MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Aprenda a purificar água utilizando garrafa PET e luz solar

 

Deixe a garrafa descansar por pelo menos seis horas. Se a luz do sol for indireta ou se o dia estiver nublado, deixe a garrafa descansar por 24 horas. | Foto: SODIS
Mesmo quando a água parece cristalina, ela pode conter germes microscópicos - bactérias e vírus que podem causar estragos em seu corpo.
A água potável é normalmente desinfetada pelas estações de tratamento antes de entrar nas casas, mas se você estiver acampando ou for beber água de um poço rural, por exemplo, ela não será retirada de uma infraestrutura típica de purificação de água. Além disso, muitas regiões do mundo não possuem saneamento básico.
Para proteger seu intestino, com um método de purificação simples, o CicloVivo separou a dica aprovada pela Organização Mundial da Saúde. Esta abordagem é semelhante à água fervente, embora seja mais eficaz, porque junto com o calor, utiliza um espectro de luz UV-A que mata muitos microorganismos patogênicos. No entanto, ele não limpa totalmente uma água muito barrenta ou que contenha poluentes químicos tóxicos.
Itens necessários:
Garrafa plástica com o código de reciclagem 1 (PET / PETE); funil; um pedaço de pano limpo e um copo ou balde.
Passo 1: Lavar e secar uma garrafa de plástico e retirar todos os rótulos. A garrafa deve ser clara para deixar entrar tanta luz quanto possível.
Passo 2: Recolha, com um frasco qualquer, uma seção relativamente clara de água se você estiver recolhendo de um riacho. Lama e estruturas flutuantes diminuem a eficácia deste método.
Passo 3: Retire a tampa da garrafa, coloque o funil na boca do recipiente e um pedaço de pano. Estique o pano no funil e amare ou segure-o no lugar. O pano filtrará as partículas de água.
Passo 4: Colha um pouco de água com um copo ou um balde e despeje lentamente sobre o pano no funil.
Passo 5: Pare de encher a garrafa quando estiver 75 % completa. Coloque a tampa.
Passo 6: Agite vigorosamente o frasco durante cerca de 20 segundos.
Passo 7: Coloque a garrafa na horizontal sobre uma superfície plana. O ideal é que a superfície seja escura ou refletora, como telhados ou rochas. Telhados de zinco ondulado funcionam melhor, mas funciona em qualquer superfície, desde que receba luz solar direta.
Passo 8: Deixe a garrafa descansar por pelo menos seis horas. Se a luz do sol for indireta ou se o dia estiver nublado, deixe a garrafa descansar por 24 horas.
Dicas:
Este método também funciona com garrafas de vidro transparente, mas não vidro de janela. Embora funcione com plástico PVC, este material contém aditivos que podem ser prejudiciais à sua saúde. Certifique-se de sua garrafa de plástico é marcada com um número 1, ou que esteja totalmente clara e um pouco flexível. Se a água estiver muito barrenta, tente deixá-la precipitar em um balde ou recipiente por um dia até que a maior parte do sedimento esteja no fundo. Com muito cuidado retire a água mais limpa e passe-a através do filtro de pano.
Atenção
O plástico PET deforma sob o calor muito intenso transmitindo menos radiação UV, com o passar do tempo.
Clique aqui para ler o manual completo sobre o método (em inglês). As informações são da National Geographic.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário