MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CRONICAS DE NATAL-1

O CONSSUMISMO TOLO QUE AS LUSES DE NATAL NOS TRAZEM



E mais uma vez é natal.

Andando pelas ruas ou assistindo aos noticiários nos deparamos mais uma vez com as mesmas situações de todos os anos.

Um mar de gente amontoadas nas lojas e pelas ruas em busca de seus “prazeres de consumo”, daquilo que se torna nesta época do ano em algo insubstituível, o grande sonho a se realizar.

Com dinheiro a mais no bolço vai ás compras a fim de saciar-se como ser consumista.

O comércio festeja os altos números alcançados pelas vendas, e as pessoas continuam até os últimos minutos comprando, deixando-se levar por está energia acelerada que as domina e não as deixa agir de maneira racional. Uma energia de desespero, desrespeito, de ansiedade, de uma competividade doentia que nos remete a uma falsa realidade.

Em minha opinião a muito tempo o ser humano está se deixando ser hipnotizado pelas falsas luzes de natal, luzes que são acesas pelo poder do dinheiro, do glamour, da falsa sensação de estarmos livres de todos os nossos problemas. Independente da classe social, todos nesse momento, senhores do poder consumista.

Não sou contra o aquecimento das vendas no comércio nesta época, mesmo porque, sou comerciante.

O que me faz parar para analisar esta questão é o fato de que ainda existem muitas pessoas totalmente alienadas a conceitos e padrões de vida já a muito superado e ultrapassado por quem tem o mínimo de sua atenção voltada para a nova realidade que o planeta, a natureza e as necessidades que muitos seres humanos vêm mostrando e pedindo para serem mudadas.

Por esse motivo me questiono o porquê de ainda existir esse tipo de consumo exagerado e sem fundamento, se é tão claro os sinais de mudança.

Dedicamo-nos de corpo e alma a tudo isso ao invés de direcionarmos nossas energias em coisas que realmente nos trarão bons resultados.

Quantas coisas boas estamos deixando de lado. Quantos param para agradecer por todos os presentes que recebem durante o ano inteiro, e não me refiro a coisas materiais, e sim aos presentes dados pela vida.

Agradecer a própria vida por tê-la.

Ser grato pelo alimento, pela agua, pela sua saúde e a dos seus, por poder ouvir, falar, andar, pegar...

São presentes que não pagamos para tê-los, são preciosos, vitais.

Fartamo-nos de comida, bebida e presentes, no aconchego de nosso lar, junto de nossa família e amigos e em nenhum momento nos lembramos do verdadeiro motivo de toda essa festa.Esquecemo-nos da verdadeira razão de tudo. Jesus, o Cristo, o grande homenageado que infelizmente na maioria das vezes só é lembrado como uma imagem no presépio.

Que nestes dias possamos sim contemplar as luzes que embelezam as cidades, apreciar e nos emocionar com as cantigas de natal, nos fartar em nossas mesas, e confraternizar com aqueles que amamos, mas que em todos esses momentos o grande AVATAR possa ser convidado a estar entre nós celebrando, se alegrando com nossa alegria, que seja lembrado e festejado como um membro de nossa família, e assim com certeza estaremos imbuídos no verdadeiro “Espirito de Natal”.

Fernando Lei

2 comentários: