MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quinta-feira, 25 de agosto de 2011




 



Conteúdo Independente

terça-feira, 23 de agosto de 2011


Começa a Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência em Cotia

DA PREFEITURA DE COTIA
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) sediou nesta segunda-feira, 22 de agosto, a abertura da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência. O evento acontece até sexta-feira (26/8) e está sendo promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPcD), com apoio das secretarias da Saúde e da Assistência e Desenvolvimento Social.
Após execução do hino nacional, que foi acompanhado em linguagem de libras pelo aluno Kauê Santos Silva, houve apresentação do coral da APAE.
Em seguida, o presidente da instituição, Antonio Pereira dos Santos, agradeceu os presentes e disse que a sociedade precisa se unir para que a inclusão social aconteça efetivamente. “A APAE-Cotia contribui para melhorar a vida das crianças, jovens e adultos”, disse. “O município tem feito seu papel, mas ainda não é suficiente por que as necessidades vão aumentando a cada dia. Temos que manter a esperança de que talvez nós não consigamos ver o resultado do que estamos fazendo hoje, mas nossos filhos e netos certamente verão; por isso, vale a pena lutar pelos direitos das pessoas com deficiência”.
O papel do poder público foi tema do discurso do vereador Gilberto Marcelino – Giba, que falou em nome da Câmara de Vereadores. “Se queremos a inclusão social e o combate ao preconceito, precisamos fazer nossa parte”, afirmou. Giba propôs às autoridades presentes que utilizem essa Semana para pensar em novas políticas públicas para o município.
O secretário da Saúde, Antonio Melo, relembrou algumas ações implantadas nos últimos meses para valorização da pessoa com deficiência. “Uma das primeiras realizações foi a implantação do atendimento ao deficiente no Cefor de Caucaia. Quando assumi a pasta da Saúde, em julho de 2010, tínhamos apenas 1 fisioterapeuta que atendia somente às segundas-feiras. Hoje temos 4 fisioterapeutas que atendem todos os dias”, afirmou.
Melo destacou que muitos dos usuários da rede municipal da saúde são pessoas com necessidades especiais, ainda que temporariamente. “A Secretaria da Saúde tem trabalhado para garantir que as pessoas com deficiências recebam cuidados adequados e isso está sendo possível graças ao apoio que o prefeito Carlão Camargo vem dando a essa questão. Nessa administração está havendo maior interação entre as secretarias, por isso, vamos aproveitar essa Semana de Valorização para pensar em políticas públicas que assegurem os direitos de todos”.
O presidente do CMDDPcD, Paulo Generoso, enalteceu o papel do conselho na organização desta semana. “O projeto de Valorização da Pessoa com Deficiência acontece há três anos em Cotia e se tornou referência em toda região. Somente com a participação de toda sociedade conseguiremos modificar a conduta da população e do poder público”, destacou.
Generoso enfatizou que apesar dos direitos das pessoas com deficiências estarem assegurados na legislação, é preciso discutir os projetos dentro do município. “Esse evento tem a finalidade de unir autoridades, pessoas com deficiências, comunidade e representantes de instituições para que possamos juntos realizar ações voltadas para a inclusão”. Paulo encerrou o discurso citando o CEFOR, Centro de Fisioterapia e Ortopedia, como exemplo de iniciativa na área da saúde.
O primeiro dia do evento teve como tema “Compartilhar” e contou com palestra da coordenadora do programa de Saúde Bucal, Dra. Roberta Brugugnoli Nunes, que abordou os cuidados de higiene que devem ser adotados no dia-a-dia.
Participe!
A Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência é aberta ao público em geral. Confira a programação e participe:
23/8 – Terça-feira (Tema: Incluir)
Local: Sociedade Espírita de Cotia (Rua da Prata, 224, Jardim Nomura)
9h – Abertura com exposição de fotos
9h30 – Palestra com a geriatra Dra. Elaine Cristina Davoli (“Envelhecer com Saúde”)
11h45 – Oficinas / Dança do Ventre (Evely Tosta) / Dança de Salão (Constantino Asche)
24/8 – Quarta-feira (Tema: Educar)
Local: Espaço Rejuvenescer (Rua Exacta, 51, Jardim Leonor)
13h30 – Abertura com exposição de fotos ou artesanato
14h – Palestra com o Coordenador de Especialidades – Dr. Fabrício Gomes de Oliveira (“Saúde da Mulher”
15h45 – Palestra com a Enfermeira Luiza M. Pereira Amaral (“Cuidados com a Pessoa com Deficiência”)
16h15 – Recital de Poesias com Guilherme Reiner
25/8 – Quinta-feira (Tema: Empregar)
Local: Ciesp Cotia (Rua Amor Perfeito, 200, Jardim Torino)
9h00 – Abertura com exposição de fotos ou artesanato
9h30 – Palestra com Sra. Maria de lourdes Sgorbissa e Sr. Ária Batista de Souza (“Empregabilidade para Pessoa com Deficiência”)
10h45 – Palestra com Dr. Dorotheo Ferreira de Paula Jr. (“Medicina do Trabalho”)
26/8 – Sexta-feira (Tema: Praticar)
Local: Pequeno Cotolengo (Rod. Raposo Tavares, km 25,5, Granja Viana)
9h00 – Abertura com exposição de fotos ou artesanato
9h30 – Palestra – APAE Cotia
9h45 – Palestra – FADA
10h00 – Palestra – Cotolengo
10h15 – Palestra – Cefor
10h45 – Palestra – ADAHA
11h00 – Palestra – Exibição Pet
11h45 – Palestra – Hino Nacional – Libras

Nenhum comentário:

Postar um comentário