MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Biblioteca Batista Cepelos proporciona acesso a atividades culturais

 
Investimentos em diversas ações culturais nas bibliotecas de Cotia, promove incentivo a leitura para jovens e adultos
A Prefeitura de Cotia por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza na Biblioteca Batista Cepelos, ações de cultura junto às escolas estaduais e outros parceiros. Atividades socioculturais como projeções de filmes educativos, sarau, lançamento de novos escritores municipais e também exposições, fazem parte do cotidiano dos usuários.
Com objetivo de incentivar a leitura, assistir e participar do acervo bibliotecário impresso e online, a ação partiu de um projeto desenvolvido pela coordenadora da Escola Estadual “Idomineu Antunes Caldeira”, Érica Sieja, pela professora Elisabete Ferraz Sanches, junto ao departamento de Cultura, direcionado aos alunos do EJA – Ensino de Jovens e Adultos com apoio da equipe da Biblioteca Batista Cepelos.
A parceria com grupos amantes da arte, resultou em mobilizações para desenvolver no município o Sarau a Flor da Pele, onde artistas e escritores do meio cultural de diversas regiões tornaram a cidade de Cotia, um ponto de encontro para celebrar a poesia, música, entre outras manifestações de cultura.
Os alunos da Escola Estadual Idomineu, que compõe o EJA, participarão de sessões do Filme Mutum, uma adaptação da obra “Campo Geral” de João Guimarães Rosa.
“O objetivo do projeto é envolver escolas estaduais e municipais, no ambiente das bibliotecas de Cotia. Também incentiva a ler um livro, apreciar, ter acesso online e discutir filmes que retratam a realidade no Brasil. E muito mais”, disse Magaly de Oliveira, diretora de Cultura.
A sessão contou com a presença do Secretário de Cultura e Turismo Sérgio Folha, diretora de Cultura Magaly Oliveira, professores e alunos. O projeto tem a parceria da diretora da Escola Estadual Idomineu Antunes Caldeira, Diva Gazolla.
Filme:
Mutum quer dizer mudo. É uma ave negra que só canta à noite, também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos, e é um menino diferente dos outros, através de seu olhar enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, ele será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.
Sarau Cultural
Para dar continuidade à iniciativa de encontros culturais, a Biblioteca Batista Cepelos promoveu o Sarau Cultural com lançamento de escritores, expositores de diversas obras plásticas, apresentações de dança, com apoio e fomento a cultura do Corre Cotia na pessoa do Edgar.
Corre Cotia
O Grupo Corre Cotia, existe desde 2004, realiza saraus, oficinas e eventos socioculturais, onde já se apresentaram mais de 1000 artistas de Cotia e região.
A apresentação do Sarau Cultural reuniu grande público, entre eles a diretora de Cultura Magaly Oliveira representando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o diretor Hélio Mathias, Regiane Trujillo, Kadife Dunia, Cesar Moraes, Willian Delarte, Gerges Ohnet, entre outros.
O projeto terá continuidade, a programação acontecerá na Biblioteca da Granja Viana, Avenida Denner 155, na última semana de Setembro, a partir das 18 horas.
Maiores informações Departamento de Cultura pelo telefone: 4148-8929.

Nenhum comentário:

Postar um comentário