MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Secretaria da Saúde dá orientações sobre os cuidados com a catapora na primavera

A Secretaria Municipal da Saúde de Cotia, por meio da Coordenação da Saúde da Criança esclarece que o clima predominante durante o inverno e a primavera favorece a propagação da varicela, popularmente conhecida como catapora. Considerando este fato, a Secretaria da Saúde alerta os pais sobre o fato de ficar atento aos sintomas da doença, bem como, ressalta que em hipótese alguma deve se automedicar. O ideal é sempre procurar a orientação de um pediatra.
De acordo com a Coordenadora Municipal da Saúde da criança Dra. Liamara De Angelis, “a catapora é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus varicela zoster. Os pais devem ficar atentos aos cuidados sobre prevenção, principais sintomas caso adquira a doença e a forma de agir durante o tratamento. O principal alerta se refere ao contato das mãos com as lesões para evitar contaminação e complicações, estas devem ser devidamente higienizadas”, disse.
Entre as principais características da varicela destaca-se a presença de febre e manchas vermelhas espalhadas em todo o corpo. No segundo estágio da doença as manchas evoluem para bolhas com líquido e na sequência formam crostas, até a cicatrização. A catapora (ou varicela) não oferece grandes riscos, mas a atenção está no fato de que as bolhas coçam, por isso, é preciso evitar que a criança crie um machucado para que não haja inflamação local e cicatriz. Durante o período de recuperação, a criança deve permanecer em casa, para evitar a contaminação de outras crianças, principalmente no ambiente escolar onde as permanecem muito tempo em locais fechados.
A transmissão ocorre por contato direto, por meio da saliva e de secreções respiratórias, ou por contato com o líquido do interior das vesículas (manchas avermelhadas com líquido). Depois de infectado, o paciente fica imune à doença.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Juliana Canassa “ diante de uma ocorrência de surto de catapora em creches, é indicada a vacinação aos expostos, evitando a propagação da doença. A vacina é disponibilizada para crianças até cinco anos de idade e funcionários que não tiveram a doença, que ficam apenas em creche”.
Em 2011, Cotia registrou quatro surtos em creches. A Secretaria da Saúde, realizou o bloqueio com utilização da vacina Varicela.
Fonte:Secretaria Municipal da saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário