MÃE TERRA

"TUDO O QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR A EXISTIR E A VIVER:UMA PLANTA,UM ANIMAL,UMA CRIANÇA,UM IDOSO,O PLANETA TERRA"

Leonardo Boff

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Três hortas de apartamento

 


Projetos mostram que é possível cultivar ervas e temperos em apartamentos






Quem gosta de cozinhar em casa sabe a delícia que é ter temperos frescos à mão. Pois esse prazer é possível mesmo em espaços compactos. Hortas crescem bem em vasos pequenos. Basta ter sol e seguir alguns cuidados simples de manutenção:


{txtalt}
A maioria dos temperos pede sol intenso, preferencialmente o da tarde.
1 - AROMAS QUE VÊM DA JANELA Na Espanha, estagiando no badalado restaurante Mugaritz, Thomas Troisgros aprendeu o cultivo dos temperos. "A primeira tarefa da manhã era cuidar da horta", lembra. Hoje, trabalhando ao lado do pai, o chef francês Claude Troisgros, em três restaurantes no Rio de Janeiro, ele usa ervas orgânicas trazidas diariamente de Petrópolis. No dia-a-dia, em seu apartamento no bairro do Jardim Botânico, colhe diretamente dos vasos, na janela da sala integrada à cozinha.



{txtalt}
Para que a horta não roubasse a área de circulação na varanda, de apenas 4 m², a arquiteta criou um painel vertical com ripas de cumaru.
2 - VARANDA SEMPRE VERDE

Quando mudou de uma casa com jardim para este apartamento pequeno, no Rio de Janeiro, a jornalista Clarice Ribeiro fez questão de encontrar um espaço para sua horta. A solução da arquiteta Ana Paula Souza foi ocupar a varanda integrada à sala, a área de melhor insolação do imóvel. "As ervas enfeitam e perfumam. Muitas vezes, os vasos estão tão bonitos que trago para o interior", diz a moradora.




{txtalt}
Os vasos altos são da L’Oeil. Os menores foram fornecidos pelos paisagistas.
3 - VASOS GRANDES NO TERRAÇO
Na área de lazer da designer Walquíria Tessari Derenze, não podia faltar uma horta. "Nosso maior prazer é receber os amigos para cozinhar, e os temperos frescos são ingredientes fundamentais nas reuniões", conta ela. A cobertura de seu apartamento, em São Paulo, tem uma cozinha gourmet integrada ao pequeno jardim de vasos, onde a designer colhe manjericão, alecrim e pimenta. Paisagismo assinado por Caterina Poli e Sérgio Menon, do escritório Grama e Flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário