MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Primavera: estação das flores e das alergias

Fonte: Zero Hora

    "Alergia não significa falta de defesa e sim uma defesa exagerada", relata especialista

A primavera pode ser uma das estações mais bonitas do ano para alguns. Mas, para outros, a chegada das flores é sinônimo de problemas de saúde. É nessa época que as crises alérgicas se tornam ainda mais agressivas em função da polinização das árvores floríferas e da inversão térmica.

Com o aparecimento das primeiras flores, do clima seco e das oscilações de temperatura, o sistema imunológico de uma pessoa alérgica fica ainda mais exposto às doenças.

— É importante prestar atenção aos sintomas que surgem da combinação entre dias muito chuvosos e outros com baixíssima umidade do ar. As alergias respiratórias são altamente incômodas e podem persistir até a virada do ano. Normalmente, os sintomas mais comuns incluem coriza e coceira no nariz, assim como irritação na vista e sensação generalizada de mal-estar — diz o pneumologista do Hospital Santa Paula, João Geraldo Simões Houly.

Houly chama atenção para resfriados que se prolongam por mais de uma semana, presença de secreções esverdeadas, tosse persistente e reclamações constantes de dores de cabeça, já que podem indicar a necessidade de tratamento específico.

Rinite

A rinite alérgica é uma das principais doenças que se agravam na primavera. Essa inflamação na mucosa nasal atinge cerca de 30% da população e pode ser causada por vírus ou bactérias e ainda ser alérgica. A rinite produz um excesso de muco gerado pelo acúmulo de histamina - defesa produzida pelo corpo - que aumenta a circulação do sangue e as células de defesa, fazendo com que as substâncias estranhas sejam eliminadas.

Segundo o médico otorrinolaringologista Marcelo Alfredo, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, São Paulo, a obstrução nasal, os espirros e a coriza protegem o organismo dos vírus.

— Alergia não significa falta de defesa e sim uma defesa exagerada. O sistema imunológico da pessoa alérgica consegue interpretar quando uma substância é tóxica e protege o organismo de sua entrada — esclarece Alfredo.

A alergia é hereditária. Se um casal de alérgicos tem um filho, a chance da criança ser alérgica é de aproximadamente 60%. O indivíduo também pode ser alérgico, mesmo que o pai ou a mãe não sofram com o problema.

Asma

Os asmáticos também sofrem com a mudança de estação, e a maior ocorrência de rinite também prejudica quem tem asma. De acordo com o pneumologista Adalberto Sperb Rubin, do Hospital Santa Casa, de Porto Alegre, a asma pode ocorrer em consequência de fatores genéticos e ambientais.

— É frequente o asmático ter outros familiares alérgicos. Uma vez que a criança apresenta esta alergia respiratória e é exposta a irritantes inaláveis ambientais, os sintomas surgem e podem se agravar com a idade. Normalmente, a asma entra em "dormência" na adolescência, e pode voltar em cerca de 50 % na fase adulta.

Manter a medicação controladora da asma em dose adequada e uso contínuo é uma das recomendações do médico. Segundo ele, quando bem tratada, a asma não deve atrapalhar a rotina dos pacientes nem causar internações.

Dermatites atópicas

Coceiras e manchas na pele também podem aparecer com maior frequência na primavera. Chamadas dermatites, essas alergias são causadas principalmente pela maior exposição da pele e pelo contato com substâncias da natureza ou animais.

Segundo o dermatologista e professor da Faculdade de Medicina da PUCRS Sérgio Célia, algumas dermatites só ocorrem em que já tem alergia a determinadas substâncias, porém, as fitodermatites pode afetar qualquer pessoa. Essa irritação da pele é causada pelo contato com alguma substância que, em contato com o sol, desenvolve manchas, como o suco do limão, por exemplo.

O médico recomenda que nessa época as pessoas protejam mais o corpo, principalmente em situações onde estão expostas a mato, plantas e grama. Pequenos animais, como lagartas, também podem irritar a derme. Além disso, é importante o uso de repelentes e protetor solar.

Confira algumas dicas gerais para evitar as alergias:

:: Dias mais quentes são ideais para mandar edredons, tapetes e cobertores de lã à lavanderia. Na volta, eles devem permanecer guardados enquanto estiver calor e não forem necessários, já que são fonte permanente de poeira e ácaros;

:: Carpete em casa de alérgico, nem pensar. Aliás, a rotina de limpeza da casa deve ser sistemática e ser feita com pano úmido ou vaporizadores;

:: O lixo nunca deve permanecer dentro de casa. Além disso, os ambientes devem estar sempre arejados;

:: Plantas naturais jamais devem permanecer nos quartos - principalmente de pessoas alérgicas, doentes e crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário