MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bares e restaurantes ganham selo de sustentabilidade

 

 
O uso de alimentos orgânicos, ingredientes frescos e sazonais e o consumo consciente, são alguns dos requisitos para adquirir o selo l Foto: Le Manjue Bistrô
O uso de alimentos orgânicos, ingredientes frescos e sazonais e o consumo consciente, são ações que pesam cada vez mais na escolha de um restaurante. O selo “Restaurante Sustentável" foi criado para assegurar que o estabelecimento está comprometido com esses valores. Para isso, os bares e restaurantes passam por análises sobre questões sociais, econômicas e ambientais.
O projeto foi elaborado a partir da concepção do desenvolvimento contínuo e baseia-se em pequenas ações sustentáveis que servem de pré-requisito para a obtenção do selo. Entre as ações está a redução da emissão de CO2, coleta seletiva e a diminuição do consumo de água, gás e energia elétrica.
Se o estabelecimento já adota ações sustentáveis, o selo pode ser adquirido mediante avaliação de auditores. Caso não pratique, o selo poderá ser adquirido após uma consultoria, em que serão analisados diversos fatores pré-estabelecidos e, novos planos de ações serão criados, que apresentem soluções imediatas e de longo prazo. Essas ações trazem resultados como redução de custos, otimização de recursos e atuação mais responsável.
Desde junho de 2011, a Oficina Ambiental e o Chez Croque Gastronomia são parceiros nessa iniciativa, trabalhando em conjunto para divulgar e incentivar a sustentabilidade na gastronomia, através da comercialização do selo.
Muitos restaurantes, como o Le Manjue Bistrô e o Brasil a Gosto, que já têm na proposta de seus negócios o cuidado com a sustentabilidade, já aderiram ao selo, que tem duração de um ano, podendo ser renovado na avaliação final.
Portar esse selo faz com que as empresas tenham um comportamento socioambiental, com resultados positivos para o meio ambiente, sem perder o viés lucrativo do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário