MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

sábado, 13 de agosto de 2011

OS RISCOS DA GORDURA ABDOMINAL

Isso acontece porque a gordura acumulada nos órgãos internos acaba infiltrando as paredes dos vasos sanguíneos e dificultando a passagem de sangue e a oxigenação nos órgãos.

Vários estudos mostram que a gordura abdominal traz sérios perigos para a saúde. Isso porque o indivíduo também terá um acúmulo de gordura nos órgãos internos, como fígado e coração, tendo mais chances de desenvolver doenças circulatórias, como infarto e derrame, além de ocasionar doenças ortopédicas pelo aumento de peso. Isso acontece porque a gordura acumulada nos órgãos internos acaba infiltrando as paredes dos vasos sanguíneos e dificultando a passagem de sangue e a oxigenação nos órgãos.
Os índices de gordura abdominal considerados seguros são obtidos por meio de uma conta de divisão entre a medida da cintura pela do quadril, a chamada relação cintura quadril. Quando você faz essa conta é possível realizar um ajuste daquele tamanho de cintura para o tipo físico da pessoa. É considerado normal cintura de até 102 cm para homens e 88 cm para mulheres pelos critérios americanos (NCEP– National Cholesterol Education Program - ATP III Adult Treatment Panel) e pela diretriz brasileira de 2005. Porém, na prática, tem se exigido dos pacientes homens cintura de até 95 cm e para mulheres até 80 cm.

Para diminuir a gordura abdominal é necessário que o indivíduo realize um programa de reeducação alimentar, que deve ser realizado por uma nutricionista, após prescrição do médico, uma vez que outros diagnósticos podem se associar ao sobrepeso, como o diabetes.
A dieta deve ser balanceada. Para saber o que deve ser ingerido diariamente, imagine uma pirâmide dividida horizontalmente em quatro partes:
• Na base estão os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, pois fornecem energia ao corpo: pães, cereais e massas, dando preferência aos integrais;
• Logo acima estão às verduras, legumes e frutas, importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras;
• Em um nível mais alto estão o leite e seus derivados, carnes, aves, peixes, ovos, feijão, soja, lentilha, grão de bico, que são ricos em proteínas, cálcio, zinco e ferro;
• Finalmente, no topo da pirâmide estão às gorduras, óleos, molhos para salada, margarina e doces em geral, que devem ser consumidos com muita moderação.
As atividades físicas regulares também são indicadas, principalmente exercícios aeróbicos, como caminhada, bicicleta ou corrida. Gradualmente, com a perda de peso e com o ganho de músculos, a cintura vai diminuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário