MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quinta-feira, 21 de julho de 2011

OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Causas da obesidade na adolescência



A obesidade esta se tornando cada vez mais comum entre crianças e jovens, o que faz com que este assunto ou até mesmo fator não seja apenas mais um incomodo por causa das zoações. Muitas pessoas podem não imaginar, mas obesidade causa problemas serissimos.
A obesidade infantil tanto quanto o obesidade na adolescência podem causar problemas cardíacos, diabetes e até mesmo má formação no esqueleto. Após uma pesquisa foi possível detectar que mais de 15% das crianças e 8% dos jovens sofrem com a obesidade e o mais triste é que em cada oito adolescentes sete costumam seguir o mesmo ritmo de vida quando se encontra na fase adulta.
É muito fácil fazer com que uma criança e um adolescente ganhe peso, pois para que isso aconteça basta somente seguir um ritmo de vida como: se alimentar de maneira incorreta e em horários incorretos, inclinação genética, sedentarismo, distúrbios psicológicos como quando quem fica nervoso e precisa comer, problemas de convivência com a família, dentre vários outros.
As pessoas costumam dizer que as crianças obesas ingerem muitos alimentos, quando na verdade está afirmativa nem sempre é verdadeira, pois para engordar não é necessário que apenas ingira grandes quantidades de alimentos, mas sim que ingira alimentos que contenham alto teor calórico.
Como exemplo os hamburguês, misto-quente, cheesburguer, batatas fritas e bife na manteiga esses sim são os principais vilões da alimentação infantil, pois os mesmos contêm alto teor de caloria, ou seja, uma alimento destes pode equivaler a vários outros alimentos saudáveis que poderiam ter sido ingeridos e que fariam o mesmo efeito.
Outro assunto importante e que deve ser abordado dão os métodos alimentares dos país, pois as crianças costumam seguir a risca tudo o que os país fazem principalmente os seus modos de se alimentar. Então para que este fator seja mudado a dica é que os filhos sempre tenham o acompanhamento dos pais na mesa de almoço ou jantar e que os país sempre ingiram os mesmos alimentos fornecidos aos filhos.
A dica para as mamães que adoram preparar lanchihos calóricos e gordurosos para o seu filho é que sempre troque alguns alimentos por frutas ou cereais que podem fazer bem a saúde. Lembre-se nunca tire tudo de uma vez do seu filho, pois ele pode sofrer com as mudanças repentinas nos métodos alimentares, a ingestão de alimentos assim a cada uma ou duas vezes por mês não tem problema nenhum.
Como todos sabem julho é o mês das férias escolares e conseqüentemente é a época do ano que as crianças mais abusam durante as refeições e durante as tardes, pois elas aproveitam para comer doces, lanches, Danone, etc.. O que também deve ser evitado. Durante as férias é muito importante que a mamãe faça uma lista de refeições e de tudo aquilo que o filho ou a família irá ingerir durante cada dia da semana.
Mas antes que estas atitudes sejam tomadas o indicado é que os pais passe o filho em um nutricionista para saber quais são os alimentos certos a dar para ele, geralmente o caso de pessoas que sofrem com a obesidade por genética os tratamentos costumam ser um pouco diferente.
Além dos alimentos certos não se esqueça de praticar pequenas atividades físicas com a criança, aprenda a ter uma convivência familiar ainda mais elevada e nunca deixe de interagir com a criança da maneira que ela gosta.

Gostou? Então divulgue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário