MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

HipertHipertensão



Aprenda a lidar com este vilão

















A Pressão Arterial Alta, ou Hipertensão Arterial é um importante problema de saúde em todo o mundo. Só nos Estados Unidos, cerca de 25% dos adultos e mais de 65% dos idosos sofrem desta enfermidade e sua associação com o risco de doença cardiovascular.









Diversos fatores podem levar à hipertensão arterial, como a herança familiar; stress e instabilidade emocional; danos no sistema circulatório; dentre outros. Mas atualmente, sabe-se que a alimentação e o estilo de vida também exercem influência: o aumento de peso e a obesidade; alto consumo de sal e alimentos ricos em sódio; o fumo; excesso de álcool e café; e a falta de atividade física podem propiciar que a hipertensão ocorra.









Se não for tratada ou controlada, a pressão alta pode trazer problemas nos olhos por pequeninas homorragias; sobrecarga do coração, podendo levar até à falência do órgão; e alterações sérias nos rins e cérebro.









Para maioria das pessoas a hipertensão não tem cura, mas tem tratamento. Este pode ser feito com ou sem remédios, de acordo com o caso, mas sempre acompanhado de uma proposta de modificação do estilo de vida.













O que fazer para controlar e evitar o aumento da pressão?










* Se houver recomendação médica, use corretamente a medicação. Continue com o tratamento, mesmo quando estiver se sentindo bem.

*
Caso esteja acima do peso, procure reduzi-lo. A perda de peso é um dos mais importantes fatores para o controle da pressão alta.

*
Procure realizar alguma atividade física regular. Pelo menos 30 minutos diários de atividades como caminhar, nadar, andar de bicicleta, trabalhar no jardim, três vezes por semana pode diminuir a pressão.

*
Combata o stress; e crie alternativas para evitar aborrecimentos, como
meditar, praticar yoga, músicas suaves, passeios e caminhadas.

*
Evite o cigarro, álcool e excesso de café.

*
Controle o uso do sal (cloreto de sódio), e alimentos ricos em sódio, já que eles podem aumentar a pressão. Algumas dicas podem ser seguidas:









Não coloque o saleiro na mesa (assim você evita adicionar sal ao alimento)









• Cozinhe sem sal ou com muito pouco sal, dando preferência a temperos naturais como alho, ervas finas, orégano, manjericão, curry, salsa, cebolinha, coentro, cebola, limão e vinagre.









• Fique atento aos rótulos dos alimentos industrializados ricos em sódio como batatas fritas, caldo de carne e outros caldos concentrados, temperos prontos, embutidos (salsicha, mortadela, lingüiça, presunto, salame, paio). Os adoçantes a base de ciclamato de sódio e sacarina sódica e os aditivos aji-no-moto (glutamato monossódico), benzoato de sódio, guanilato de sódio, inosinato de sódio também devem ser evitados

*
Aumente o consumo de alimentos ricos em potássio e cálcio, que ajudam a reduzir a pressão.









• Alimentos ricos em potássio: feijão, ervilha, aveia, grão-de-bico, beterraba, batata, mandioca, cenoura, salsa, alho, chicória, espinafre, abacaxi, abacate, banana, melão, água de coco, ameixa preta seca, merluza, robalo, namorado, entre outros.









• Alimentos ricos em cálcio: Leite e derivados, vegetais verde-escuros (brócolis, couve-manteiga, agrião), aveia, manjuba, corvina, avelã, etc.









O importante é se cuidar, e levar seu tratamento a sério. Seguindo as recomendações de seu médico e/ou nutricionista você evitará riscos de complicações, e terá uma melhor qualidade de vida.









Por: Ursula P. M. Viana - Nutricionista.







Nenhum comentário:

Postar um comentário