MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS-AGENTES EXTERNOS E SOMÁTICA


Essa é uma época que pra quem tem as famosas “ites” (rinite e sinusite) a frequência dos ataques costuma aumentar por conta do tempo seco, do frio e das mudanças de temperatura.

Nas grandes cidades o tempo seco é o principal responsável pela maioria dos problemas respiratórios, pois o ar seco ressaca a mucosa respiratória deixando-a mais vulnerável a ataques de microrganismos presentes no ar. A poluição ajuda a agravar e a irritar o sistema respiratório, portanto quanto mais poluído o ar mais chances de você ter problemas desse tipo.

A sinusite é uma inflamação nos seios paranasais, estes são espaços por onde o ar circula dentro do nosso rosto, ficam na região da testa e abaixo dos olhos. Crises de sinusite geralmente são causadas por bactérias que irritam o tecido desses seios, deixando-os cheios de pus.

Já a rinite é uma reação alérgica, essa mesma mucosa do nariz fica irritada por causa de algum agente externo como poeira, fumaça ou pelos de algum animal. O que causa a crise de rinite varia de pessoa para pessoa, como toda a alergia.

Como naturologo meu papel é passar da descrição do que é e como tratar e caminhar em direção à raiz do problema, então vamos lá!

Falando das alergias dependendo do estado emocional da pessoa, esta pode simplesmente estar exposta ao agente alérgico e não desenvolver nenhum sintoma ou então ser exposta a um falso agente ou a uma imagem dele e desencadear uma crise.

Nosso psicológico é sempre mais influente do que pensamos na nossa saúde, as pesquisas de efeito placebo são um exemplo disso, onde a pessoa toma um medicamento falso, de farinha ou algo assim, e melhora como se estivesse tomando o verdadeiro.

Voltando as alergias na psicossomática podemos entender a alergia como uma reação de defesa emocional expressa no corpo. Então se você tem muitas alergias, comece a perceber em que situações aparecem, quando melhoram, quando pioram, qual o contexto dessa alergia? Do que você esta se defendendo?

Podemos citar um trecho do Livro: A doença como caminho

O doente não e a vitima inocente dos erros da natureza, mas antes o seu próprio carrasco (...) não nos referimos a contaminação do meio ambiente, aos males da civilização, a vida insalubre nem a outros quantos vilões do gênero, pretendendo antes evidenciar o aspecto metafisico da doença (...) os sintomas surgem como manifestações físicas de conflitos psíquicos e a sua mensagem pode desvendar o problema de cada paciente.



Esta reflexão é fundamental e a parte na qual vai realmente tratar da sua alergia respiratória, porém podemos fazer algumas coisas simples que ajudam nos sintomas:

- melhore o consumo de agua – se você toma pouca água acaba agravando o ressecamento da mucosa nasal.

- consuma alimentos como agrião, frutas cítricas e verduras em geral – a vitamina C ajuda a melhorar a imunidade

- nas crises de sinusite evite leite e derivados e alimentos muito gordurosos, eles ajudam a aumentar a inflamação

- se o tempo estiver muito seco lave o nariz com soro algumas vezes durante o dia.

- lave sempre a roupa de cama, coloque no sol com certa frequência

- cuidado com carpetes, pelos de animais e pó

- evite ambientes muito secos, coloque um umidificador de ar, ambientes muito úmidos (com mofo nas paredes por exemplo) também causam alergias

- procure um profissional para lidar com as alergias, homeopatia, fitoterapia e terapia floral para o emocional costumam funcionar bem



Caio Fábio S. Portella –Naturólogo - caiofabio1@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário