MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MITOS E VERDADES SOBRE O CHOCOLATE

Difícil de resistir. Seja nos dias quentes ou frios, esse alimento tem o poder de transformar nossa alimentação (mesmo que fora de hora) em um delicioso momento de prazer.
Mas existem muitas controvérsias em torno do chocolate. A quem diga que é o grande vilão das dietas, causador das indesejáveis espinhas, outros que defendem seus comprovados benefícios. Mas afinal quem está certo.
A seguir a opinião de alguns profissionais.
O chocolate é rico em polifenóis, e flavonóides, ingredientes que auxiliam no tratamento de inflamações e principalmente das doenças cardiovasculares. As sementes de cacau possuem em torno de 60% de flavonóides na forma de catequinas, epicatequinas e prociandinas, que agem como potentes antioxidantes e promovem um fluxo sanguíneo adequado, causando uma redução na pressão sanguínea, evitando infartos e acidente vascular cerebral, além de diminuir a oxidação da molécula de LDL-COLESTEROL (COLESTEROL RUIM), Também é rico em triptofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina no cérebro, responsável por proporcionar aquela sensação de bem-estar, bom humor e relaxamento.
Outra substância é a teobromina, muito parecida com a cafeína, que estimula o sistema neuromuscular, beneficiando o sistema nervoso.
Moderação é a palavra-chave. O excesso favorece o aumento de peso, pode causar insônia e nervosismo, devido à associação de cafeína e teobromina, substâncias estimulantes.
Para quem não consegue deixar o chocolate, o ideal é consumir no máximo 50g por dia.
Não existem estudos científicos comprovando a relação do chocolate com a acne. As principais causas do aparecimento das espinhas são: hereditariedade, problemas hormonais, medicamentos que alteram a quantidade ou o tipo de gordura na pele e o uso de cosméticos gordurosos.
Algumas pessoas acreditam que o chocolate pode ser responsável pelo desencadeamento de crises de enxaqueca. Sabe-se que somente 25% dos portadores apresentam crises relacionadas a alimentos. Jejum, estresse e ansiedade são os causadores mais comuns.
O chocolate possui um aminoácido chamado feniletilamina e também a cafeína. Ambas podem desencadear a dor. Na enxaqueca existe uma fase antes da dor que pode durar até 24h. Nela acorre uma enorme vontade de comer doce.Portanto, a ingestão do chocolate coincide com o desencadeamento posterior da enxaqueca, gerando uma associação equivocada.
A serotonina e o magnésio podem estar reduzidos no organismo no período da TPM, devido a alterações hormonais, e o chocolate pode suprir essa deficiência, por isso sente-se mais vontade de comê-lo nessa época.
Apesar de não possuir açúcar em sua composição, o chocolate DIET possui mais gordura, sendo mais calórico e prejudicial para quem quer emagrecer. Por isso é indicado somente para pessoas que realmente precisem diminuir ou excluir o açúcar, como os diabéticos.
Fontes: Adriana Fanaro (nutricionista), Roberta Silva (nutricionista), Henrique Carneiro (neurologista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário