MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

2012 é o Ano da Energia

2012 é o Ano da EnergiaJá pensou em passar 24 horas sem luz? Pois mais de 1,4 bilhão de pessoas, em todo o mundo, enfrentam essa situação diariamente. Para tentar mudar essa realidade e oferecer acesso à eletricidade a todas as pessoas do mundo, a ONU declarou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos
Débora Spitzcovsky Planeta Sustentável- 19/12/2011

Falar no telefone, esquentar a comida no micro-ondas ou pegar um sorvete bem geladinho no congelador, tomar banho, assistir à televisão, jogar videogame, navegar na internet... Você já pensou em como seria a sua vida, caso não existisse eletricidade na sua casa? Pois, infelizmente, essa é a realidade de mais de 1,4 bilhão de pessoas, em todo o mundo, que não possuem luz em casa. Acredita?

O dado foi divulgado pela ONU - Organização das Nações Unidas, que, para tentar mudar essa realidade, proclamou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos*. A ideia é chamar a atenção para o problema da falta de eletricidade em diversos cantos do mundo e, assim, incentivar governos, empresas, ONGs e os próprios cidadãos a promover ações que ajudem a resolvê-lo. Legal, né?
Essa iniciativa faz parte de um programa ainda maior da ONU - também batizado de Energia Sustentável para Todos - que tem três grandes metas a cumprir, até 2030:
- garantir que o mundo todo tenha acesso a serviços modernos de energia;
- reduzir em 40% a intensidade energética global - ou seja, baratear a conversão de energia em eletricidade e
- aumentar em 30% o uso de fontes renováveis - como a energia gerada a partir do sol e dos ventos.

Claro que não é uma tarefa fácil, mas ela não é impossível: basta todos se dedicarem, de verdade, à causa para garantir eletricidade - e, consequentemente, aumento de qualidade de vida - para todos os moradores do planeta Terra. Enquanto os adultos cumprem essas metas, você também pode fazer a sua parte. Que tal aproveitar que 2012 é o Ano da Energia e adotar hábitos que ajudem a economizá-la? Não dormir com a TV ligada, apagar a luz sempre que sair do quarto ou banheiro e desligar o computador quando for ficar longe dele por mais de 10 minutos é uma excelente forma de começar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário