MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Manteiga ou Margarina: Eis a Questão


 





Existe ainda muita dúvida com relação às diferenças entre a manteiga e a margarina.

Estas duas gorduras são diferentes não só com relação à sua origem mas também quanto aos seus componentes.






A manteiga é uma gordura de origem animal que resulta do batido do creme de leite. Já a margarina é uma mistura de óleos vegetais que passam pelo processo de hidrogenação para que fique numa forma mais endurecida, semelhante à da manteiga. Para este fim, também são acrescidas as vitaminas A e D e substâncias que conferem mais cor e sabor.






No processo de produção da margarina são formadas gorduras do tipo “trans”; ao passo que na manteiga, a gordura presente é a saturada. Esta é responsável por um aumento do LDL-colesterol (o colesterol “ruim”) e do HDL-colesterol (o colesterol “bom”). Já as gorduras “trans”, causam não só a redução do HDL-colesterol, e também o aumento do LDL-colesterol. Diversos estudos mostram que estas duas gorduras aumentam o risco de doenças cardiovasculares.






Mais pesquisas estão sendo feitas para se chegar a uma resposta mais concreta sobre qual é menos maléfica para o organismo. Enquanto isso, sabendo que ambas elevam o risco das doenças do coração, e ainda são ricas em calorias, deve-se procurar consumi-las em pequenas quantidades.






O melhor é dar preferência às margarinas com menor teor de gordura (light), às que não tenham sofrido hidrogenação (interesterificadas) ou outros produtos como requeijão light, ricota, queijo cottage.






A gordura hidrogenada está presente também em inúmeros alimentos industrializados, como sorvetes, biscoitos, bolos e pães. Fique atento ao consumo destes alimentos.



Para ficar mais informado, procure um Nutricionista.




Por: Ursula Pinto de MacedoViana e Michele C. S. Votre- Nutricionistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário