MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CRONICA DE NATAL-2

A CARIDADE HIPÓCRITA E OPORTUNISTA DO ESPIRITO DE NATAL



É impressionante como o chamado “Espirito Natalino” nos preenche de bondade, senso de caridade, de um repentino e oportunista amor ao próximo.

O milagre da multiplicação do pão materializa-se e a comunhão dos homens de boa vontade é realizada.

O que me intriga e é claro que se deve considerar todas as exceções que abrange este assunto, é o porquê essa bondade quase que “santa”, só acontecer nessa época do ano.

Por exemplo: A adoção de crianças por famílias para passarem os dias de festas em suas casas, fartando-se de boa comida, presentes, boa roupa, carinho, amor...

Moradores de ruas que são “abençoados” com comida, bebida, presentes, brinquedos para crianças e até dinheiro.

Inúmeras instituições são literalmente invadidas por verdadeiros exércitos de doadores caridosos, benfeitores prontos a doar de tudo um pouco, a fim de satisfazer totalmente á todas às necessidades.

Empresários que saem pelas ruas em caminhões distribuindo cestas básicas, brinquedos, grandes almoços comunitários fazendo a alegria de todos.

E o dizer dos cantores e atores que nesta data trabalham dia e noite em eventos beneficentes em prol dos necessitados e claro tudo ás luzes das câmeras, holofotes e microfones.

Temos também os lideres religiosos que diante de seus rebanhos pregam fervorosamente segundo os ritos de cada um, as palavras e ações de Jesus, Buda, Oxalá...

E para finalizar é claro que não poderia deixar de citar os “santificados” feitos daqueles que são os mestres dos mestres quando falamos em caridade ao próximo, os senhores políticos.

Não existem limites para que possam demonstrar toda a sua devoção ao povo, principalmente se estivermos próximo a ano de eleição. Neste caso tornam-se verdadeiros Monges Franciscanos.

A dedicação ao povo chega a ser comovente principalmente quando acompanhado das promessas que fazem evaporar, extinguir todo e qualquer problema que tenham .Afinal é natal  milagres acontecem e Papai Noel até existe.

Se analisarmos friamente estes casos poderemos chegar a conclusão que estes supostos atos de caridade nada mais são do que o velho e bom comércio, vendem suas imagens, seus atos e em troca conseguem ascensão em seus segmentos.

E nós assistindo a toda essa lição de bondade e caridade, como consumistas estúpidos e manipuláveis que somos compramos toda essa mentira.

E alguém já parou para pensar como ficam aquelas crianças que foram adotadas apenas por uma noite, tiveram do bom e do melhor e agora irão voltar a sua dura realidade. E os moradores de rua que no dia 26/12 vão precisar comer e não terão todas aquelas pessoas para doarem os alimentos. Da mesma forma os empresários, religiosos, políticos...

Fico indignado, pois estão se aproveitando da ignorância (natural), da inocência e boa vontade das pessoas para realizarem suas “obras caridosas”, vomitarem os seus 5 minutos de homens de fé, seguidores e praticantes da boa doutrina.

E eu pergunto como fica todo o restante do ano para os que foram abençoados com tanta bondade?

Acredito que para se fazer caridade não é necessário plateia, partido politico, religião e toda essa maquiagem inútil que utilizam nesta época.

Creio que a verdadeira caridade, a verdadeira doação pode ser feita de maneira natural, simples, sem data, hora ou lugar determinados, muito menos ser feita porque é natal.

A fome a falta de um lar de recursos para alguma instituição, uma palavra de carinho, o amor são necessários o ano todo.

Portanto deixe que o Espirito de Natal faça parte de seus atos e pensamentos o ano todo.



Fernando Lei

Nenhum comentário:

Postar um comentário