MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COLESTEROL ALTO


homem comendo lanche
Shutterstock
Estudo do HCor revela que a população masculina brasileira precisa fazer check-up
Um levantamento realizado pelo Clinic Check-up HCor – Hospital do Coração mostrou que 43% dos homens estão com colesterol LDL elevado (maior ou igual a 130 mg/dL, enquanto o recomendado é não ultrapassar a 100 mg/dL).
O controle é fundamental para evitar o risco de se desenvolver doenças coronárias. Elas ocorrem quando há a obstrução dos vasos sanguíneos pelo acúmulo de gordura depositado nas artérias coronarianas – responsáveis por levar oxigênio ao coração através do sangue.
Os níveis de colesterol aumentam quando há ingestão de gorduras saturadas (como carnes gordurosas, pele de frango, leite e derivados de leite integrais), presentes também em alguns alimentos de origem vegetal (azeite de dendê, gordura de côco), além de gordura trans.
“Suas principais fontes são os alimentos industrializados que utilizam gordura vegetal hidrogenada, como sorvetes, bolachas e biscoitos recheados. Grande parte dos alimentos que utilizavam gorduras hidrogenadas reduziram a quantidade na formulação e é possível encontrar esses mesmos produtos sem gordura trans por porção”, explica a nutricionista do HCor, Camila Gracia.
Em contrapartida, as gorduras polinsaturadas presentes em óleos como soja, girassol e peixes como a sardinha, atum e salmão não aumentam o colesterol - da mesma forma que os alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas como azeite, abacate e frutas oleaginosas (nozes e castanhas).
Segundo o cardiologista, o ideal é recomendar aos clientes das farmácias que começem a controlar o colesterol a partir dos 20 anos e que o repitam a cada cinco anos se os resultados estiverem normais. “Quem tem parentes de primeiro grau com colesterol alto, sobretudo o pai ou a mãe, deve verificar seus níveis mais precocemente e, em algumas situações, até mesmo na infância. É fundamental fazer exercícios físicos regulares e ter uma alimentação saudável”, esclarece Dr. César Jard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário