MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

domingo, 4 de setembro de 2011

MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI MUDAR A VACINA CONTRA A POLIOMIELITE

Descubra passo a passo como é feita uma vacina
Criança é vacinada com a Sabin (gotinha)
Criança é vacinada com a Sabin (gotinha)

A vacina de gotinha não é gostosa, mas não dói como injeção!
Só que nem sempre as gotas são a melhor opção, pois elas são feitas de vírus vivo. Em casos raros, podem ter o efeito contrário e causar a doença.
Por isso o Ministério da Saúde do Brasil se prepara para mudar a vacina contra a poliomielite. Hoje, nos postos de saúde, ela é em gotas. No futuro, deve ser injetável (feita de vírus morto), como em outros países.
Por dentro
As vacinas são uma forma de proteger o nosso corpo contra os micróbios. Graças a elas, se alguma doença chega perto, sai logo correndo.
Mas como é feita uma vacina? Confira as etapas.
  • Primeiro os cientistas observam os doentes que têm sintomas parecidos. Eles tentam descobrir e capturar o micróbio que causa a doença.
  • Esse micróbio (ou parte dele), morto ou enfraquecido, é manipulado e usado para fazer uma vacina. Isso mesmo: o "feitiço" volta-se contra o inimigo!
  • São feitos testes primeiro em animais. Eles são vacinados e colocados em contato com micróbios que causam a doença. Se ficarem doentes, a vacina falhou e novos testes serão feitos. Mas, se tudo deu certo e os animais ficaram protegidos, a vacina será testada em outras espécies de animais para confirmar sua eficiência.
  • Se esses outros animais não ficarem doentes, ela já pode ser testada nas pessoas, que serão observadas pelos cientistas. Se elas se mostraram saudáveis após recebê-la, tudo certo: a vacina passou pelos testes e foi aprovada para o uso em humanos.
Fontes: Rafael Cavalcante, farmacêutico da USP (Universidade de São Paulo), e Mariana Diniz, bióloga da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário