários, isto é, o fim do período fértil da mulher.

Por conta disso, as mulheres sentem diversos sintomas. Esses sintomas não são regras, pois a menopausa não acontece da mesma maneira pra todas as mulheres; em geral, sentem-se com sintomas vasomotores (os chamados calorões), dores no corpo, dor de cabeça, formigamentos, variações emocionais, mudanças na pele e cabelo, insônia, entre outros.

É importante repetir que isso não é uma regra, que nem todas as mulheres vão ter uma menopausa difícil, algumas nem sintomas apresentam. Sabe-se que cuidando da alimentação, praticando atividades físicas e mantendo hábitos saudáveis, os sintomas diminuem muito ou até nem aparecem.

Hoje em dia, muitas mulheres nesta fase fazem a chamada reposição hormonal. A reposição hormonal consiste em repor artificialmente esses hormônios no corpo, aliviando os sintomas. É importante ressaltar que nem toda a mulher necessita desse tipo de tratamento, visto que a menopausa é um fenômeno natural. Algumas pesquisas mostram que a reposição de hormônios pode trazer riscos a saúde, o aumento da possibilidade de um câncer de mama, é um dos exemplos.

Então, ficam algumas dicas para quem esta nesta fase:

Alimentos que contém isoflavona geralmente são uteis no alivio dos sintomas, a Soja é um desses alimentos que a mulher na menopausa deve inserir na dieta. A linhaça também pode ser útil nesse caso e é fácil de encontrar e inserir na alimentação.

Vitamina E e Cálcio também são indicados para reduzir os sintomas e podemos usar tranquilamente na menopausa.

Na parte da fitoterapia existem medicamentos muito bons, com efeitos comprovados, como a planta chamada Vitex agnus-castus a Cimicifuga racemosa ou a Morus nigra. Essas três plantas podem ser usadas pra ajudar nesta fase, mas é importante salientar que uma alimentação regulada, não muito gordurosa e um bom consumo de líquidos são fundamentais pra manter o equilíbrio nesta fase.

Exercícios também ajudam muito a combater os sintomas emocionais e os sintomas vasomotores, para quem se interessar, dentro do Yoga existem diversas posturas e técnicas voltadas para o equilíbrio da mulher, sendo um bom exercício pra trabalhar de forma mais integral a saúde da mulher no Climatério.
http://issuu.com/fabioconteudoindependente/docs/ficheiro_jornal_ci-_agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário