Guarda Ambiental de Cotia se prepara para atuar no município
prefeitura de Cotia
Com propósito de reforçar a segurança ambiental em Cotia, as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Agropecuária e Segurança Pública são parceiras na criação da Guarda Ambiental Municipal, para que haja um melhor policiamento a fim de coibir os diversos problemas ambientais que atingem a fauna e flora.
Por meio de um decreto assinado em 2009, o prefeito Carlão Camargo criou o órgão após a aprovação da Câmara Municipal através da Lei Orgânica em 1990, o artigo 228, que já previa o serviço. O objetivo é agregar responsabilidades entre a população e o verde do município.
Constituída por seis guardas (cinco homens e uma mulher), a Guarda Ambiental iniciou na última semana um treinamento com a equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente sobre educação ambiental, ecologia, especificidades ambientais dos espaços da cidade (Cotia Centro, Granja Viana, Caucaia, Caputera e Morro Grande) e leis municipais.
De acordo com o Secretário do Meio Ambiente, Rubens Gurgel, a Guarda Ambiental passará por treinamento com a Polícia Ambiental do Estado, visando uma formação mais ampla e complexa. O secretário diz que a Guarda Ambiental será de extrema importância e espera que o trabalho seja bem aproveitado no combate aos crimes ambientais.
Nas próximas semanas, a equipe atenderá denúncias de crimes ambientais, junto aos técnicos, para complementação de conhecimento e ação coercitiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário