MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

domingo, 9 de outubro de 2011

Cotia busca o Selo Município Verde Azul

por: Eliane Santos


A cidade participou pela primeira vez da iniciativa promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente no ano passado e o resultado não foi nada animador. Apesar da extensa área verde que o município possui em seu território, incluindo a Reserva Florestal do Morro Grande, Cotia ficou em 395º lugar no ranking com 46,69 pontos. Para conseguir o selo, os municípios têm que atingir 80 pontos. No ano passado, dos 644 municípios participantes apenas 144 conseguiram o selo, nenhum da região.

Para obter o selo, os municípios têm que seguir algumas diretivas como: esgoto tratado, estabelecer a gestão dos resíduos sólidos, promover ações de recuperação de matas ciliares, implementar programa de arborização urbana e manutenção de áreas verdes municipais, educação ambiental, cidade sustentável, estimular o combate ao desperdício de água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. (Lei abaixo as diretivas na íntegra)

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Gurgel, a Secretaria está trabalhando para garantir a certificação do “Município Verde e Azul”. Alguns projetos estão sendo realizados como o “Árvore para Todos”, que objetiva incentivar os jovens a criarem hábitos de preservação ambiental ao plantar uma árvore e cuidar da terra e das plantas. “Outro projeto, desenvolvido foi o “Plantio nas Férias”, onde os jovens mobilizaram os bairros a destinar um dia em que a comunidade plante árvores para tornar o local mais harmonioso com o Meio Ambiente. O Parque Mirante da Mata foi a primeira comunidade participante”.

A Secretaria disponibiliza mudas arbóreas nativas da Mata Atlântica, no Viveiro Parque Curupira, toda quarta-feira diretamente no local (até 15 mudas). Nos demais dias da semana, é necessário solicitar autorização na Secretaria.

Em relação à Educação Ambiental, Gurgel ressalta que ao assumir a Secretaria, fez a solicitação para que algumas pessoas iniciassem este trabalho no município, mas ainda não obteve sucesso. “Sei que a Escola Nakamura Park por meio da educadora ambiental Conceição faz um trabalho muito bonito e que as escolas municipais visitam o espaço, o que é muito importante”.

Em relação ao esgoto tratado, a Sabesp tem uma programação a cumprir, atualmente uma pequena porcentagem do esgoto é tratado. Na ocasião da renovação do contrato com a Sabesp em junho deste ano, o governador Geraldo Alckmin esteve em Cotia e informou que até 2018 serão investidos 180 milhões de reais na cidade e que o esgoto será 100% tratado. O plano também prevê a despoluição do Rio Cotia.

A questão do lixo em Cotia é preocupante. Atualmente, a cidade exporta o lixo para um aterro controlado em Itapevi. A área do antigo lixão do Caputera ainda não foi recuperada e a cidade não possui coleta seletiva em todos os bairros, apenas em uma pequena parte realizado por cooperativas. A coleta seletiva diminuiria a quantidade de lixo que vai para o aterro, atualmente cerca de cinco mil toneladas por mês, além de todo o benefício que traria ao meio ambiente.


Diretivas

1. Esgoto Tratado
Implantar e manter, por meio de sistema próprio ou de concessão, a coleta, o afastamento, o tratamento e a disposição adequada de esgotos domésticos, buscando a eficiência do sistema, de modo a proteger os recursos hídricos do lançamento dessas cargas orgânicas, visando à melhoria da qualidade das águas no Estado de. São Paulo.


2. Resíduos Sólidos
Estabelecer a gestão dos resíduos sólidos, conforme as políticas nacional e estadual, vedada qualquer forma de deposição de lixo a céu aberto, promovendo, quando for o caso, a recuperação, a remediação ou a revitalização de áreas degradadas ou de áreas contaminadas.


3. Mata Ciliar
Promover ações de recuperação de matas ciliares, identificando, delimitando e demarcando as áreas prioritárias de atuação, com ênfase na proteção das principais nascentes formadoras de mananciais de captação d’água para abastecimento público, com apoio dos agricultores locais, contribuindo com as metas estabelecidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente-SMA.



4. Arborização Urbana
Implementar programa de arborização urbana e manutenção de áreas verdes municipais, selecionando as espécies a serem utilizadas, preferencialmente as nativas da região, incluindo a manutenção do viveiro municipal para suprimento de mudas.



5. Educação Ambiental
Estabelecer programa de educação ambiental para a rede pública de ensino municipal, promovendo também a informação e a conscientização da população a respeito do reflexo das questões ambientais na qualidade de vida.



6. Cidade Sustentável
Promover a redução do uso de madeira nativa por meio de ações da administração pública municipal e fomentar a incorporação de conceitos de sustentabilidade ambiental, tais como: utilização de tecnologias limpas, reuso da água, captação de água das chuvas, sistemas alternativos de energia, calçadas ecológicas entre outros.



7. Uso da Água
Estimular o combate ao desperdício de água, garantir a proteção das fontes de abastecimento público, integrando-se às políticas de gestão de recursos hídricos.



8. Qualidade do Ar
Implementar atividades e participar de iniciativas que contribuam para a defesa da qualidade do ar e controle da poluição atmosférica e de gases de efeito estufa.



9. Estrutura Ambiental
Instalar e fortalecer a Estrutura Ambiental, de forma que seja implementado o sistema municipal de meio ambiente, conferindo a questão ambiental a importância que o tema requer, possibilitando a eficiência na administração destas questões, resultando no fortalecimento do Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental, Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais-SEAQUA.



10. Conselho Ambiental
Instalar e fortalecer o Conselho Municipal de Meio Ambiente, estimulando a participação da sociedade civil na discussão das questões ambientais locais e na tomada de decisões, assegurando o seu funcionamento regular com caráter deliberativo e paritário.
Fonte:jornal d'aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário