MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

domingo, 27 de novembro de 2011

Sucoterapia: sem risco de doenças-10 receitas poderosas

Frutas e vegetais: tire proveito de bebidas funcionais que tratam alergias, dor de cabeça e até acne. De quebra, os sucos servem para acelerar a perda de peso. Confira!

por Rita Trevisan | fotos Danilo Tanaka | produção Janaina Resende

E se você adorou a ideia de investir nos sucos funcionais, aí vão algumas receitas selecionadas. Elas contam com as propriedades nutricionais de alguns vegetais que, incorporados à alimentação, ajudam a tratar problemas bem específicos.
UVA
Previne complicações cardiovasculares

Receita pro-coração:
bata, no liquidificador
200 ml de suco de uva integral
50 ml de água
1/2 colher (café) de açafrão em pó
1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "A uva contém resveratrol, um potente antioxidante, que age capturando os radicais livres do organismo, evitando a destruição das células e a oxidação da fração LDL do colesterol (ou colesterol ruim). A consequência direta é a diminuição do risco de problemas de coração", garante a nutricionista Cínthia Perine.
Combinação esperta: o açafrão pode ser adicionado ao suco de uva, uma vez que a fruta disfarça bem o sabor do tempero. "O açafrão possui curcumina, substância com inúmeras propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que potencializam a ação da uva", diz Cínthia.
fotos Danilo Tanaka
LARANJA-PERA
Evita e controla as alergias

Receita pró-sistema imunológico:
bata, no liquidificador
100 ml de suco de laranja
1 banana
1 colher (sopa) de gergelim
1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "A laranja contém muita vitamina C, um dos nutrientes mais importantes para o sistema imunológico. Ela favorece a síntese de interferon, proteína responsável pela proteção do organismo, e ainda aumenta a mobilidade das células de defesa", diz Cristina.
Combinação esperta: o gergelim, como toda semente, possui alta concentração de fibras, favorecendo o bom funcionamento intestinal. Como consequência, o organismo acaba se depurando das substâncias que estão lhe fazendo mal com mais rapidez.
fotos Danilo Tanaka
YACON
Auxilia na função intestinal

Receita laxante:
bata, no liquidificador
3 laranjas com bagaço
1/2 unidade grande de yacon
1/4 de mamão
1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
Por que: "O yacon é uma raiz rica em compostos fibrosos conhecidos como frutooligossacarídeos, que melhoram muito a função intestinal", diz Cínthia. A raiz se parece muito com uma batata e é facilmente encontrada em feiras livres e grandes sacolões.
Combinação esperta: o mamão e a laranja já são reconhecidos por suas propriedades laxantes. Por isso mesmo, podem ajudar a evitar a constipação e mesmo a ocorrência de hemorroida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário