MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Saiba como reaproveitar as sacolas plásticas para fazer ecobags

Veja o passo a passo de como fazer a Ecobag reutilizando saquinhos plásticos l Foto: Etsy Labs / Blogspot
 
O blog americano Etsy Labs é especializado em dar dicas de artesanato e em uma delas aparece uma solução para o problema com os sacos plásticos: transformá-los em ecobags.
As sacolas plásticas estão no topo da lista dos vilões do meio ambiente. Por isso, governos e até mesmo a mídia têm investido em ações de conscientização quanto ao uso do plástico. O ideal é rejeitar essas sacolas e optar por modelos retornáveis. No entanto, muitas pessoas ainda têm centenas delas guardadas em suas casas e se perguntam o que podem fazer para impedir que o destino delas seja lixões ou aterros sanitários.
A sugestão é simples e o resultado é um material que pode ter diversas utilidades. Para isso será necessário:
- sacolas plásticas
- tesoura
- papel pergaminho, vegetal ou ofício
- ferro de passar roupas
Como fazer:
O primeiro passo para esse artesanato é separar as sacolas e alisá-las, para ficarem bem retinhas. Depois é preciso cortar o fundo e as alças, mantendo somente um retângulo de plástico. Isso deve ser feito com, no mínimo seis sacolas, mas é preciso lembrar que quanto maior a quantidade, mais resistente o material será.
Para a segunda etapa é preciso sobrepor, pelo menos três sacolas, envolvidas pelo papel pergaminho, todas elas esticadas umas sobre as outras, com as imagens para a parte de dentro. Isso é necessário para impedir que a tinta derreta e descole. Depois desses cuidados, passe o ferro de passar sobre o papel, com temperatura bem quente, para que as sacolas se fundam, formando uma única “folha”, mais grossa e resistente. Para isso, o ferro deve ser passado em ambos os lados.
A base está pronta e com ela é possível fazer ecobags, capas para notebooks e muitas outras coisas, basta costurá-la de acordo com a necessidade. A mesma técnica pode ser usada para trabalhos com retalhos, desde que as sacolas sejam dobradas em quadrados pequenos antes de serem fundidas.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário