MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FUMO

Parar de fumar é o primeiro passo para melhorar a saúde

O tabagismo é a principal causa de mortes que poderiam ser evitadas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), e ainda pode originar diversas doenças, entre elas, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Estimativas médicas apontam que cerca de 15% dos tabagistas desenvolvem a doença.
Segundo informações do Portal Fator Brasil, para marcar a luta contra o hábito, é celebrado no dia 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Trata-se de uma oportunidade importante para ressaltar os males provocados pelo tabagismo e também relembrar à população que é possível minimizar o impacto dos danos causados por anos de dependência.
No caso dos portadores de DPOC, o primeiro passo para retomar a saúde é abandonar o vício. A próxima etapa para reduzir a progressão da doença é iniciar o tratamento, estruturado em quatro pilares: reabilitação pulmonar, terapia medicamentosa, oxigenioterapia e suplementação alimentar, dependendo do estágio da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário