MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A bola da vez

Emagrecer sem suar a camisa não é uma forma saudável de perder peso, esse caminho só deve ser usado por pessoas que não podem fazer exercícios devido a problemas de saúde. Contudo exercícios e dietas dão trabalho e sempre existem aqueles que querem “cortar caminho” através de fórmulas mágicas. A bola da vez é a liraglutide, que tem o nome comercial de “victoza”, medicamento indicado para diabetes do tipo 2, que não sei da onde veio a informação não comprovada pela ANVISA de que ele também serve para emagrecer.
Em um país como o Brasil, onde a “automedicação irresponsável” é uma realidade, esta atitude põem em risco a saúde das pessoas. Mesmo que seja verdade, sem as devidas comprovações através de estudos que demonstrem os riscos e benefícios, seria perigoso disseminar esta indicação.
Diabetes é o excesso de açúcar no sangue devido à falta de insulina e/ou baixa qualidade da mesma. Pode também ser genética (tipo 1), para qual este medicamento não está indicado.
O sonho de perder peso sem suar a camisa pode virar um pesadelo. Você já imaginou o que um medicamento indicado para um diabético pode causar em uma pessoa sem esta patologia, além de uma hipoglicemia?
A teoria é de que este medicamento retarda o esvaziamento gástrico, e portanto, aumenta a sensação de saciedade após as refeições. Age no pâncreas , aumentando a liberação de insulina.
O uso de medicamentos “off label”, isto é, usá-lo para uma indicação diferente do que está na bula, não é proibido pelo Conselho Regional de Medicina. Entretanto, são indicados por profissionais para determinados pacientes que representam muito pouco quando comparados à toda uma população. Somos seres únicos, e o que dá certo para um, pode causar efeitos inesperados em milhares. Não sou contra a inovação na farmacoterapia, pelo contrário, estou comprometido com o medicamento desde a sua fabricação até a dispensação, o que não podemos é “banalizar” o uso de medicamentos. A procura por este medicamento nesta última semana foi impressionante, e ninguém tinha receita médica. Uma coisa é tratar uma obesidade grave com medicamentos, outra é usá-los com finalidade estética com o intuito de perder 2 ou 3kg.
Insisto em dizer que não existe autorização da ANVISA para uso deste medicamento para emagrecimento, e somente após os resultados dos estudos é que esta poderá avaliar os riscos e benefícios, e assim autorizar ou não o seu uso para esta finalidade.
Não use medicamentos sem conhecer os seus efeitos colaterais e os riscos que ele pode trazer à sua saúde, que podem ser potencializados ou ocorrer também por usá-los de maneira incorreta.
Dr. Juan Carlos Becerra Ligos
Farmacêutico Bioquímico
Diretor do Sincofarma SP




 








Nenhum comentário:

Postar um comentário