MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A primeira menstruação

A primeira menstruação é um marco na vida de qualquer mulher. De repente, surgem preocupações e responsabilidades em relação ao corpo que não existiam antes. Por isso, conhecer bem esse período é importante para se preparar para as mudanças que virão em seguida.
A partir da menarca (primeira menstruação) já existe algum grau de fertilidade na menina. “Embora não seja grande nos primeiros anos, ela precisa se precaver se tiver relação”, explica o Dr. Alberto Abeche, ginecologista da área infanto-puberal e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em situações excepcionais, como no caso de meninas que já têm vida sexual, sangramentos intensos ou muita cólica, o anticoncepcional pode ser recomendado logo após as primeiras menstruações. Mas o ideal é esperar até dois anos para começar a tomar o medicamento, para não interferir na maturação do sistema reprodutivo. De acordo com Abeche, o processo ovulatório demora um pouco para se estabelecer por completo.
Após a menarca, o corpo se modifica em um ritmo menor, porque boa parte das transformações acontece durante a puberdade, que se inicia cerca de dois anos antes da primeira menstruação. “Quando a menina menstrua, ela já está bem próxima do final do desenvolvimento corporal”, diz Abeche. Em média, a estatura aumenta apenas cinco ou seis centímetros após a menarca. Os seios também crescem mais um pouco e perdem o formato juvenil, com as auréolas salientes, ganhando forma adulta, arredondada.
Segundo Abeche, as meninas têm bastante curiosidade sobre a altura que vão alcançar e algumas querem saber se existem tratamentos para crescer mais. Porém, muito pouco pode ser feito depois da menarca. Além disso, terapias para postergar a menstruação e prolongar o desenvolvimento só são recomendadas para garotas com alterações no desenvolvimento. “Normalmente, as meninas têm o ápice do crescimento no ano que antecede a menstruação. Depois que ela ocorre, o processo desacelera”, explica Abeche.

Cuidados
A época da menarca varia de pessoa para pessoa. Alguns dos fatores que influenciam sua chegada são predisposição genética, características nutricionais e estresse. “Quanto mais desnutrida ou estressada a menina, mais tardia é a menstruação. Parece que a natureza interpreta esses fatores como momentos desfavoráveis para o desenvolvimento e a fertilidade”, comenta Abeche. Se até 13 ou 14 anos não há sinais de desenvolvimento puberal, como crescimento de pelos e mamas, é recomendável procurar o médico.
O ideal é que a primeira visita ao ginecologista ocorra entre os 10 e 12 anos, durante a puberdade e antes da primeira menstruação. Depois, não há uma regularidade definida. Segundo Abeche, um aliado do médico para orientar e tirar dúvidas das meninas no começo da vida menstrual é o e-mail. “Muitas vezes elas falam muito pouco durante a consulta, mas escrevem longas mensagens colocando questionamentos. Isso jamais substituirá as consultas regulares, mas é um instrumento muito interessante de diálogo e orientação, principalmente entre adolescentes.”
Uma das principais dúvidas das jovens é sobre a irregularidade da menstruação, o que é normal nos primeiros dois ou três anos. Mas sangramentos muito abundantes ou a existência de longos períodos sem menstruar requerem atenção médica. Uma boa dica é montar um calendário menstrual, indicando os dias de fluxo. Isso ajudará o médico a ver como está o funcionamento do organismo.

As meninas também precisam aprender cuidados com higiene vaginal durante a menstruação, como, por exemplo, lavar a região com maior frequência e trocar os absorventes regularmente. Abeche recomenda os externos para quem não teve relação sexual. Meninas virgens também podem usar os internos, mas precisam antes passar por uma avaliação médica, que verificará se o formato e abertura do hímen são compatíveis com este produto.


fonte:Bem mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário