Número é apontado por uma pesquisa feita em mais de 11 capitais do Brasil.
Dados foram divulgados em um Congresso de Hepatologia, em Salvador.
Começou nesta terça-feira (27) o XXI Congresso Brasileiro de Hepatologia, que este ano é realizado em Salvador. Organizado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), o Congresso traz entre seus destaques o resultado de uma pesquisa inédita sobre o conhecimento, prevenção, detecção e tratamentos da Hepatite C.
A pesquisa foi feita em mais de 11 capitais brasileiras, por meio de abordagem pessoal e aplicação de questionários, respondidos por 1.137 pessoas de ambos os sexos, com idades a partir dos 18 anos.
O resultado aponta que 51% das pessoas entrevistadas não sabem o que é Hepatite C e que embora 52% dos entrevistados manifestem preocupação em contrair a doença, 84% nunca fizeram o teste para detectá-la, o que pode ser feito com um simples exame de sangue.
No mundo inteiro, 170 milhões de pessoas têm o vírus da Hepatite C, quase seis vezes mais que o número de infectados pelo vírus da Aids. As informações são da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, a estimativa é de que 1,5 milhão de pessoas tenham a doença, mas muitas não sabem e também desconhecem como ela pode ser contraída. A médica hepatologista Edna Strauss explica que existem tipos diferentes de Hepatite, além de alertar para os perigos de identificar a doença em uma fase avançada (Confira a entrevista no vídeo acima).
O presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, que encomendou a pesquisa ao Instituto Datafolha, lembra que a Hepatite C tem 50% de chance de cura se for diagnosticada no início. Segundo ele, faltam campanhas educativas para evitar o que acontece hoje no Brasil.
"Nós estamos errando muito, não estamos diagnosticando precocemente, estamos deixando os pacientes alcançarem fases avançadas da doença e onerando o sistema público de saúde", avalia Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia.
21ª edição do evento é realizada em Slvador.
Congresso
O XXI Congresso Brasileiro de Hepatologia será realizado entre os dias 27 de setembro e 1° de outubro de 2011, juntamente com a 1ª Semana Sul Americana de Fígado. Entre os palestrantes, participam do evento pesquisadores internacionais como Christian Trepo (da França) e Harry Janssen (da Holanda). A programação completa, além de mais informações sobre o evento você confere no site do Congresso.
Fonte G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário