MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Saúde realizou 671 exames de HIV/Aids na campanha “Fique Sabendo”

Saúde realizou 671 exames de HIV/Aids na campanha “Fique Sabendo”
Realizado de 24 de novembro a 1º de dezembro, a campanha Fique Sabendo, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde para incentivar o teste espontâneo de HIV/AIDS, realizou 671 testes. Destes, quatro apresentaram resultado positivo.
Este ano, a Secretaria da Saúde ampliou de três para cinco o número de unidades participantes da campanha e investiu na realização do TRD, o Teste de Rápido Diagnóstico. Participaram pela primeira vez da campanha, as unidades de saúde do Santa Ângela e ASSA. Caucaia do Alto, Portão e Atalaia já participaram nos anos anteriores.
Realizada há quatro anos, a campanha “Fique Sabendo” é uma mobilização com foco na prevenção, no diagnóstico rápido e no combate à Aids. A Secretaria da Saúde ressalta que as pessoas que não realizaram o teste durante a campanha Fique Sabendo têm a opção de fazê-lo a qualquer momento em qualquer Unidade Básica de Saúde ( UBS) do município.
Das 671 pessoas que realizaram o teste na campanha deste ano, 194 são homens e 477 são do sexo feminino. Dos 671 testes, 185 pessoas estão na faixa etária de 30 a 39 anos, seguido de 126 pessoas de 40 a 49 anos. Trezentas e quarenta e quatro pessoas realizaram o teste pela primeira vez.
Atualmente, cerca de 110 pacientes com HIV positivo são atendidos no sistema de atenção especializado. O município realiza o acompanhamento laboratorial, verifica o quadro imunológico periodicamente e fornece os medicamentos necessários para controle.
De acordo com as coordenadoras da Vigilância Epidemiológica e do Programa Municipal DST/HIV/ AIDS – Juliana Canassa e Simone Penninck – o resultado da campanha “Fique Sabendo” atingiu excelentes resultados. Com apenas uma semana de campanha, uma a menos do que nos anos anteriores, a cidade de Cotia conseguiu superar o resultado do ano anterior.
Campanha levou conscientização para perto dos moradores
A Campanha “Fique Sabendo” saiu às ruas para conscientizar e estimular as pessoas sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de HIV/AIDS.
As unidades de saúde se envolveram com a campanha e orientaram os usuários do sistema de saúde para que participassem da campanha. Unidades como o Jardim Coimbra, Arco-Iris e Morro Grande realizaram palestras e ações educativas.
Funcionários das secretarias municipais aderiram a campanha e vestiram a camisa do Dia Internacional da Luta Contra a AIDS, como forma de incentivar e estimular o combate contra a doença.
Cerca de 50 alunos da Faculdade Estácio de Sá participaram no dia 1º de dezembro da Campanha Fique Sabendo com a disponibilidade do teste rápido.
Profissionais da Secretaria da Saúde compareceram a instituição onde os alunos puderam receber orientações sobre a doença, formas de prevenção, diagnóstico precoce, transmissão e como ocorre o tratamento.

Fonte:Site da prefeitura de Cotia

Nenhum comentário:

Postar um comentário